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Cidadania Global

Código: LPME17    Sigla: CG
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 32 Despacho n.º 7637/2018 5 60 135

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria João Cardona Correia Antunes   0,20
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   3,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva Responsável
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Gracinda Maria Nunes Costa Hamido Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O/a estudante deverá desenvolver conhecimentos e competências que permitam: O1) refletir criticamente sobre questões globais, regionais, nacionais e locais, bem como sobre as inter-relações e a interdependência dos diferentes países e grupos populacionais; O2) reconhecer as diferenças e identidades múltiplas, bem como a ideia de humanidade comum/comunidade planetária; O3) identificar competências cidadãs fundamentais, tais como: investigação crítica; tecnologia da informação; pensamento crítico; tomada de decisão; resolução de problemas; construção da paz e responsabilidade pessoal e social; O4) mobilizar e clarificar valores (equidade, justiça social, paz¿) que permitam analisar criticamente as desigualdades (com base no género, estatuto socioeconómico, cultura, religião, etc); O5) contribuir para questões globais contemporâneas (no âmbito local, nacional e global) enquanto cidadãos globais informados, participativos, eticamente responsáveis e responsivos.

Conteúdos programáticos

BLOCO 1. (B1) Cidadania: perspetiva ética e moral e perspetiva sociopolitica; Âmbito e dimensões conceptuais da Cidadania Global (cognitiva; socioemocional e comportamental); Princípios e valores da Educação para a cidadania global; Direitos humanos e deveres cívicos_BLOCO 2 (B2) Sistemas e estruturas locais, nacionais e globais; Questões que afetam a interação e a relação entre comunidades ao nível local, nacional e global; Pressupostos e dinâmicas de poder_BLOCO 3 (B3) Diferentes níveis de identidade e diferentes comunidades de pertença; Diferenças e respeito pela diversidade; Equidade, Igualdade de oportunidades (e participação) e igualdade de género_BLOCO 4 (B4) Reflexão e ação eticamente responsável; Participação, cooperação e corresponsabilidade; Sustentabilidade e transformação social

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O primeiro bloco de conteúdos permitirá o enquadramento conceptual, transversal e essencial ao desenvolvimento de todos os objetivos (O1; O2; O3; O4; O5). O segundo bloco pretende fomentar o conhecimento sobre os problemas locais, nacionais e globais, bem como a inter-relação e a interdependência dos diversos países e grupos populacionais, sempre numa perspetiva de análise e reflexão crítica (O1). Os Blocos 3 e 4 situam os/as estudantes numa humanidade comum, que compartilha valores e responsabilidades com base nos direitos humanos, estimulando a empatia, solidariedade e respeito pelas diferenças e diversidade (O2; O3). O Bloco 4 perspetiva ação efetiva e responsável com base nas competências cidadãs essenciais à promoção e construção de um mundo mais pacífico e sustentável (O4; O5).

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. Os instrumentos de avaliação serão: registos de participação ¿ ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado presencialmente em sala de aula) - ponderação de 40%; ii) uma apresentação (em grupo) sobre uma das problemáticas desenvolvidas em aula


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos visados dependem, inequivocamente, de competências de análise e pensamento critico, bem como de responsabilização e trabalho colaborativo pelo que as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento dos/as estudantes sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou experienciadas. Considerando que trabalhar em grupo é também uma competência indispensável, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias. Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada, assim como os conteúdos estudados. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo da bibliografia e documentação de suporte para os momentos de avaliação (20h), pesquisa para trabalho de grupo  e outras apresentações (25h); trabalho de grupo (15h) preparação de trabalhos para apresentação em sala de aula (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Ahlert, A. (2007). Interdependências entre educação, ética e cidadania para uma formação emancipadora e libertadora. Diálogos latino-americanos, (12), 1-21.http://www.redalyc.org/pdf/162/16201201.pdf| Celorio, G.; López de Munain, A. (coord.) (2007). Diccionario de Educación para el Desarrollo, Bilbao, Hegoa file:///C:/Users/user/Desktop/ED.rede/Diccionario_de_Educacion_para_el_Desarrollo.pdf|Fundação Cidade de Lisboa (Coord.) (2018) Dicionário do Desenvolvimento ¿ Tod@s contam para a cidadania global. Lisboa: Autor in dicionariododesenvolvimento2019.pdf (imvf.org)|Rocha-Cunha, S. & Roberto, J. T. (2011). Os desafios de uma nova cidadania para um mundo global. Anuario Americanista Europeo,  (9), 65-80.  | https://halshs.archives ouvertes.fr/halshs-00826803/document| UNESCO (2015). Global Citizenship Education: Topics and learning objectives. Paris: Autor. | http://unesdoc.unesco. org/images/0023/002329/232993e.pdf|