Maria Costa Potes Franco Barroso Santa-Clara Barbas
Responsável
Ana Luísa M. Oliveira Chanca Torres
Responsável
Ana Cristina de Castro Loureiro
Responsável
Teresa Farmhouse Cavalheiro
Responsável
Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Nesta unidade curricular pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
O1. Refletir sobre o papel do/a profissional em Produção Multimédia em contextos
educativos
O2. Identificar áreas de intervenção adequadas ao perfil profissional do CE
O3. Analisar criticamente projetos e atividades de Produção Multimédia em Educação
em diferentes contextos, sabendo selecionar informação específica e aplicá-la na criação/
reformulação destes projetos e atividades
O4. Adquirir conhecimentos teóricos e práticos no âmbito da elaboração, implementação e
avaliação de projetos de Produção Multimédia em Educação, mobilizando para a prática
profissional as exigências da cidadania global
O5. Refletir criticamente sobre o processo de construção de um Projeto, Portefólio e situação
de Estágio
O6. Conhecer os procedimentos metodológicos da elaboração de um relatório final de
Licenciatura
Conteúdos programáticos
C1 Contextos profissionais do profissional em Produção Multimédia em Educação. Papel e
ética profissional.
C2. Instituições/Organizações com atuação no campo da Produção Multimédia em
Educação
C3. Projetos e atividades de Produção Multimédia em Educação
C4. Construção de um projeto de intervenção no domínio da Produção Multimédia em
Educação
4.1. Conceito de projeto e sua aplicação na área do ciclo de estudos
4.2. Etapas do desenho de um projeto
4.3. Métodos de pesquisa e de seleção de informação e métodos de recolha de dados
para caraterização dos contextos e das práticas
4.4. A avaliação de projetos
4.5. Elaboração de relatórios
Nota: Caso seja oportuno poderão tratar-se na unidade curricular outras problemáticas/temas
relevantes para a compreensão e análise dos contextos de prática ou da área de atuação do
ciclo de estudo.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Todos os conteúdos programáticos visam consolidar os conhecimentos adquiridos pelos/as
estudantes ao longo do ciclo de estudos relativamente aos fundamentos da Produção
Multimédia em Educação, no quadro de valores da educação para a cidadania, e à reflexão
acerca do papel do profissional/técnico como agente de valores e promotor de mudanças (C1
dá suporte ao O1). A exploração de alguns contextos profissionais possíveis permitirá aos
estudantes não só conhecer organizações/instituições que desenvolvem práticas nesta área
como analisar projetos e atividades existentes (C2 e C3 respondem aos O2 e O3). Pretendese ainda, com a abordagem ao trabalho de projeto (conceito, etapas, métodos, avaliação e
redação), que os/as estudantes adquiram conhecimentos teóricos e práticos (C4),
desenvolvam a capacidade de integrar resultados de estudos na criação e reformulação de
projetos nesta área (O4), de refletir criticamente sobre a metodologia de projeto (O5) e de
conhecer os procedimentos metodológicos de um relatório de final de Licenciatura (O6).
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Metodologias de ensino/aprendizagem:
1. Seminários temáticos sobre temas de Produção Multimédia em Educação e metodologias
de investigação, promovidos pelo/a docente e especialistas convidados/as.
2. Seminários específicos, da responsabilidade dos/as docentes que acompanham os
projetos/portefólios/estágios, focando nomeadamente a observação de intervenções e/ou a recolha de dados na prática profissional, assim como a preparação do Relatório de Projeto ou
Portefólio ou Estágio.
3. Discussão de situações decorrentes da prática profissional de modo a refletir e analisar
criticamente temas da área do ciclo de estudos que possam reverter positivamente para a
elaboração do Projeto, Portefólio ou Estágio e respetivo relatório.
4. Apresentação de trabalhos pelos/as estudantes e sua discussão em grande grupo.
Avaliação: participação nos seminários e realização de atividades propostas 70%; planificação do projeto/estágio 30%.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A discussão de tópicos relevantes conducentes à reflexão sobre os fundamentos e práticas da
Produção Multimédia em Educação ocorrerá durante as sessões teórico-práticas, focadas em
momentos de debate que promovem a reflexão sobre o papel do profissional em diferentes
contextos (O1). A presença de especialistas diretamente ligados à prática profissional
permitirá aos/às estudantes conhecer as áreas de atuação em que podem vir a exercer
funções (O2) e aprofundará o contacto com o mercado real de trabalho e suas especificidades
(O3). A participação de outros/as docentes do curso, responsáveis pela orientação do
Projeto/Portefólio e Estágio, contribui para desenvolver competências de análise de
informação e seu processamento eficaz para a criação, reformulação e implementação de
Projetos Multimédia em Educação (O3), e a aquisição de conhecimentos que permitem atingir
os O4 e O5. A reflexão crítica sobre a metodologia de projeto constrói as competências de
preparação e apresentação dos trabalhos (que constituem o momento preparatório da unidade
curricular de Projeto ou Portefólio ou Estágio, que se segue) seguidos de análise e debate
coletivo, conducentes ao alcance do O6 e, de uma forma geral, aos objetivos de
aprendizagem do curso.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Carmo, H. e Ferrreira, M. (1998). Metodologia da Investigação ¿ Guia para Autoaprendizagem. Lisboa: Universidade Aberta.
Denzin, N. e Lincoln, Y. (2006). O Planejamento da Pesquisa Qualitativa ¿ Teorias e
Abordagens. Porto Alegre: Artmed.
Fernandes, A. J. (2002). Métodos e Regras para Elaboração de Trabalhos Académicos e
Científicos. Porto: Porto Editora
Flick, U. (2009). Desenho da Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Artmed.
Oliveira, L., Pereira, A., & Santiago, R. (2004). Investigação em educação. Porto: Porto
Editora.
Sousa, A. B. (2005). Investigação em Educação. Lisboa: Livros Horizonte.
Silva, E. e Menezes, E. (2005). Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação.
Florianópolis: UFSC.
Vilelas, J. (2009). Investigação. O processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições
Sílabo.