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Educação para as Redes Sociais

Código: LPME32    Sigla: ERS
Área Científica: Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 31 Despacho n.º 7637/2018 6

Horas Efetivamente Lecionadas

LPME-3

Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,80

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,80
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   4,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Coordenação Científica
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Em linha com os OA 1, OA 3, OA 6 e OA 7 do CE, e uma vez obtida aprovação na UC, o estudante deverá:
OA1 - Conhecer a evolução histórica das redes sociais e as principais plataformas
OA2 - Identificar e distinguir as características e o funcionamento das redes sociais
OA3 - Conhecer e analisar a taxonomia das redes sociais
OA4 - Distinguir o âmbito e a aplicabilidade das redes sociais
OA5 - Identificar riscos e dependências
OA6 - Perceber as vantagens de uma cultura participativa
OA7 - Entender as repercussões da pegada digital na sociedade
OA8 - Gerir redes sociais e perfis profissionais online
OA9 - Conhecer as profissões disponíveis no sector do social media
OA10 - Identificar as competências necessárias a um profissional
OA11 - Redigir um CV adequado às necessidades dos empregadores
OA12 - Conhecer e interpretar métricas e metodologias de análise de redes sociais
OA13 - Explorar ferramentas de monitorização de redes sociais
OA14 - Identificar e propor estratégias de branding digital

Conteúdos programáticos

Módulo 1 - Redes e Media Sociais
  1. Antecedentes históricos e principais plataformas
  2. Caraterísticas e modelos de funcionamento
  3. Taxonomia 
  4. Plataformas emergentes
  5. Que redes e para quê?
  6. Comportamentos: formação de opinião, difusão/ contágio, coordenação/ cooperação
  7. Dependência e Estratégias de utilização 
  8. Aprendizagem numa Cultura Participativa
Módulo 2 - Presença online
  1. Impacto na reputação online
  2. Consciencialização e Gestão do perfil online
  3. Planeamento e conceção de um perfil profissional
  4. Edição, personalização e manutenção do perfil profissional
Módulo 3  - Empregabilidade nas redes sociais
  1. Profissões estratégicas
  2. Aptidões e competências
  3. Métodos e aplicabilidade
  4. CVs
Módulo 4 - Análise de Redes Sociais
  1. Métricas e metodologias de análise
  2. Técnicas e tecnologias
  3. Ferramentas de monitorização
  4. Redefinição e adequação de estratégias de branding digital: PPC, Retargeting, SEO, Ads

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC inicia-se com um conjunto de conteúdos de cariz mais teórico, de contextualização e consciencialização (módulo 1) que permitirá aos estudantes compreender os aspetos fundamentais relacionados com as redes sociais e o social media (OA1 e OA2), inteirarem-se das principais taxonomias (OA3), perceber a aplicabilidade das redes sociais na vida pessoal, social, académica e profissional (OA4 e OA6) e conhecer as principais formas de dependência e como as evitar (OA5). No seguimento (módulo 2), os estudantes irão aprofundar aspetos relacionados com a interação online e a utilização das redes sociais, percebendo as repercussões que a pegada digital tem na vida de cada um (OA7), serão orientadas na redefinição do seu perfil online para um impacto positivo na sua vida profissional (OA8). No módulo 3 serão dadas a conhecer as oportunidades de empregabilidade no sector do social media (OA9) identificando as principais competências de um profissional desta área (OA10), e orientando os estudantes na conceção e desenvolvimento do seu currículo vitae (OA11).
No final da UC (módulo 4) os estudantes irão contactar com as principais métricas de análise de redes sociais (OA12), conhecer e explorar as principais ferramentas de monitorização de redes sociais (OA13), estando aptos a propor, redefinir e adequar estratégias de branding digital de forma a criar impacto e visibilidade para uma determinada página ou perfil junto da comunidade.
Esta UC visa o aprofundar de competências desenvolvidas em UC anteriores (nomeadamente as UC de Literacia Digital, Educação para os Média e Cibersegurança), levando os estudantes a perceber a importância vital que as redes e os media sociais têm no seu futuro enquanto profissionais de produção multimédia, especialmente em contextos educativos.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

O desenvolvimento das aulas decorrerá harmonizando as metodologias de ensino com os objetivos fundamentais da UC. Esta será uma UC de aplicação, onde os estudantes aprenderão não só o porquê, mas também como selecionar, editar e decidir em função de diferentes variáveis. O fornecimento de informação e de conhecimentos científicos e técnicos previstos nos objetivos será desenvolvido no início de cada assunto, estabelecendo a relação com outras matérias já tratadas em aulas anteriores ou noutras UC. Nestas sessões pretender-se-á desenvolver as competências dos estudantes e sensibilizá-los para a importância dos temas abordados no contexto atual, contribuindo-se para um melhor enquadramento e também maior facilidade na percepção dos objetivos que se pretendem alcançar.
Serão apresentados e propostos vários exercícios e casos práticos obtidos nas diferentes plataformas digitais. Os estudantes aprenderão fazendo, refletindo e tomando decisões sobre os problemas e alternativas propostas, melhorando as suas competências nos temas em análise. Tentar-se-á estimular um processo de diálogo em que todos participem, através da sua própria experiência e saber. Partilhar-se-á conhecimento, dúvidas e questões, de modo a beneficiar a aprendizagem dos estudantes e a provocar maior motivação nos mesmos. Procurar-se-á garantir o desenvolvimento das capacidades de "aplicar em contextos diferentes" os conhecimentos adquiridos, sob influência de diferentes fatores e variáveis. O trabalho prático de grupo exigido aos estudantes terá um importante contributo para a realização dos objetivos definidos para a UC, proporcionando a compreensão e a aplicação das temáticas em estudo, bem como permitirá mostrar os benefícios dos projetos de social media na competitividade e no desenvolvimento da sociedade. A realização do trabalho prático terá ainda as vantagens de partilha de conhecimentos entre os elementos do grupo, procura de informação externa e, portanto, contacto com a realidade. A sua posterior apresentação e defesa, bem como a análise de um projeto realizado por outro grupo da turma, contribuirão de modo decisivo para o reforço da capacidade de análise que se considera essencial para a consecução dos objetivos desta UC.



Avaliação

Atendendo à especificidade desta UC, privilegiar-se-á o contacto direto do estudante com os conteúdos e com as tecnologias abordadas. As aulas terão um caráter teórico-prático, cabendo à docente a função de apresentação dos conteúdos, enquadramento das técnicas e tecnologias e a orientação do estudante na sua exploração crítica e aplicação prática.
O método de avaliação é contínuo e tem como base a média ponderada obtida, pelos estudantes, nos seguintes elementos de avaliação:
1) Participação interativa nas aulas e na plataforma e cumprimento das tarefas semanais: 20%
2) Projeto individual: 30%
3) Projeto Final proposto pelos estudantes e acordado com a docente desenvolvido ao longo de 3 fases: 50%

Ou por exame teórico-prático (100%) que incide sobre todo o conteúdo programático abordado na UC.

A esta UC (6ECTS) correspondem 72TP de contacto e 90h de trabalho autónomo. Nesta UC a carga média de trabalho autónomo (90h) é distribuída da seguinte forma: 1) realização de pesquisas complementares à matéria lecionada em aula e realização dos desafios das aulas (18h); 2) elaboração do projeto individual (27h); 3) estudo de bibliografia da especialidade e a elaboração do projeto final (45h).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A avaliação dos estudantes servirá para a aferição da eficácia das metodologias de ensino desenvolvidas na observância dos objetivos da UC e, se necessário, no futuro poder-se-ão realizar algumas correções nas metodologias de ensino. Os estudantes deverão ser capazes de desenvolver trabalho colaborativo, de resolver situações complexas, de aplicar conhecimentos em novas situações e de comunicar os resultados de forma clara e coerente, contribuindo para a construção de uma inteligência coletiva e para uma mass collaboration. A UC contribuirá para o desenvolvimento de competências profissionais, que permitam o exercício de uma atividade profissional na área do Social Media com recurso a ferramentas e aplicativos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Chen, M., & Xiao, X. (2022).The effect of social media on the development of students¿ affective variables.Frontiers in Psychology, 13, 1010766
Forbes, D. (2017).Professional online presence and learning networks: Educating for ethical use of social media International Review of Research in Open and Distributed Learning, 18(7)
Fuchs, C. (2017). Social Media a critical introduction. UK: Sage Publications Ltd
Jenkins, H.; Ito, M.;Boyd, D. (2015). Participatory Culture in a Networked Era. UK: Polity Press
Greenhow, C.,Galvin, S. M., & Staudt Willet, K. B. (2019).What should be the role of social media in education? Policy Insights from the Behavioral and Brain Sciences, 6(2), 178-185
Rowles, D. (2022). Digital branding: a complete step-by-step guide to strategy, tactics, tools and measurement.Kogan Page Publishers.
Tabassum, S., Pereira, F. S., Fernandes, S., & Gama, J. (2018).Social network analysis: An overview. Wiley Interdisciplinary Reviews: Data Mining and Knowledge Discovery, 8(5), e1256

Observações