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Filmologia

Código: LPME19    Sigla: F
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 21 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   0,50
João Carlos da Fonseca Cabral   3,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
João Carlos da Fonseca Cabral Responsável
Jose Manuel Basto Soares Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Teresa Farmhouse Cavalheiro Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Contribuindo para o alcance dos Objetivos de Aprendizagem do Ciclo de Estudos 5, 6 e 7, o objetivo geral desta unidade curricular optativa é o aprofundamento das competências teóricas e práticas para a realização de projetos audiovisuais via estudo do cinema enquanto fenómeno social e artístico.
No fim da unidade curricular os alunos deverão ser capazes de:
OA1. Identificar os principais marcos da história do cinema e o seu posicionamento na problemática da comunicação;
OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
OA3. Construir um olhar analítico crítico sobre o cinema e o audiovisual;
OA4. Adquirir competências básicas de criação de narrativas cinematográficas e audiovisuais coerentes;
OA5. Avaliar a significação social da experiência cinematográfica enquanto experiência de criação e receção.

Conteúdos programáticos

CP1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès, ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia.

CP2. A nomenclatura do cinema: conceitos estruturais, imagéticos e de continuidade
CP3. Imagem e movimento: presença da técnica e do imaginário; a noção deleuziana de Imagem-Movimento; movimento absoluto e relativo; a montagem.
CP4. Perceção sonora: o cinema mudo; o império da sincronia; o imaginário sonoro e os seus criadores.
CP5. Historiografia do cinema: principais géneros cinematográficos. O cinema soviético; o cinema de Hollywood: a dimensão industrial, o musical e o western; o thriller ou filme de suspense; o film noir; o cinema italiano; o cinema francês e a nouvelle vague; o cinema português; o documentário.
CP6. A gramática do cinema. Narrativa, linguagem e estética cinematográfica. Narrativa clássica e narrativa não linear. Exploração da linguagem cinematográfica como catalisadora de emoções. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos (CP) estão em sintonia com os objetivos de aprendizagem (OA) como poderá ser verificado pela seguinte demonstração da coerência:
CP1. Fundamentação arqueológica do cinema: Lumière e Méliès ambiguidade do dispositivo e relações com o pré-cinema; cinema, cultura e fisiologia. OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;

CP2. A nomenclatura do cinema: conceitos estruturais, imagéticos e de continuidade - OA1. Identificar o posicionamento do cinema na problemática da comunicação e os principais marcos da sua história; OA3. Construir um olhar analítico crítico sobre o cinema e o audiovisual;
CP3. Imagem e movimento: presença da técnica e do imaginário; a noção deleuziana de Imagem-Movimento; movimento absoluto e relativo; a montagem. OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual; OA3. Construir um olhar crítico e analítico sobre o cinema e o audiovisual;
CP4. Perceção sonora: o cinema mudo; o império da sincronia; o imaginário sonoro e os seus criadores. OA2. Reconhecer os principais conceitos da teoria do cinema; OA4. Nomear os principais parâmetros da historiografia do cinema.
CP5. Historiografia do cinema: principais géneros cinematográficos. O cinema soviético; o cinema de Hollywood: a dimensão industrial, o musical e o western; o thriller ou filme de suspense; o film noir; o cinema italiano; o cinema francês e a nouvelle vague; o cinema português; o documentário. OA5. Avaliar a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e receção.
CP6. A gramática do cinema. Narrativa, linguagem e estética cinematográfica. Narrativa clássica e narrativa não linear. Exploração da linguagem cinematográfica como catalisadora de emoções. Construção de um guião. OA4. Adquirir competências básicas para a criação de narrativas cinematográficas e audiovisuais coerentes; OA5. Avaliar a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e receção.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A unidade curricular tem uma orientação teórico-prática sempre assente no visionamento e comentário de filmes. A exposição dos conteúdos da UC recorrerá a cruzamentos significativos entre a teoria e a história do cinema, visando uma ilustração efetiva dos conteúdos conceptuais do programa. A apresentação e análise de filmes exemplificativos no decurso da exposição possibilita o desenvolvimento da componente prática da unidade curricular.
Metodologias de ensino:
Sessões teórico-práticas, com exposição-participação e incentivo à análise crítica.
Exercícios e construção de documentos audiovisuais representativos.


Avaliação

A avaliação:
Participação ativa nas aulas e na plataforma 20%
Trabalhos individuais   80%

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Tendo em conta os objetivos de aprendizagem, na componente teórica recorre-se a métodos expositivos promovendo a análise participada e a discussão. Na componente prática utilizam-se métodos ativos como a construção de documentos audiovisuais.
Coerência entre as metodologias de ensino e os objetivos de aprendizagem:
Método expositivo com incentivo à participação e discussão com vista à promoção da análise crítica do/as estudantes 

- OA1. Identificar o posicionamento do cinema na problemática da comunicação e os principais marcos da sua história;
Método expositivo com incentivo à análise participada e à discussão e método ativo através da elaboração de documentos audiovisuais - OA2. Reconhecer os fundamentos básicos da linguagem cinematográfica e do audiovisual;
Método expositivo com incentivo à análise participada e à discussão e método ativo através da elaboração de documentos audiovisuais - OA3. Construir um olhar crítico e analítico sobre o cinema e o audiovisual;
Método expositivo com incentivo à análise participada e à discussão e método ativo através da elaboração de documentos audiovisuais - OA4. Adquirir competências básicas para a criação de narrativas cinematográficas e audiovisuais coerentes;
Método expositivo com incentivo à análise participada e à discussão e método ativo através da elaboração de documentos audiovisuais - OA5. Avaliar a significação social da experiência do cinema, enquanto experiência de criação e receção.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Amiel, Vincent (2010) Estética da Montagem. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Aumont, Jacques (2008) O Cinema e a Encenação. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Aumont, Jacques e Marie, Michel (2010) A Análise do Filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Bazin, André (1992) O Que é o Cinema? Lisboa: Livros Horizonte.
Bordwell, David e Kristin Thompson (2009) Film Art: An Introduction, 9.ª ed. Nova Iorque: McGraw-Hill.
Chion, Michel (2011) A Audiovisão. Som e Imagem no Cinema. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Clayton, Alex e Andrew Klevan, eds. (2011) The Language and Style of Film Criticism. Londres: Routledge.
Corrigan, Timothy (2009) A Short Guide to Writing About Film, 7.ª ed. Nova Iorque: Pearson Longman.
Gardies, René (org.) (2011) Compreender o Cinema e as Imagens. Lisboa: Edições Texto & Grafia.
Grilo, João Mário Grilo (2008) As Lições do Cinema. Manual de Filmologia, 3ª reimpressão. Lisboa, Edições Colibri / FCSH da UNL.