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Projetos de Produção Multimédia em Contextos Pedagógicos

Código: LPME31    Sigla: PPMCP
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=102
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 56,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Cidália Maria Da Silva Arsénio Marques   2,00
Cristina Maria Junceiro Novo   2,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Junceiro Novo Responsável
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Analisar o processo de gestão curricular e de desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória;

- Identificar as competências profissionais dos cidadãos do século XXI;
- Caracterizar o processo de planificação de um projeto multimédia com especificidades pedagógicas; 
- Problematizar as mudanças nas relações de aprendizagem (desde a sala de aula até ao ciberespaço); 
- Avaliar as potencialidades pedagógicas da utilização de espaços de comunicação híbridos; 
- Conceber, produzir e realizar projetos multimodais através da (des)construção de projetos em tecnologia educativa.

Conteúdos programáticos

Parte 1 Desenvolvimento curricular e desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória - Conhecimento das orientações curriculares atualmente em vigor - Níveis de decisão curricular - o desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino - Caracterização da especificidade de cada contexto educativo - As competências profissionais do/as docentes da educação pré-escolar e do ensino básico - O processo de planificação de um projeto multimédia com especificidades pedagógicas

Parte 2 Teoria sobre o conceito de projeto - Principais características - Diferentes tipologias - O projeto digital: design e conceção no séc. XXI 
Parte 3 Desenvolvimento de projetos - Planificação de projetos - Desenvolvimento de estratégias aplicadas às especificidades de projeto e do público-alvo - Boas práticas em projetos - Gestão e implementação: procedimentos de um projeto - Desenho e conceção de projeto 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O primeiro bloco de conteúdos alinha com os objetivos que visam caracterizar e analisar o processo de desenvolvimento curricular e as orientações curriculares em vigor no sistema educativo português, bem como identificar as competências profissionais do docentes e as especificidades da planificação do trabalho docente. O segundo e terceiro bloco de conteúdos pretende dar contributos para a análise das mudanças que vêm a ocorrer na relação pedagógica em contextos educativos formais, evocando as potencialidades do trabalho de projeto em contextos pedagógicos. Por fim, estes conteúdos pretendem sustentar a conceção e produção de projetos multimodais através de situações de (des)construção de projetos em tecnologia educativa. Esta unidade curricular desenvolve, aprofunda e aplica conhecimentos já adquiridos pelos estudantes em Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente «Fundamentos Socioculturais da Educação», no 1º ano, e «Educação à Distância», no 2º. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. Os instrumentos de avaliação contínua serão: registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) a planificação de um projeto e desenvolvimento de recursos digitais - ponderação de 50%; ii) e uma dinâmica de apresentação oral sobre o respetivo projeto ao longo e no final do semestre - ponderação 30%. 


O/a estudante poderá também usufruir de uma avaliação por exame com uma componente teórica (ponderação 50%) e uma componente prática (ponderação 50%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os objetivos visados dependem de conhecimentos específicos na área da educação e do desenvolvimento de projetos multimédia, bem como de competências de análise; de responsabilização e trabalho colaborativo. Neste sentido, as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento dos/as estudantes sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações e projetos. Considerando que trabalhar em grupo é também uma competência indispensável, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias. Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito de forma coerente e fundamentada, as suas ideias assim como os conteúdos estudados. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- COLE, R. & BARQUER, S. (2014) Gestão de Projetos. Lisboa: Actual Editora.


-CONCEIÇÂO, Francisco José das Dores. (2019) Aspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Asperger. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9951

- FRANCO, Dulce, SANTO, Esmeralda. (2021) A educação ambiental e as TIC: conceção e criação de um clube numa rede social - o Facebook. Disponível em:https://www.academia.edu/download/88134020/A_educacao_ambiental_e_as_TIC.pdf 

Oliveira, Alex Miranda
. (2020) Desenvolvimento de Uma Metodologia de Gestão de Projetos Baseada Num Modelo Híbrido. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/48fd1caad02598b1662c7525ae7f8f79/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y 

- WICKE, Maria Leonor Sarmento. (2022) Arte e informação: os contributos do jornalismo-arte para a conceção de conteúdo jornalístico inovador. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15632.