Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Aquisição de conhecimentos e desenvolvimento de capacidades e competências no domínio da composição, estrutura e funcionamento dos agro-ecossistemas, particularmente ao nível da identificação e caracterização da componente biótica da flora e da fauna.
Conteúdos programáticos
Componente Teórica: 1. Introdução à composição estrutura e funcionamento dos agro-ecossistemas. 2. Morfologia externa de espermatófitos. 3. Caracterização taxonómica e ecológica de alguns taxa da Flora de Portugal. 4. Bioclimatologia e Fitogeografia. 5. Diversidade de alguns grupos faunísticos dos agro-ecossistemas. Componente Prática: 1. Observação das características morfológicas da raiz, caule, folha, flor, inflorescência e fruto de plantas mono e dicotiledóneas. 3. Utilização de chaves dicotómicas para identificação de diversos taxa de interesse agrário. 4. Aplicação de métodos de amostragem da vegetação e de alguns grupos da fauna (aves, mamíferos, insetos).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Através da componente teórica e da componente prática da unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram um conjunto de conhecimentos e de competências sobre a caracterização da componente biótica dos agro-ecossistemas, particularmente ao nível das características morfológicas das plantas (raiz, caule, folha, flor e fruto), da amostragem e identificação dos principais taxa de interesse agrário (florestal e agrícola) e de algumas espécies autóctones da flora de Portugal, assim como avaliar a diversidade faunística presente nos ecossistemas agro-pecuários.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
A componente teórica será lecionada através de aulas expositivas com diverso material pedagógico. Os estudantes terão uma intervenção permanente nas aulas e realizarão diversas fichas de trabalho. A componente prática, se possível consta da realização de trabalhos práticos a decorrer no laboratório e no campo.
Regime de Avaliação: 1 - Condições para admissão a exame final: Os estudantes matriculados na unidade curricular estão admitidos a exame final. 2 - Condições de dispensa a exame final: (1) Realização de uma prova escrita (PE); (2) Apresentação oral de um trabalho (AO); (3) Presença mínima de 75% nas sessões teórico-práticas; 4) obter uma classificação mínima de 8,0 (oito) valores em cada uma das componentes de avaliação. Classificação final = 70% PE + 30% AO. 3 - Exame final Realização de prova escrita. As provas de avaliação realizadas na unidade curricular através da plataforma MOODLE implicam pré-inscrição no Moodle da unidade curricular até 36 horas antes da data da sua realização.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Através do ensino ministrado nas aulas teóricas e nas aulas práticas, do ensino tutorial, da realização quer de trabalhos práticos e de campo quer de fichas de trabalho sobre os temas lecionados nas aulas, os estudantes adquirem e desenvolvem um conjunto de conhecimentos e competências, que lhes permitem alcançar os objetivos de aprendizagem enunciados para unidade curricular.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Aguiar, C. (2020a). Estrutura e Biologia das Plantas. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 1. Lisboa: Imprensa Nacional, 343pp. Aguiar, C. (2021b). Sistemática das Plantas Vasculares. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol.3 . Lisboa: Imprensa Nacional, 183pp. Capelo, J. & Aguiar, C. (2021). A Vegetação de Portugal. Ed. Lisboa Capital Verde Europeia 2020, vol. 4. Lisboa: Imprensa Nacional, 328pp. Carapeto, C. (2004). Fundamentos de Ecologia. U. Aberta, 246 pp. Ferrão, J. E. (2020). As Plantas e a Alimentação Mundial. Edição Fundação Francisco Manuel dos Santos e do autor, 176pp Franco, J. A. (1971-1984). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vols. 1 e 2, Lisboa: Ed. do autor. Franco, J. A. & Afonso, M. L. (1994-2003). Nova Flora de Portugal (Continente e Açores),vol. 3, Lisboa: Escolar Editora.