• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > LZOO1155
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Motores e Tratores

Código: LZOO1155    Sigla: M&T
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Produção Agrícola - PAG

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 59 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 2,5 30 70

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_1_B

Teórico-Práticas: 20,00

LZOO_1_A

Teórico-Práticas: 20,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 2 4,00
Pedro Maria da Fonseca Tavares Barata Batista - ESA   4,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
António Manuel Abreu Palminha - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se dotar os alunos de capacidades científicas e tecnológicas que lhes permitam aplicar no mercado de trabalho os conceitos adquiridos na disciplina.

Aptidões e competências:
Conhecimento e identificação dos elementos constituintes dos tratores, bem como as suas normas de utilização e o conhecimento dos critérios a usar na seleção das melhores opções a adotar no planeamento da mecanização de uma exploração Agrícola.

Conteúdos programáticos

TP: (22 H)

Máquinas simples e órgãos de máquinas

Estudo dos motores de explosão e diesel; Constituição, funcionamento e sistemas mais importantes;
Tratores Agrícolas e Florestais: tipos, constituição e funcionamento; cuidados de manutenção e utilização.

TC: (8 H)

Utilização no campo dos tratores agrícolas.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular tem como principal objetivo dotar os alunos dos conhecimentos dos sistemas gerais de motores, uso e manutenção dos mesmos.
Estes objetivos e conteúdos programáticos permitem a aquisição de conhecimentos teóricos e práticos sobre os principais temas e o desenvolvimento de competências profissionais a fim de os preparar para a entrada no mercado de trabalho.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Métodos pedagógicos :
Método expositivo;
Método demonstrativo;
Método activo.

Avaliação:
Avaliação contínua:
Dois testes escritos (TE1:50% + TE2: 50%) maior ou igual a 10 valores.

Os testes escritos têm que ter classificação mínima de 8 valores.

Condições para admissão a exame final: estar inscrito na unidade curricular.

Condições para dispensa total:
Obter uma média de 10 valores nos testes escritos;

Exame final: uma prova escrita.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Em sessões de caráter mais teórico, utilizar-se-á preferencialmente, o método expositivo.
As atividades práticas de campo realizadas fora da sala de aula (exploração agrícola) assentaram essencialmente no método
demonstrativo, nomeadamente cuidados de manutenção e uso de tratores.
Finalmente, e para que os estudantes participem de uma forma quase permanente na aprendizagem faremos a sua avaliação através
de uma prova escrita e discussão do trabalho prático/pesquisa de grupo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Atares, P. e Blanca, A (1996):Tractores y motores agrícolas, Ediciones Mundi-Prensa, Madrid
Briosa, F. (1984):Glossário Ilustrado de Mecanização Agrícola, segunda edição, Lisboa
Canavete, J.O. (1989):Técnica de la mecanizacion Agricola, terceira edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa
Canavete, J.O. (1989):Las maquinas de mecanizacion agricola, terceira edição. Madrid, Ediciones Mundi-Prensa
CEMAGREF (1991):Les tracteurs agricoles. Antony, France
CNEEMA- Les materiels de fertalization de semis de plantation et de binage. trois edition, Antony

Observações