Código: | LPME30 | Sigla: | NDRS | |
Área Científica: | Gestão e Administração |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 31 | Despacho n.º 7637/2018 | 3º | 4 |
Teórico-Práticas: | 32,50 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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De acordo com os objetivos O2, O3 do Ciclo de Estudos, no final da Unidade Curricular o/a estudante deve ser capaz de:
OA1. Desenvolver competências para a análise
OA2. Analisar o ambiente interno e externo;
OA3. Detetar oportunidades e desafios
OA4. Projetar formas de criação de valor
OA5. Desenvolver sensibilidade social para o impacto das decisões
OA6. Conhecer as áreas essenciais à criação
OA7. estudo de caso.
1. Introdução (CP1)
1.1 Conceitos
1.2 Evolução
2. Estratégia (CP2)
2.1 Conceitos
2.2 Modelo
2.3 Diagnóstico/Análise SWOT
2.4 Controlo
2.5 Orçamentação
2.6 Ferramentas de Apoio
3. Negócio Digital (CP3)
3.1 Conceitos
3.2 Processos de constituição de uma empresa
3.3 Criação de Valor
3.4 Estratégias e estrutura
3.5 Mercados do Negócio Digital
4. Ética e Responsabilidade Social (CP4)
4.1 Ética e responsabilidade social
4.2 A empresa e o seu impacto social
5. Plano de Negócio (CP5)
5.1 Conteúdo
5.2 Marketing
5.3 Operações
5.4 Pessoas
5.5 Financiamento
5.6 Qualidade e certificação
6. Estudo de Caso (CP6)
6.1 Negócio Eletrónico
6.2 Análise do Negócio
OA2 e OA3 estão presentes em CP1 e CP2 já que estes exploram os conceitos de Negócios Digitais bem como o modelo de análise estratégica, unificado no diagnóstico e análise, implementação e controlo;
CP3 desenvolve o OA4 com a análise e avaliação dos recursos e competências e a sua identificação enquanto fontes de vantagem competitiva.
O OA5 está presente em CP4, dedicado ao enquadramento de várias áreas funcionais no âmbito do desenho de um plano de negócios digital;
O OA6 está presente em CP5, que enquadra a ética e responsabilidade social das organizações;
O OA7 é explorado com CP6, abordando a aplicação prática com um estudo de caso a desenvolver pelos/as estudantes no âmbito de um negócio digital, sendo o OA1 transversal a todos os CP.
Metodologia:
Apresentação e discussão dos temas do conteúdo programático, incluindo apresentação e discussão dos estudos de caso. As aulas serão acompanhadas com a aplicação prática dos conhecimentos.
Avaliação:
1) Trabalho (Grupo) ¿ Estudo de Caso: 30%
2) Trabalhos na aula (individual): 70%
Haverá recurso a metodologias de caráter expositivo na abordagem inicial a cada CP1 a CP5 para apresentação dos quadros teóricos de referência e metodologias, sendo esta transversal aos LO1 a LO5.
A par das metodologias expositivas, serão desenvolvidas metodologias participativas, com exemplos práticos e exercícios, correspondentes a LO1 a LO6.
As metodologias ativas, baseadas na realização de trabalho em grupo resultante do estudo de caso e apresentação oral em sala de aula, correspondem a LO1 e LO7.
A alternância da metodologia de ensino permitirá, em cada CP, que o estudante adquira conhecimentos expostos pelo docente, os debata e procure aplicar, através das vertentes mais práticas. A metodologia ativa, nomeadamente através da apresentação do estudo de caso, potencia a amplitude da consolidação de todos os LO.
Como elaborar um Plano de Negócios (2019), IAPMEI (disponível online)
Chaffey, D. (2015). Digital Business and E-Commerce Management. 6th edition. Pearson.
Jelassi, T; Enders, A. & Martínez-López, F. (2014). Strategies for E-Business: concepts and cases, 3rd Edition, Pearson.
Penin, Ana (2016), Buzzwords do Marketing Digital, Separata da revista Dirigir & Formar, Lisboa, 2016. - no. 12 (Jan./Mar. 2016), p. 2-11
Ribeiro, Claúdia (2018), Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho, Disertação do Mestrado de GOES/ESGTS
Santos, M. & Seabra, F. (2015). Gestão Socialmente Responsável ¿ repensar a empresa. Edições Sílabo.