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Estratégias de Comunicação Educacional

Código: LPME27    Sigla: ECE
Área Científica: Ciências da Comunicação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Inês Teixeira de Sousa Messias   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

A UC introduz o estudante no campo específico da Comunicação Educacional mediatizada. São analisadas as especificidades da comunicação mediada por TIC e a sua utilização em contexto educacional. A UC é construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, ferramentas e sistemas de comunicação e gestão da informação, tendo como base referencial o contexto atual da world wide web, respondendo aos O5 e O6 do CE. No final da UC os estudantes deverão estar capacitados para: 1. Conhecer os fundamentos da Comunicação Educacional 2. Enquadrar as características da web 2.0 e os novos modelos de conhecimento e aprendizagem decorrentes 3. Compreender o conceito de gamificação em Educação 4. Identificar e aplicar as potencialidades dos Sistemas de Gestão da Aprendizagem (LMS) na criação, desenvolvimento e tutoria de cursos e unidades curriculares 5. Conceber e implementar um plano de formação para contextos pedagógicos em blended learning ou elearning.

Conteúdos programáticos

1. A Comunicação Educacional 
2. O uso da tecnologia no contexto da Educação formal, não formal e informal. Novos modelos de conhecimento e aprendizagem.
3. A Web 2.0: participação e interação educativa
4. Introdução aos Serious Games e ao conceito de gamificação
5. O LMS Moodle: potencialidades e limitações
6. Estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos propostos promovem a consolidação dos objetivos desta unidade curricular, na medida em que serão abordados os fundamentos da Comunicação Educacional (C1, O1), os novos modelos de conhecimento e aprendizagem em diferentes contextos educativos (C2 e C3, O2), o conceito de gamificação em Educação (C4, O3), o LMS Moodle (C5, O4) e estratégias de ensino/aprendizagem em blended learning e elearning (C6, O5). Os objetivos são propostos de acordo com o enquadramento conceptual e a exploração de um LMS, pretendendo-se que os estudantes fiquem habilitados a construir um projeto formativo a partir do desenho da sua estrutura, prevendo estratégias de interação, diálogo e feedback em função da autonomia dos aprendentes.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

A UC foi construída de modo a que os estudantes possam explorar os conceitos, as ferramentas, os sistemas de comunicação e de gestão da informação que enformam a comunicação educacional mediatizada por TIC na contemporaneidade. Propõe-se, ainda, que se desenvolvam produtos digitais tendo em conta a competência comunicativa requerida para os novos modelos de conhecimento e aprendizagem.



Avaliação

A avaliação contínua da UC tem também a realização de um projeto final (guião de um projeto formativo) que demonstre a aplicação dos conceitos e metodologias aprendidos. Por fim, esta UC prevê a realização de uma frequência, com a finalidade de aferir a aquisição e compreensão dos conceitos e conhecimentos abordados na UC.

Opção 1 - Avaliação por frequência:

a) Avaliação contínua = 30%. Desafios dos módulos. Os estudantes desenvolverão atividades web-based obrigatórias de caráter formativo e sumativo.
b) Trabalho final = 30%. Um trabalho individual, de natureza teórico-prática com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.

c) Frequência = 40%. Frequência teórica com com a finalidade de aferir a compreensão dos conceitos.

A avaliação por frequência desta UC implica que os estudantes assistam a pelo menos 60% das aulas, exceto para quem tenha algum dos estatutos previstos no regulamento.

Opção 2 - Avaliação por exame
A avaliação por exame incluirá um teste teórico (50%) e a apresentação e a discussão oral de um trabalho (50%), previamente agendado com as docentes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia hands on proporciona aos estudantes pensar e planear uma peça de formação através da construção de um guião, devidamente enquadrado pelos princípios teóricos e conceptuais da comunicação educacional assimilados. As sessões teórico-práticas transmitem e solidificam conhecimentos que permitirão atingir os objetivos de aprendizagem enunciados.  

A esta UC (5ECTS) correspondem 60TP de contacto e 75h de trabalho autónomo. Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (75h) é distribuída da seguinte forma: estudo de bibliografia da especialidade (25h); realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula (10h); realização dos desafios dos módulos (15h); realização de exercícios (10h); elaboração do projeto final (15h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, A. A. (Org.). (2008). Manual de Ferramentas web 2.0. Ministério de Educação/DGIDC: Selenova. 

Carvalho, A., Cruz, S., Marques, C., Moura, A., Santos, I., Zagalo, N. (Org. )(2016) Atas do 3º Encontro de Jogos e Mobile learning. Universidade de Coimbra, FPCE, LabTE.

Dias, P. Osório, A. J. (2008). Ambientes educativos emergentes. UMinho-. Candeias Artes Gráficas.  

Reinert, K. C. J., & Minuzi, N. A. (2021). ESTRATÉGIAS PARA A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO CORPORATIVA. Cenas Educacionais, 4, e10736. Retrieved from https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/10736

Simanullang, N.H.S., Rajagukguk, J., (2020). Learning Management System ({LMS}) Based On Moodle To Improve Students Learning Activity 1462, 12067. https://doi.org/10.1088/1742-6596/1462/1/012067

Tornero, J.M.P. (coord) (2007). Comunicação e Educação na Sociedade da Informação. Novas linguagens e consciência crítica. Porto: Porto Editora