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Produtos de Origem Animal

Código: LZOO1303    Sigla: POA
Área Científica: Produção Agrícola e Animal

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Produção Animal e Ciências Veterinárias - PACV

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
LZOO 34 Despacho n.º 11344/2019 de 02/12 5 60 140

Horas Efetivamente Lecionadas

LZOO_3_A

Ensino Teórico: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 56,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Teórico: 1,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico Totais 1 1,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   0,60
António José Faria Raimundo - ESA   0,40
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,00
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA   2,23
Igor Alexandre da Silva Dias - ESA   0,77

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ana Teresa da Cunha Machado Ribeiro - ESA Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Ao nível dos conhecimentos far-se-á uma ponte entre a produção primária e as etapas seguintes nas cadeias de produção, levando a que os estudantes conheçam parâmetros, critérios e limites e os fatores que os influenciam na produção primária, e aplicáveis ao controlo da qualidade e da segurança dos alimentos. Estes fatores serão trabalhados, não só ao nível da produção primária, mas também nas etapas subsequentes, de forma a que os estudantes possam incorporar competências e aptidões que lhes permitam exercer controlo e modelar os processos com objetivo de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos. Os estudantes serão ainda trabalhados para conhecerem a legislação, normas, guidelines e os sistemas passíveis de serem usados na gestão da qualidade e da segurança (e do risco ao nível destas duas áreas), para que possam participar na produção, aplicação e gestão e controlo dos sistemas. Serão também transmitidas formas de autoaprendizagem e atualização ao longo da vida.

Conteúdos programáticos

Caraterísticas da qualidade e da segurança dos produtos, e perigos e níveis de risco. Parâmetros, limites e critérios químicos, microbiológicos e físicos dos diferentes produtos. Aspetos legais e técnico-científicos. Etapas onde se podem manifestar perigos e/ou efetuar o seu controlo. Legislação, normas e guidelines aplicáveis. Pré-requisitos, nomeadamente boas práticas. Sistemas de controlo e de gestão da qualidade e da segurança alimentares (como HACCP, Codex Alimentarius e outros). Identificação e treino na sua interpretação e aplicação. Pontos de controlo e pontos críticos de controlo e gestão dos mesmos. Análise de unidades de produção na escola e identificação de pontos de interesse.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A introdução teórica permitirá estabelecer uma estrutura de conhecimento e levar ao desenvolvimento de trabalho de pesquisa prático escrito e nas explorações da ESAS e/ou fora delas, de modo a que os estudantes integrem conhecimentos anteriores e a partir daí adquiram os novos conhecimentos que lhes permitirão obter novas aptidões e competências a utilizar no terreno, aplicando o conhecimento dos fatores, parâmetros, critérios e limites em situações reais e através da produção de sistemas da qualidade e da segurança integrarão a ferramentas necessárias a uma atuação autónoma.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Teórico (15h), através da exposição de aspetos teóricos essenciais à introdução dos assuntos e ferramentas.
Orientação tutorial (15h), permitirá aos estudantes, de forma interativa, através de acompanhamento por docente, adquirir conhecimentos, aptidões e competências através de pesquisa orientada e análise de situações reais e produção de um trabalho prático. Auxílio na produção de trabalho de pesquisa escrito, em grupo.
Prático (30h), produção de produtos de origem animal.
Todos os estudantes inscritos na un. curricular estão admitidos a exame. 
Para dispensa de exame nota de frequência igual ou superior a 10 valores e cada elemento de avaliação com nota igual ou superior a 8 valores.
Elementos de avaliação: 2 provas escritas (70%*((PE1+PE2)/2)) + trabalho de grupo escrito (30%).
Exame: prova escrita (70%) + nota do trabalho escrito entregue (30%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os estudantes, através de referenciação de aspetos essenciais por via teórica, passarão depois a formar-se de forma semiautónoma, via orientação tutorial, e a incorporar de forma integrada conhecimentos referidos no programa, bem como as aptidões e conhecimentos, através da aplicação em sistemas reais e na produção de documentos de sistemas
de controlo.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Assoc. Port. de Certificação. Do Campo à Mesa/From farm to fork. Em http://www.apcergroup.com/portugal/images/site/graphics/Brochuras/APCER_Brochura_agro_food_PT.pdf, acedido a 10/out/2018, 41 p.
Aumaitre, A. (1999) Quality and safety of animal products. Livestock Prod. Sc., 59, 113¿124
Codex Alimentarius (2003) CAC/RCP 1-1969 - Gen. Principles of Fd. Hyg. Rome: U. Nations, Fd. and Agric. Org., Codex Alimentarius, 23 p.
Ingr, I. (1990) Calidad de la carne - Definición del término desde una óptica actual. Fleischwirtschaft, español, (1), 63-66
Internat. Standards Org. (2015) ISO 9001:2015 Sistemas de gestão da qualidade. Requisitos, 29 p.
Reg. (CE) n.o 853/2004 do Parlamento Europeu e do Cons. de 29 de Abr. de 2004, que estabelece regras específicas de higiene aplicáveis aos géneros alimentícios de origem animal. J. Of. da U. Europeia, L 226/22-L 226/82
Tamime, A. Y. (2009) Milk Processing and Quality Management. Eds. Tamime, A. Y. Blackwell Pub., Ltd., 343 p.

Observações