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Estratégias de Comunicação Educacional

Código: LPME27    Sigla: ECE
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ese.ipsantarem.pt/course/view.php?id=3141
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 32 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Inês Teixeira de Sousa Messias   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC introduz o estudante no campo específico da Comunicação Educacional mediatizada. São analisadas as especificidades da comunicação mediada por TIC e a sua utilização em contexto educacional. A UC é construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, ferramentas e sistemas de comunicação e gestão da informação, tendo como base referencial o contexto atual da world wide web, respondendo aos O5 e O6 do CE. No final da UC os estudantes deverão estar capacitados para: 1. Conhecer os fundamentos da Comunicação Educacional 2. Enquadrar as características da web 2.0 e os novos modelos de conhecimento e aprendizagem decorrentes 3. Compreender o conceito de gamificação em Educação 4. Identificar e aplicar as potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) na criação, desenvolvimento e tutoria de cursos e unidades curriculares 5. Conceber e implementar um plano de formação para contextos pedagógicos em blended learning ou elearning.

Conteúdos programáticos

1. A Comunicação Educacional 
2. O uso da tecnologia no contexto da Educação formal, não formal e informal. Novos modelos de conhecimento e aprendizagem.
3. A Web 2.0: participação e interação educativa
4. Introdução aos Serious Games e ao conceito de gamificação
5. O LMS Moodle: potencialidades e limitações
6. Estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos desta unidade curricular, na medida em que serão abordados os fundamentos da Comunicação Educacional (C1, O1), os novos modelos de conhecimento e aprendizagem em diferentes contextos educativos (C2 e C3, O2), o conceito de gamificação em Educação (C4, O3), o LMS Moodle (C5, O4) e estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning (C6, O5). Os objetivos são propostos de acordo com o enquadramento conceptual e a exploração de um LMS, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a construir um projeto formativo a partir do desenho da sua estrutura, prevendo estratégias de interação, diálogo e feedback em função da autonomia dos aprendentes.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação que enformam a comunicação educacional mediatizada por TIC na contemporaneidade. Propõe-se, ainda, que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a competência comunicativa requerida para os novos modelos de conhecimento e aprendizagem.
A avaliação contínua da UC tem por fum a realização de um projeto final (guião de um projeto formativo) que demonstre a aplicação dos conceitos e metodologias aprendidos.
A avaliação contínua integra: 

  • Exercícios práticos nas aulas (participação em atividades durante a aula) - 30%
  • Desafios dos módulos - 30 %
  • desenvolvimento de um projeto final  - 40%

A avaliação por exame afere os conhecimentos, aptidões e competências designados nos objetivos de aprendizagem. Consistirá numa parte teórica (50%) e numa parte prática (50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia hands on proporciona aos estudantes pensar e planear uma peça de formação através da construção de um guião, devidamente enquadrado pelos princípios teóricos e conceptuais da comunicação educacional assimilados. As sessões teórico-práticas transmitem e solidificam conhecimentos que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem enunciados.  

Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (15h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (15h); realização de exercícios (15h); elaboração do projeto final (30h);

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, A. A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas web 2.0. Ministério de Educação/DGIDC: Selenova. 

Carvalho, A., Cruz, S., Marques, C., Moura, A., Santos, I., Zagalo, N. (Org. )(2016) Atas do 3º Encontro de Jogos e Mobile learning. Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.

Dias, P. Osório, A. J. (2008). Ambientes educativos emergentes. UMinho-. Candeias Artes Gráficas.  

Reinert, K. C. J., & Minuzi, N. A. (2021). ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Cenas Educacionais, 4, e10736. Retrieved from https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10736

Simanullang, N.H.S., Rajagukguk, J., (2020). Learning Management System ({LMS}) Based On Moodle To Improve Students Learning Activity 1462, 12067. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1462/1/012067

Tornero, J.M.P. (coord) (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Novas linguagens e consciência crítica. Porto: Porto Editora