Código: | LPME31 | Sigla: | PPMCP | |
Área Científica: | Ciências da Educação |
Página Web: | https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=102 |
Área de Ensino: | Tecnologias Educativas |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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LPME | 30 | Despacho n.º 7637/2018 | 3º | 5 |
Teórico-Práticas: | 44,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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- Analisar o processo de gestão curricular e de desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória;
Parte 1 Desenvolvimento curricular e desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória - Conhecimento das orientações curriculares atualmente em vigor - Níveis de decisão curricular - o desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino - Caracterização da especificidade de cada contexto educativo - As competências profissionais do/as docentes da educação pré-escolar e do ensino básico - O processo de planificação de um projeto multimédia com especificidades pedagógicas
O primeiro bloco de conteúdos alinha com os objetivos que visam caracterizar e analisar o processo de desenvolvimento curricular e as orientações curriculares em vigor no sistema educativo português, bem como identificar as competências profissionais do docentes e as especificidades da planificação do trabalho docente. O segundo e terceiro bloco de conteúdos pretende dar contributos para a análise das mudanças que vêm a ocorrer na relação pedagógica em contextos educativos formais, evocando as potencialidades do trabalho de projeto em contextos pedagógicos. Por fim, estes conteúdos pretendem sustentar a conceção e produção de projetos multimodais através de situações de (des)construção de projetos em tecnologia educativa. Esta unidade curricular desenvolve, aprofunda e aplica conhecimentos já adquiridos pelos estudantes em Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente «Fundamentos Socioculturais da Educação», no 1º ano, e «Educação à Distância», no 2º.
As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. Os instrumentos de avaliação contínua serão: registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) a planificação de um projeto e desenvolvimento de recursos digitais - ponderação de 50%; ii) e uma dinâmica de apresentação oral sobre o respetivo projeto ao longo e no final do semestre - ponderação 30%.
Os objetivos visados dependem de conhecimentos específicos na área da educação e do desenvolvimento de projetos multimédia, bem como de competências de análise; de responsabilização e trabalho colaborativo. Neste sentido, as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento dos/as estudantes sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações e projetos. Considerando que trabalhar em grupo é também uma competência indispensável, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias. Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito de forma coerente e fundamentada, as suas ideias assim como os conteúdos estudados.
- COLE, R. & BARQUER, S. (2014) Gestão de Projetos. Lisboa: Actual Editora.