• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LQANH1303
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Delineamento Experimental

Código: LQANH1303    Sigla: DE
Área Científica: Ciências Matemáticas

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas - CM

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
QANH 19 Despacho n.º 2958/2015 de 23/03 5

Horas Efetivamente Lecionadas

QANH_3A

Teórico-Práticas: 56,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,50
Orientação Tutorial: 0,50

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,50
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA   3,50
Orientação Tutorial Totais 1 0,50
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA   0,50

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Maria Ambrósio Paulo - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Adquirir conhecimentos que permitam delinear experiências (processos de recolha de dados), analisar dados e interpretar outputs de análise estatística de dados

Conteúdos programáticos

Princípios do delineamento experimental.
Estatísticas descritivas.
Intervalos de confiança. Testes de hipóteses.
Testes de ajustamento. Tabelas de contingência.
Análise de variância.
Regressão linear.
Alternativas não paramétricas aos testes de hipóteses e à análise de variância ANOVA.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O programa apresenta os princípios do delineamento experimental e procura capacitar os estudantes para:

a recolha de dados, a sua organização, a escolha dos métodos adequados mais usuais de análise estatística e a interpretação de resultados.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de matéria em sessões presenciais teóricas e sua aplicação prática
A avaliação consiste de um exame final teórico-prático escrito.

A dispensa de exame final poderá ser facultada através de 2 testes escritos desde que a média das 2 provas seja igual ou superior a 10 não podendo nenhuma delas ter nota inferior a 8.
Exame: uma prova escrita sobre toda a matéria.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Nas aulas são expostos os conceitos e teorias base que serão aplicados nas aulas práticas e complementados com o trabalho fora das aulas e com apoio tutorial, para cumprimento dos objetivos fixados.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Apontamentos e coleção de exercícios disponibilizados na página da UC.


Box, G.E.P., Hunter, J. S. & Hunter, W.G. (2005). Statistics for Experimenters: Design, Innovation, and Discovery (2nd ed), John Wiley & Sons.
Eason G., Coles C.W., Gettinby G. (1992). Mathematics and Statistics for the Bio-Sciences. J Wiley&Sons.
Murteira B., Ribeiro C.S., Silva J.A., Pimenta F., Pimenta C. (2015). Introdução à Estatística (3ª ed.) Escolar Editora.
Reis E., Melo P., Andrade R., Calapez, T. (2015). Estatística Aplicada, vols 1 e 2. Sílabo.
Taylor J. R. (1997) An Introduction to Error Analysis. Oxford University Press.

Observações