• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1252
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Qualidade da Água

Código: LQANH1252    Sigla: QA
Área Científica: Ciências Químicas

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Químicas e Físicas (CQF)

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 15 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_2A

Ensino Teórico: 0,00
Teórico-Práticas: 40,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,40
Teórico-Práticas: 2,60

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,40
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,40
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   1,00
Teórico-Práticas Totais 1 2,60
Ana Maria Gomes de Sousa Neves - ESA   0,40
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA   2,20

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Cristina Maria Carruço Laranjeira - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos: Pretende-se que o estudante aprenda a conhecer e a saber aplicar a legislação e normativos. Saber executar técnicas de amostragem, de análise físico-química e microbiológica de águas, e de tratamento, interpretação, validação e controlo (CIQ) de resultados analíticos. Conhecer as operações unitárias usadas em ETA e ETAR. Saber reconhecer as características das águas naturais, classificá-las quanto ao quimismo e adequar os tratamentos. Saber tipificar a poluição das águas residuais e adequar os tratamentos. Competências a adquirir: Desenvolvimento de capacidades de interligação de conhecimentos teóricos e práticos.

Conteúdos programáticos

1. Qualidade da água, critérios e Normas. Conceito e relevância em função dos usos, gestão, ambiente e perspectivas futuras. Ciclos da água: hidrológico; de utilização. Critérios/Normas; regulação/vigilância; certificação; códigos de boas práticas. 2. Poluição hídrica. Pontual, acidental, difusa. Bioacumulação e biomagnificação. Poluentes biodegradáveis e não biodegradáveis. Tipificação de situações: metais, pesticidas, PCBs, hidrocarbonetos, nutrientes, compostos orgânicos. Contaminantes biológicos. 3. Controlo analítico. Amostragem; parâmetros físico-químicos e microbiológicos. Ciclo hidrológico e relação com o quimismo das águas naturais. 4. Tratamento de águas. Sistemas de abastecimento e saneamento. Tratamento de águas para consumo humano e industriais: operações unitárias físicas, químicas e desinfecção. Tratamento de águas residuais: preliminar, primário, secundário e terciário; processos de tratamento (operações físicas, químicas, biológicas, desinfecção). Tratamento de lamas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A UC tem como objetivo a aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades que permitam aos estudantes atuar em diferentes áreas do conhecimento no sector da água. Pretende-se que esteja familiarizado com o enquadramento legislativo/normativo e saber aplicá-lo, em especial na área da Qualidade da água. Pretende-se que na vertente analítica e laboratorial, o estudante saiba executar técnicas de amostragem, de análise físico-química e microbiológica de águas e emitir e interpretar os boletins de análise: com competências para tratar, interpretar e aplicar procedimentos de validação e controlo (CIQ) analíticos. Na vertente tecnológica, pretende-se que o estudante conheça as operações unitárias usadas em ETA e ETAR e tenha adquirido competências para saber propor um esquema de tratamento, concretamente: 1) reconhecer o perfil das águas naturais, classificá-las quanto ao quimismo e adequar os tratamentos; 2) tipificar a poluição das águas residuais e adequar os tratamentos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Línguas de Ensino: Português (principal), inglês (secundária).
Ensino: teórico (T), tutorial (OT), prático e laboratorial (PL); visitas de estudo (TC).
Trabalho Independente: disponibilização de material de estudo na plataforma Moodle; realização de problemas de aplicação e trabalho de pesquisa, de acordo com os conteúdos programáticos.
Avaliação contínua: 2 Provas escritas (PE); 4 Relatórios (PL,TC);
Obrigatória a assistência a sessões com elementos de avaliação.
Dispensa total: 0,6 (média PE) + 0,4 (média PL,TC); a média de dispensa deverá ser =>10; nenhuma avaliação pode ser <8; há dispensas parciais com =>10.
É condição de admissão a exame final estar inscrito na UC.
Exame final: provas escrita e laboratorial; obrigatório obter PE => 8 para admissão à PL.
Fórmula de Exame: 0,6 PE+0,4 PL.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

- Nas sessões de apresentação teóricas (T) pretende-se ministrar os fundamentos teóricos e perspetivar a sua aplicação, nas áreas da formação académica dos estudantes.
- As sessões práticas e de laboratório (PL) visam a aplicação dos conceitos a situações práticas e em contexto laboratorial, no âmbito do do controlo analítico da qualidade de águas: amostragem; análise físico-química e análise microbiológica.
- As sessões de trabalho de campo (TC), consistem em visitas de estudo a ETAs e a ETARs, visando a materialização e ilustração, em contexto real, da aprendizagem teórica a casos concretos de estações de tratamento de águas para consumo humano e de águas residuais em plena atividade.
- As sessões de orientação tutorial (OT) visam: a análise da legislação aplicável; o tratamento, interpretação, validação e controlo (CIQ) de resultados analíticos; a classificação de águas quanto ao quimismo; a estruturação de relatórios; os estudos de caso no âmbito do tratamento de águas em ETA e ETAR.


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

DECRETO-LEI nº69/2023. Diário da República. I Série-A. 161 (2023-08-21) 10-73
DECRETO-LEI nº236/98. Diário da República. I Série-A. 176 (98-08-01) 3678-3722
EATON, AA et al. [ed. Lit.] (1995). Métodos padrão para exame de água e águas residuais. 19ª ed. Washington: APHA.
GUERREIRO, N. & PEREIRA, PB (2002). Poluição e qualidade da água. Lisboa: Instituto da Água.
KÖSTER W. et al. (2003). Métodos analíticos para testes microbiológicos de qualidade da água. In: Avaliando a segurança microbiana da água potável: melhorando abordagens e métodos. Publicação da IWA.
MENDES, B.; OLIVEIRA, JFS (2004). Qualidade da água para consumo humano. Lisboa: Lidel.
METCAFT & EDDY (1995). Engenharia de águas residuais. 3ª ed. Nova Deli: Tata McGraw-Hill.
PERCIVAL, S. et al. (2004). Microbiologia das doenças transmitidas pela água. Imprensa Acadêmica.
RMV & ASSOCIADOS (2008). Água. Coleção Ambiente: Legislação e Controle. Porto: Porto Editora.

Observações