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Seminário de Produção Multimédia em Educação

Código: LPME33    Sigla: SPME
Área Científica: Audiovisuais e Produção dos Média, Ciências da Educação

Ocorrência: 2024/25 - 2S

Página Web:https://moodle.ipsantarem.pt/course/view.php?id=114
Área de Ensino: Tecnologias Educativas

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LPME 30 Despacho n.º 7637/2018 5

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 4,00
Seminários: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 4,00
Ana Cristina de Castro Loureiro   0,75
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   0,50
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   0,50
Inês Teixeira de Sousa Messias   0,50
Jose Manuel Basto Soares   0,50
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   0,50
Teresa Farmhouse Cavalheiro   0,75
Seminários Totais 1 4,00
Ana Cristina de Castro Loureiro   0,75
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres   0,50
Daniela Cristina Carneiro Pedrosa   0,50
Inês Teixeira de Sousa Messias   0,50
Jose Manuel Basto Soares   0,50
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas   0,50
Teresa Farmhouse Cavalheiro   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Inês Teixeira de Sousa Messias Responsável
Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Nesta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:

O1. Refletir sobre o papel do/a profissional em Produção Multimédia em contextos educativos 
O2. Identificar áreas de intervenção adequadas ao perfil profissional do CE 
O3. Analisar criticamente projetos e atividades de Produção Multimédia em Educação em diferentes contextos, sabendo selecionar informação específica e aplicá-la na criação/ reformulação destes projetos e atividades
O4. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação e avaliação de projetos de Produção Multimédia em Educação, mobilizando para a prática profissional as exigências da cidadania global 
O5. Refletir criticamente sobre o processo de construção de um Projeto, Portefólio e situação de Estágio 
O6. Conhecer os procedimentos metodológicos da elaboração de um relatório final de Licenciatura 

Conteúdos programáticos

C1 Contextos profissionais do profissional em Produção Multimédia em Educação. Papel e ética profissional. 

C2. Instituições/Organizações com atuação no campo da Produção Multimédia em Educação 
C3. Projetos e atividades de Produção Multimédia em Educação 
C4. Construção de um projeto de intervenção no domínio da Produção Multimédia em Educação 
4.1. Conceito de projeto e sua aplicação na área do ciclo de estudos 
4.2. Etapas do desenho de um projeto
4.3. Métodos de pesquisa e de seleção de informação e métodos de recolha de dados para caraterização dos contextos e das práticas 4.4. A avaliação de projetos 
4.5. Elaboração de relatórios 
Nota: Caso seja oportuno poderão tratar-se na unidade curricular outras problemáticas/temas relevantes para a compreensão e análise dos contextos de prática ou da área de atuação do ciclo de estudo. 

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Todos os conteúdos programáticos visam consolidar os conhecimentos adquiridos pelos/as estudantes ao longo do ciclo de estudos relativamente aos fundamentos da Produção Multimédia em Educação, no quadro de valores da educação para a cidadania, e à reflexão acerca do papel do profissional/técnico como agente de valores e promotor de mudanças (C1 dá suporte ao O1). A exploração de alguns contextos profissionais possíveis permitirá aos estudantes não só conhecer organizações/instituições que desenvolvem práticas nesta área como analisar projetos e atividades existentes (C2 e C3 respondem aos O2 e O3). Pretendese ainda, com a abordagem ao trabalho de projeto (conceito, etapas, métodos, avaliação e redação), que os/as estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos (C4), desenvolvam a capacidade de integrar resultados de estudos na criação e reformulação de projetos nesta área (O4), de refletir criticamente sobre a metodologia de projeto (O5) e de conhecer os procedimentos metodológicos de um relatório de final de Licenciatura (O6).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Metodologias de ensino/aprendizagem: 

1. Seminários temáticos sobre temas de Produção Multimédia em Educação e metodologias de investigação, promovidos pelo/a docente e especialistas convidados/as. 
2. Seminários específicos, da responsabilidade dos/as docentes que acompanham os projetos/portefólios/estágios, focando nomeadamente a observação de intervenções e/ou a recolha de dados na prática profissional, assim como a preparação do Relatório de Projeto ou Portefólio ou Estágio. 
3. Discussão de situações decorrentes da prática profissional de modo a refletir e analisar criticamente temas da área do ciclo de estudos que possam reverter positivamente para a elaboração do Projeto, Portefólio ou Estágio e respetivo relatório. 
4. Apresentação de trabalhos pelos/as estudantes e sua discussão em grande grupo. 
Avaliação: participação nos seminários e realização de atividades propostas 70%; planificação do projeto/estágio 30%. 


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A discussão de tópicos relevantes conducentes à reflexão sobre os fundamentos e práticas da Produção Multimédia em Educação ocorrerá durante as sessões teórico-práticas, focadas em momentos de debate que promovem a reflexão sobre o papel do profissional em diferentes contextos (O1). A presença de especialistas diretamente ligados à prática profissional permitirá aos/às estudantes conhecer as áreas de atuação em que podem vir a exercer funções (O2) e aprofundará o contacto com o mercado real de trabalho e suas especificidades (O3). A participação de outros/as docentes do curso, responsáveis pela orientação do Projeto/Portefólio e Estágio, contribui para desenvolver competências de análise de informação e seu processamento eficaz para a criação, reformulação e implementação de Projetos Multimédia em Educação (O3), e a aquisição de conhecimentos que permitem atingir os O4 e O5. A reflexão crítica sobre a metodologia de projeto constrói as competências de preparação e apresentação dos trabalhos (que constituem o momento preparatório da unidade curricular de Projeto ou Portefólio ou Estágio, que se segue) seguidos de análise e debate coletivo, conducentes ao alcance do O6 e, de uma forma geral, aos objetivos de aprendizagem do curso.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carmo, H. e Ferrreira, M. (1998). Metodologia da Investigação ¿ Guia para Autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta. 

Denzin, N. e Lincoln, Y. (2006). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa ¿ Teorias e Abordagens. Porto Alegre: Artmed. 
Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e Científicos. Porto: Porto Editora 
Flick, U. (2009). Desenho da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed. 
Oliveira, L., Pereira, A., & Santiago, R. (2004). Investigação em educação. Porto: Porto Editora. 
Sousa, A. B. (2005). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte. 
Silva, E. e Menezes, E. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. Florianópolis: UFSC. 
Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.