Código: | LPME27 | Sigla: | ECE | |
Área Científica: | Ciências da Comunicação |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 31 | Despacho n.º 7637/2018 | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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A UC introduz o estudante no campo específico da Comunicação Educacional mediatizada. São analisadas as especificidades da comunicação mediada por TIC e a sua utilização em contexto educacional. A UC é construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, ferramentas e sistemas de comunicação e gestão da informação, tendo como base referencial o contexto atual da world wide web, respondendo aos O5 e O6 do CE. No final da UC os estudantes deverão estar capacitados para: 1. Conhecer os fundamentos da Comunicação Educacional 2. Enquadrar as características da web 2.0 e os novos modelos de conhecimento e aprendizagem decorrentes 3. Compreender o conceito de gamificação em Educação 4. Identificar e aplicar as potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) na criação, desenvolvimento e tutoria de cursos e unidades curriculares 5. Conceber e implementar um plano de formação para contextos pedagógicos em blended learning ou elearning.
1. A Comunicação Educacional
2. O uso da tecnologia no contexto da Educação formal, não formal e informal. Novos modelos de conhecimento e aprendizagem.
3. A Web 2.0: participação e interação educativa
4. Introdução aos Serious Games e ao conceito de gamificação
5. O LMS Moodle: potencialidades e limitações
6. Estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning.
Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos desta unidade curricular, na medida em que serão abordados os fundamentos da Comunicação Educacional (C1, O1), os novos modelos de conhecimento e aprendizagem em diferentes contextos educativos (C2 e C3, O2), o conceito de gamificação em Educação (C4, O3), o LMS Moodle (C5, O4) e estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning (C6, O5). Os objetivos são propostos de acordo com o enquadramento conceptual e a exploração de um LMS, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a construir um projeto formativo a partir do desenho da sua estrutura, prevendo estratégias de interação, diálogo e feedback em função da autonomia dos aprendentes.
A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação que enformam a comunicação educacional mediatizada por TIC na contemporaneidade. Propõe-se, ainda, que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a competência comunicativa requerida para os novos modelos de conhecimento e aprendizagem.
a) Avaliação contínua = 30%. Desafios dos módulos. Os estudantes desenvolverão atividades web-based obrigatórias de caráter formativo e sumativo.
b) Trabalho final = 30%. Um trabalho individual, de natureza teórico-prática com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.
A metodologia hands on proporciona aos estudantes pensar e planear uma peça de formação através da construção de um guião, devidamente enquadrado pelos princípios teóricos e conceptuais da comunicação educacional assimilados. As sessões teórico-práticas transmitem e solidificam conhecimentos que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem enunciados.
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