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Nutrição e Alimentação Humana

Código: LQANH1205    Sigla: NAH
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 14 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Teórico-Práticas: 36,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 4,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 4,00
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Paula de Sousa Ferreira da Silva Marinho Pinto - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Integração do metabolismo numa perspectiva nutricional; avaliação nutricional de indivíduos; aquisição de conhecimentos para elaboração de dietas e ementas.

Conteúdos programáticos

1. Aspectos nutricionais do metabolismo dos nutrientes. 1.1. Metabolismo energético: reservas energéticas; vias catabólicas e anabólicas relacionadas com o fornecimento de energia ao organismo. 1.2. Regulação do metabolismo energético e homeostase da glucose. 1.3. Catabolismo das proteínas e balanço do azoto.
2. Alimentação humana. 2.1. História da alimentação. 2.2. Avaliação nutricional e avaliação de hábitos alimentares. 2.3. Cálculo das necessidades energéticas. 2.4. Necessidades nutricionais: valores de referência, "Dietary reference values "DRV (EFSA-Europa); "Dietary Reference Intakes", DRI (NAS-US). Recomendações alimentares. 2.5. Tipos de dietas alimentares. 2.6. Elaboração de dietas para estudos caso.
3. Avaliação de ementas. Avaliação qualitativa e quantitativa de ementas. Estudos caso.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade é iniciada com uma revisão dos conceitos a nível de nutrientes e utilização dos nutrientes pelo organismo. A integração dos conhecimentos a nível de regulação da homeostase  da energia e da glucose com os conhecimentos das necessidades nutricionais e recomendações alimentares pretendem permitir ao estudante relacionar nutrição, alimentação e saúde e aplicar esses conhecimentos na avaliação do estado nutricional a nível individual e elaboração de uma dieta adequada, assim como na avaliação  e elaboração de ementas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Ensino teórico-prático, envolvento exposição dos conceitos, seguido de análise de artigos científicos e casos estudo em grupo. Orientação tutorial para pesquisa bibliográfica e análise e tratamento de resultados de inquéritos alimentares. A avaliação será efetuada por meio de provas escritas e trabalhos de grupo.
Todos os estudantes inscritos na Unidade Curricular têm acesso a exame final.

A avaliação contínua inclui 3 momentos de avaliação obrigatória: 1 Relatório individual (RI); 1 Ficha de avaliação individual  (FAI) e 1 Trabalho de grupo (TG)
DISPENSA: 0,3 RI + 0,3 FAI + 0,4 TG.
Para avaliação contínua é obrigatória a presença em 75% das aulas. Nenhum dos elementos de avaliação pode ter nota inferior a 8 valores. A falta a um dos elementos de avaliação implica zero a esse elemento. Os alunos que não tenham dispensa total mas tenham obtido uma classificação igual ou superior a 10 em RI, FAI ou TG estarão parcialmente dispensados em exame final.
Exame final: 1 Prova escrita


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas sessões de apresentação audio-visual pretende-se dar os fundamentos teóricos. Em sessõesteórico-práticas pretende-se resolver estudos caso de avaliação nutricional, elaboração de dietas e elaboração de ementas, assim como fomentar o trabalho e discussão em grupo. As sessões tutoriais destinam-se a acompanhar os estudantes na pesquisa, análise de artigos científicos e tratamento de dados relevantes na unidade curricular.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Berdanier, C. 2002. Handbook of Nutrition and Food. 1ª edição, CRC Press, USA
Bessa et al. 2009. Proposta de critérios para avaliação qualitativa de ementas. Alimentação Humana 15(3), 73-79
EFSA. Dietary reference values. https://www.efsa.europa.eu/en/topics/topic/dietary-reference-values.
Pinho et al. 2016. Padrão Alimentar Mediterrânico: promotor de saúde. (www.dgs.pt)
Moreno et al. 2022. Perspective: Striking a Balance between Planetary and Human Health-Is There a Path Forward?. Advances in Nutrition, 13(2), 355-375.
PortFir, Tabela de Composição de Alimentos, https://portfir-insa.min-saude.pt/.
USDA. Dietary Guidelines for Americans. www.dietaryguidelines.gov
Shah, A., & Wondisford, E. 2023. Gluconeogenesis Flux in Metabolic Disease. Ann. Review Nutr, 43, 153-177.
Wolfgang, M. J. & Lane, D. 2006, Control of energy homeostasis: role of enzymes and intermediates of fatty acid metabolism in the central nervous system. Ann. Rev. Nutr. 26, 23-44