Código: | LQANH1205 | Sigla: | NAH | |
Área Científica: | Ciências Químicas |
Área de Ensino: | Ciências Químicas e Físicas (CQF) |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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QANH | 14 | Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 | 2º | 5 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Integração do metabolismo numa perspectiva nutricional; avaliação nutricional de indivíduos; aquisição de conhecimentos para elaboração de dietas e ementas.
1. Aspectos nutricionais do metabolismo dos nutrientes. 1.1. Metabolismo energético: reservas energéticas; vias catabólicas e anabólicas relacionadas com o fornecimento de energia ao organismo. 1.2. Regulação do metabolismo energético e homeostase da glucose. 1.3. Catabolismo das proteínas e balanço do azoto.
2. Alimentação humana. 2.1. História da alimentação. 2.2. Avaliação nutricional e avaliação de hábitos alimentares. 2.3. Cálculo das necessidades energéticas. 2.4. Necessidades nutricionais: valores de referência, "Dietary reference values "DRV (EFSA-Europa); "Dietary Reference Intakes", DRI (NAS-US). Recomendações alimentares. 2.5. Tipos de dietas alimentares. 2.6. Elaboração de dietas para estudos caso.
3. Avaliação de ementas. Avaliação qualitativa e quantitativa de ementas. Estudos caso.
A unidade é iniciada com uma revisão dos conceitos a nível de nutrientes e utilização dos nutrientes pelo organismo. A integração dos conhecimentos a nível de regulação da homeostase da energia e da glucose com os conhecimentos das necessidades nutricionais e recomendações alimentares pretendem permitir ao estudante relacionar nutrição, alimentação e saúde e aplicar esses conhecimentos na avaliação do estado nutricional a nível individual e elaboração de uma dieta adequada, assim como na avaliação e elaboração de ementas.
Ensino teórico-prático, envolvento exposição dos conceitos, seguido de análise de artigos científicos e casos estudo em grupo. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica e análise e tratamento de resultados de inquéritos alimentares. A avaliação será efetuada por meio de provas escritas e trabalhos de grupo.
Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final.
Nas sessões de apresentação audio-visual pretende-se dar os fundamentos teóricos. Em sessõesteórico-práticas pretende-se resolver estudos caso de avaliação nutricional, elaboração de dietas e elaboração de ementas, assim como fomentar o trabalho e discussão em grupo. As sessões tutoriais destinam-se a acompanhar os estudantes na pesquisa, análise de artigos científicos e tratamento de dados relevantes na unidade curricular.
Berdanier, C. 2002. Handbook of Nutrition and Food. 1ª edição, CRC Press, USA
Bessa et al. 2009. Proposta de critérios para avaliação qualitativa de ementas. Alimentação Humana 15(3), 73-79
EFSA. Dietary reference values. https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/dietary-reference-values.
Pinho et al. 2016. Padrão Alimentar Mediterrânico: promotor de saúde. (www.dgs.pt)
Moreno et al. 2022. Perspective: Striking a Balance between Planetary and Human Health-Is There a Path Forward?. Advances in Nutrition, 13(2), 355-375.
PortFir, Tabela de Composição de Alimentos, https://portfir-insa.min-saude.pt/.
USDA. Dietary Guidelines for Americans. www.dietaryguidelines.gov
Shah, A., & Wondisford, E. 2023. Gluconeogenesis Flux in Metabolic Disease. Ann. Review Nutr, 43, 153-177.
Wolfgang, M. J. & Lane, D. 2006, Control of energy homeostasis: role of enzymes and intermediates of fatty acid metabolism in the central nervous system. Ann. Rev. Nutr. 26, 23-44