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Projetos de Produção Multimédia em Contextos Pedagógicos

Código: LPME31    Sigla: PPMCP
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=102
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 30 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 44,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Cidália Maria Da Silva Arsénio Marques   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cidália Maria Da Silva Arsénio Marques Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Coordenação Científica
Cristina Maria Junceiro Novo Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Analisar o processo de gestão curricular e de desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória;

- Identificar as competências profissionais dos cidadãos do século XXI;
- Caracterizar o processo de planificação de um projeto multimédia com especificidades pedagógicas; 
- Problematizar as mudanças nas relações de aprendizagem (desde a sala de aula até ao ciberespaço); 
- Avaliar as potencialidades pedagógicas da utilização de espaços de comunicação híbridos; 
- Conceber, produzir e realizar projetos multimodais através da (des)construção de projetos em tecnologia educativa.

Conteúdos programáticos

Parte 1 Desenvolvimento curricular e desenvolvimento de competências à saída da escolaridade obrigatória - Conhecimento das orientações curriculares atualmente em vigor - Níveis de decisão curricular - o desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino - Caracterização da especificidade de cada contexto educativo - As competências profissionais do/as docentes da educação pré-escolar e do ensino básico - O processo de planificação de um projeto multimédia com especificidades pedagógicas

Parte 2 Teoria sobre o conceito de projeto - Principais características - Diferentes tipologias - O projeto digital: design e conceção no séc. XXI 
Parte 3 Desenvolvimento de projetos - Planificação de projetos - Desenvolvimento de estratégias aplicadas às especificidades de projeto e do público-alvo - Boas práticas em projetos - Gestão e implementação: procedimentos de um projeto - Desenho e conceção de projeto 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

O primeiro bloco de conteúdos alinha com os objetivos que visam caracterizar e analisar o processo de desenvolvimento curricular e as orientações curriculares em vigor no sistema educativo português, bem como identificar as competências profissionais do docentes e as especificidades da planificação do trabalho docente. O segundo e terceiro bloco de conteúdos pretende dar contributos para a análise das mudanças que vêm a ocorrer na relação pedagógica em contextos educativos formais, evocando as potencialidades do trabalho de projeto em contextos pedagógicos. Por fim, estes conteúdos pretendem sustentar a conceção e produção de projetos multimodais através de situações de (des)construção de projetos em tecnologia educativa. Esta unidade curricular desenvolve, aprofunda e aplica conhecimentos já adquiridos pelos estudantes em Unidades Curriculares anteriores, nomeadamente «Fundamentos Socioculturais da Educação», no 1º ano, e «Educação à Distância», no 2º. 

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos. Os instrumentos de avaliação contínua serão: registos de participação - ponderação de 20%; conceção e apresentação de trabalhos em contexto de aula, de onde se destaca: i) a planificação de um projeto e desenvolvimento de recursos digitais - ponderação de 50%; ii) e uma dinâmica de apresentação oral sobre o respetivo projeto ao longo e no final do semestre - ponderação 30%. 


O/a estudante poderá também usufruir de uma avaliação por exame com uma componente teórica (ponderação 50%) e uma componente prática (ponderação 50%).


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos visados dependem de conhecimentos específicos na área da educação e do desenvolvimento de projetos multimédia, bem como de competências de análise; de responsabilização e trabalho colaborativo. Neste sentido, as metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular, pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento dos/as estudantes sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações e projetos. Considerando que trabalhar em grupo é também uma competência indispensável, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias. Pretende-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito de forma coerente e fundamentada, as suas ideias assim como os conteúdos estudados. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

- COLE, R. & BARQUER, S. (2014) Gestão de Projetos. Lisboa: Actual Editora.


-CONCEIÇÂO, Francisco José das Dores. (2019) Aspie Quiz: projeto de aplicação móvel de apoio à identificação de emoções, para portadores de Síndrome de Asperger. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/9951

- FRANCO, Dulce, SANTO, Esmeralda. (2021) A educação ambiental e as TIC: conceção e criação de um clube numa rede social - o Facebook. Disponível em:https://www.academia.edu/download/88134020/A_educacao_ambiental_e_as_TIC.pdf 

Oliveira, Alex Miranda
. (2020) Desenvolvimento de Uma Metodologia de Gestão de Projetos Baseada Num Modelo Híbrido. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/48fd1caad02598b1662c7525ae7f8f79/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2026366&diss=y 

- WICKE, Maria Leonor Sarmento. (2022) Arte e informação: os contributos do jornalismo-arte para a conceção de conteúdo jornalístico inovador. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.21/15632.