Código: | LPME19 | Sigla: | F | |
Área Científica: | Ciências da Comunicação |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
LPME | 16 | Despacho n.º 7637/2018 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 56,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Contribuindo para o alcance dos Objetivos de Aprendizagem do Ciclo de Estudos 5, 6 e 7, o objetivo geral desta unidade curricular optativa é o aprofundamento das competências teóricas e práticas para a realização de projetos audiovisuais via estudo do cinema enquanto fenómeno social e artístico.
No fim da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
OA1. Identificar os principais marcos da história do cinema e o seu posicionamento na problemática da comunicação;
OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
OA3. Construir um olhar analítico crítico sobre o cinema e o audiovisual;
OA4. Adquirir competências básicas de criação de narrativas cinematográficas e audiovisuais coerentes;
OA5. Avaliar a significação social da experiência cinematográfica enquanto experiência de criação e receção.
CP1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès, ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia.
Os conteúdos programáticos (CP) estão em sintonia com os objetivos de aprendizagem (OA) como poderá ser verificado pela seguinte demonstração da coerência:
CP1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia. OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
A unidade curricular tem uma orientação teórico-prática sempre assente no visionamento e comentário de filmes. A exposição dos conteúdos da UC recorrerá a cruzamentos significativos entre a teoria e a história do cinema, visando uma ilustração efetiva dos conteúdos conceptuais do programa. A apresentação e análise de filmes exemplificativos no decurso da exposição possibilita o desenvolvimento da componente prática da unidade curricular.
Metodologias de ensino:
Sessões teórico-práticas, com exposição-participação e incentivo à análise crítica.
Exercícios e construção de documentos audiovisuais representativos.
A avaliação:
Participação ativa nas aulas e na plataforma 20%
Trabalhos individuais 80%
Tendo em conta os objetivos de aprendizagem, na componente teórica recorre-se a métodos expositivos promovendo a análise participada e a discussão. Na componente prática utilizam-se métodos ativos como a construção de documentos audiovisuais.
Coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem:
Método expositivo com incentivo à participação e discussão com vista à promoção da análise crítica do/as estudantes
Amiel, Vincent (2010) Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Aumont, Jacques (2008) O Cinema e a Encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Aumont, Jacques e Marie, Michel (2010) A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Bazin, André (1992) O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte.
Bordwell, David e Kristin Thompson (2009) Film Art: An Introduction, 9.ª ed. Nova Iorque: McGraw-Hill.
Chion, Michel (2011) A Audiovisão. Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Clayton, Alex e Andrew Klevan, eds. (2011) The Language and Style of Film Criticism. Londres: Routledge.
Corrigan, Timothy (2009) A Short Guide to Writing About Film, 7.ª ed. Nova Iorque: Pearson Longman.
Gardies, René (org.) (2011) Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Grilo, João Mário Grilo (2008) As Lições do Cinema. Manual de Filmologia, 3ª reimpressão. Lisboa, Edições Colibri / FCSH da UNL.