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Negócios Digitais e Responsabilidade Social

Código: LPME30    Sigla: NDRS
Área Científica: Gestão e Administração

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 4

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 32,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Dina Maria Gomes Rocha   3,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Dina Maria Gomes Rocha Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

De acordo com os objetivos O2, O3 do Ciclo de Estudos, no final da Unidade Curricular o/a estudante deve ser capaz de:
OA1. Desenvolver competências para a análise
OA2. Analisar o ambiente interno e externo;
OA3. Detetar oportunidades e desafios
OA4. Projetar formas de criação de valor
OA5. Desenvolver sensibilidade social para o impacto das decisões
OA6. Conhecer as áreas essenciais à criação
OA7. estudo de caso.

Conteúdos programáticos

1.    Introdução (CP1)
1.1    Conceitos
1.2    Evolução
2.    Estratégia (CP2)
2.1      Conceitos
2.2      Modelo
2.3      Diagnóstico/Análise SWOT
2.4      Controlo
2.5      Orçamentação
2.6      Ferramentas de Apoio
3.    Negócio Digital (CP3)
3.1     Conceitos
3.2     Processos de constituição de uma empresa
3.3     Criação de Valor
3.4     Estratégias e estrutura
3.5     Mercados do Negócio Digital
4.    Ética e Responsabilidade Social (CP4)
4.1    Ética e responsabilidade social
4.2    A empresa e o seu impacto social
5.    Plano de Negócio (CP5)
5.1    Conteúdo
5.2     Marketing
5.3     Operações
5.4     Pessoas
5.5    Financiamento
5.6     Qualidade e certificação
6.    Estudo de Caso (CP6)
6.1     Negócio Eletrónico
6.2    Análise do Negócio

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

OA2 e OA3 estão presentes em CP1 e CP2 já que estes exploram os conceitos de Negócios Digitais bem como o modelo de análise estratégica, unificado no diagnóstico e análise, implementação e controlo;
CP3 desenvolve o OA4 com a análise e avaliação dos recursos e competências e a sua identificação enquanto fontes de vantagem competitiva.
O OA5 está presente em CP4, dedicado ao enquadramento de várias áreas funcionais no âmbito do desenho de um plano de negócios digital;
O OA6 está presente em CP5, que enquadra a ética e responsabilidade social das organizações;
O OA7 é explorado com CP6, abordando a aplicação prática com um estudo de caso a desenvolver pelos/as estudantes no âmbito de um negócio digital, sendo o OA1 transversal a todos os CP.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia:
Apresentação e discussão dos temas do conteúdo programático, incluindo apresentação e discussão dos estudos de caso. As aulas serão acompanhadas com a aplicação prática dos conhecimentos.
Avaliação:
1) Trabalho (Grupo) ¿ Estudo de Caso: 30%
2) Trabalhos na aula (individual): 70%


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Haverá recurso a metodologias de caráter expositivo na abordagem inicial a cada CP1 a CP5 para apresentação dos quadros teóricos de referência e metodologias, sendo esta transversal aos LO1 a LO5.
A par das metodologias expositivas, serão desenvolvidas metodologias participativas, com exemplos práticos e exercícios, correspondentes a LO1 a LO6.
As metodologias ativas, baseadas na realização de trabalho em grupo resultante do estudo de caso e apresentação oral em sala de aula, correspondem a LO1 e LO7.
A alternância da metodologia de ensino permitirá, em cada CP, que o estudante adquira conhecimentos expostos pelo docente, os debata e procure aplicar, através das vertentes mais práticas. A metodologia ativa, nomeadamente através da apresentação do estudo de caso, potencia a amplitude da consolidação de todos os LO.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Como elaborar um Plano de Negócios (2019), IAPMEI (disponível online)
Chaffey, D. (2015). Digital Business and E-Commerce Management. 6th edition. Pearson.
Jelassi, T; Enders, A. & Martínez-López, F. (2014). Strategies for E-Business: concepts and cases, 3rd Edition, Pearson.
Penin, Ana (2016), Buzzwords do Marketing Digital, Separata da revista Dirigir & Formar, Lisboa, 2016. - no. 12 (Jan./Mar. 2016), p. 2-11
Ribeiro, Claúdia (2018), Como as perceções da responsabilidade social influenciam as emoções e a satisfação das pessoas no trabalho, Disertação do Mestrado de GOES/ESGTS
Santos, M. & Seabra, F. (2015). Gestão Socialmente Responsável ¿ repensar a empresa. Edições Sílabo.