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Autoria Multimédia

Código: LPME20    Sigla: AM
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 34 Despacho n.º 7637/2018 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-2

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   2,80
Paulo André Reis Duarte Branco   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Paulo André Reis Duarte Branco Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os OA1, OA4 e OA5 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá: 

OA1 - Conhecer os aspetos fundamentais da cognição humana e a sua relação com a computação; 
OA2 - Identificar as diferentes teorias, modelos de aprendizagem e arquiteturas cognitivas; 
OA3 - Assimilar a importância da Interação Humano-Computador e do Design de Interação; 
OA4 - Compreender a importância do Design Instrucional na conceção de aplicações educativas; 
OA5 - Saber o que é a Autoria Multimédia e os seus aspetos fundamentais; 
OA6 - Distinguir e usar as diferentes ferramentas e sistemas de autoria multimédia; 
OA7 - Conceber aplicações multimédia interativas multiplataforma funcionais, usáveis, acessíveis e esteticamente apelativas.

Conteúdos programáticos

Módulo 1 - Modelos de Aprendizagem e Arquiteturas Cognitivas
1.1 Psicologia Cognitiva e Ciência Cognitiva Computacional - Aspetos fundamentais na abordagem da cognição humana
1.2 Modelos e Teorias de Aprendizagem
1.3 Arquiteturas cognitivas
Módulo 2 - Interação Humano-Computador (HCI)
2.1 Aspetos fundamentais
2.2 O processo de Design
2.3 Modelos e Teorias
Módulo 3 - Design Instrucional
3.1 Definição e Contextualização histórica
3.2 Conceitos fundamentais
3.3 Objetivos e vantagens
3.4 Métodos e aplicabilidade
Módulo 4 - Autoria Multimédia
4.1 Aspetos fundamentais
4.2 Modelos e Paradigmas
4.3 Parâmetros de Avaliação de um Sistema de Autoria
4.4 Ferramentas de Autoria para o Desenvolvimento de Aplicações Multimédia Interativas
Módulo 5 - Projeto Multimédia
5.1 Gestão e Desenvolvimento
5.2 Análise e Planeamento
5.3 Design
5.4 Produção Multiplataforma
5.5 Teste e Validação
5.6 Distribuição

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico e de contextualização (módulo 1) que permitirá aos estudantes compreender os aspetos fundamentais da ciência cognitiva computacional (OA1) e inteirarem-se das principais teorias, modelos de
aprendizagem e arquiteturas cognitivas (OA2). No seguimento (módulo 2), os estudantes irão aprofundar aspetos relacionados com a Interação Humano-Computador e com o Design de Interação (OA3), identificando e compreendendo a sua importância na conceção de aplicações multimédia. No seguimento serão abordados conteúdos relacionados com o desenho instrucional (módulo 3) e será discutida a sua importância na conceção de aplicações educativas (OA4). 

Serão apresentados e discutidos conceitos (módulo 4) relacionados com a autoria multimédia (OA5). Os estudantes terão a oportunidade de explorar diferentes ferramentas de autoria, selecionando as que melhor se adequem às necessidades e especificidades de um projeto (OA6). No final (módulo 5), o estudante estará apto a conceber e desenvolver, na prática e em contexto real, aplicações multimédia interativas multiplataforma, com recurso a ferramentas de autoria multimédia (OA7). 

Esta UC surge naturalmente como o culminar de competências desenvolvidas em UC anteriores (nomeadamente as UC de Laboratório Web, a UC de Escrita para Ambientes Multimédia e a UC de Design de Comunicação), em que os estudantes terão a oportunidade de integrar um conjunto de saberes adquiridos ao longo dos semestres anteriores, produzindo uma aplicação multimédia interativa. A UC de Autoria Multimédia irá, na vertente prática (módulo 5), trabalhar em estreita articulação com a UC de Design Multimédia, aplicando os conhecimentos teóricos a um projeto, por ser essencial combinar as competências de autoria multimédia

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Atendendo à especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e com as tecnologias abordadas. As aulas terão um caráter teórico-prático, cabendo aos docentes a função de apresentação dos conteúdos, enquadramento das técnicas e tecnologias e a orientação do estudante na sua exploração crítica e aplicação prática. 

O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação: 
  • Participação interativa nas aulas e na plataforma e cumprimento das tarefas semanais: 10% 
  • Exercício individual: 30% 
  • Projeto Final proposto pelos estudantes e acordado com os docentes: 60% 

O exame (100%) é composto por: (i) uma parte teórica, incidindo sobre os vários conceitos abordados; e (ii) uma parte prática, consistindo num enunciado para a realização de uma aplicação.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas de cariz mais expositivo serão apresentados os principais conceitos teóricos, analisadas as principais teorias e modelos, tecnologias e metodologias de trabalho para uma boa prática no desenvolvimento de projetos de autoria multimédia. Durante estas aulas serão utilizados métodos demonstrativos em que são analisados alguns exemplos práticos e reais que permitirão aos estudantes perceber as diferentes fases inerentes à conceção e produção de uma aplicação multimédia interativa. Assim, as aulas de cariz mais expositivo, serão apoiadas em literatura da especialidade, em infografias e em outros materiais concebidos, para o efeito, pelos docentes. A participação dos estudantes nos assuntos em discussão é fortemente recomendada (tanto em sala de aula, como através dos forae de discussão disponíveis na plataforma de gestão da aprendizagem). 

Nas aulas de cariz mais prático serão utilizados métodos ativos, serão desenvolvidos exercícios (individuais e de grupo), supervisionados pelos docentes, que permitem aos estudantes a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas mais expositivas. Desta forma, é fomentado o desenvolvimento de competências em autoria multimédia, permitindo aos estudantes interligarem os conteúdos teóricos com as metodologias e ferramentas de autoria multimédia (project based learning) e serão também analisados e discutidos casos práticos (case study). No final da UC os estudantes estarão aptos a planear, a conceber e a desenvolver uma aplicação multimédia interativa mutiplataforma.

Nesse sentido, é esperado que o estudante tenha um total de 90h de trabalho além das horas de contacto, estimando-se os seguintes valores por tarefa para esse trabalho:
- Trabalhos de pesquisa: 25h
- Trabalhos de investigação: 25h
- Elaboração de trabalhos práticos: 40h 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Chapman, N.; Chapman, J. (2009). Digital Multimedia. Chichester, UK: John Wiley. 
Costello, V. (2016). Multimedia Foundations: Core Concepts for Digital Design. Burlington, MA: Focal Press. 
Dirksen, J. (2015). Design for How People Learn. USA: New Riders. 
Dix, A.; Finlay, J.; Abowd, G.; Beale, R. (2003). Human-Computer Interaction. Harlow, UK: Prentice Hall. 
Gitner, S. (2015). Multimedia Storytelling for Digital Communicators in a Multiplatform World. NY, USA: Routledge. 
Li, Z.; Drew, M.; Liu, J. (2014). Fundamentals of Multimedia. Vancouver, CA: Springer. 
Preece, J.; Sharp, H.; Rogers, Y. (2015). Interaction Design: Beyond Human-Computer Interaction. Chichester, UK: John Wiley. 
Reiser, R.; Dempsey, J. (2011). Trends and Issues in Instructional Design and Technology. Pearson. 
Ribeiro, N. (2012). Multimédia e Tecnologias Interativas. Lisboa: FCA.
Smith, P.; Ragan, T. (2004). Instructional Design. USA: John Wiley. 
Vaughan, T. (2014). Multimedia: Making it Work. USA: McGraw-Hill.