Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Dotar os alunos de formação em informática na ótica do utilizador. Abordar os fundamentos e potencialidades das ferramentas lecionadas assim como os conceitos e metodologias utilizados na resolução de problemas a partir das mesmas.
Conteúdos programáticos
1.Folha de cálculo: componentes genéricos de uma folha de cálculo; tipos de dados; formatação de células; manipulação da informação na folha de trabalho; manipulação de folhas de trabalho; fórmulas e funções; tipos de referências; apresentação gráfica da informação; inserção e formatação de gráficos; consultas com filtragem de dados. 2.Sistemas de gestão de bases de dados: conceitos gerais; modelos de implementação de bases de dados; bases de dados relacionais; pesquisa de informação; ecrãs de apresentação; relatórios; macros.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Abordagem integradora do funcionamento das tecnologias de informação na ótica do utilizador com a execução de trabalhos práticos e recurso a ferramentas e dados que possibilitam a concretização dos objetivos da unidade curricular.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Aulas teórico-práticas com exposição de matéria em sessões presenciais e desenvolvimento de trabalhos práticos. Nestes trabalhos o aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos a situações concretas utilizando as ferramentas disponíveis.
AVALIAÇÃO
1.Condições para admissão a exame final
Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final.
2.Condições de dispensa a exame final
Avaliação periódica através de 2 provas práticas que poderão facultar a dispensa de exame final.
Para que ocorra dispensa de exame final é necessário que a média das provas prática seja igual ou superior a 10 valores. Nenhum dos elementos de avaliação periódica pode ter uma classificação inferior a 8 valores.
3.Exame final
Consta da realização de uma prova prática.
Em qualquer prova é obrigatória uma inscrição no moodle, realizada até ao final do terceiro dia anterior à data marcada para a prova.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Nas aulas serão expostos os conceitos e teorias que posteriormente serão aplicados no desenvolvimento dos trabalhos práticos. Deverá ser executado trabalho complementar, fora do horário letivo, com e sem apoio tutorial, garantindo os objetivos propostos.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Alexander, M. & Kusleika, R. (2022). Microsoft Excel 365 Bible. New York City: John Wiley & Sons. Alexander, M. & Kusleika, R. (2018). Access 2019 Bible. New York City: John Wiley & Sons. Conrad, J. (2013). Microsoft ACCESS 2013. Inside Out. Sebastopol, CA: Microsoft Press. Gonçalves, R. & Editora Camelot (2021). O Grande Livro do Excel. (1ª ed.). On Line Editora: Camelot Editora. Gouveia, F. (2021). Bases de Dados - Fundamentos e Aplicações. (2.ª ed. aumentada). Lisboa: FCA - Editora de informática. Martins, A. (2019). Aprenda Excel com Casos Práticos. Lisboa: Edições Sílabo. McFedries, P. (2021). Microsoft Excel 2019: Fórmulas e Funções. (1ª ed.). Rio de Janeiro: Alta Books Marques, P. C. & Costa, N. (2014). Fundamental do EXCEL. Lisboa: FCA - Editora de informática. Pataro, A. (2019). Dominando o Excel 2019. São Paulo: Novatec Editora.