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Investigação na Prática de Ensino Supervisionada I

Código: M1MCN046    Sigla: IPES I

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 2 24 54

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TB

Ensino Prático e Laboratorial: 25,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 2,25

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,25
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,75
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   0,25
Maria Clara Marques dos Santos Martins   0,25
Nelson José Mestrinho Lopes   0,25
Neusa Cristina Vicente Branco   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisionada.
O2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação.
O3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade de investigação em educação.
O4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio - 1.ºCEB e/ou 2.ºCEB.
O5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa.
O6. Elaborar o Relatório de Estágio: Estrutura e Redação - preparação.

Conteúdos programáticos

1. Temas de investigação em educação.
2. Metodologias de investigação na prática de ensino.
3. Relatório de Estágio: estrutura e redação.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão desenvolver o Relatório de Estágio, devidamente orientados, centrando-se na apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios e na realização da componente investigativa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Seminários temáticos sobre temas e metodologias de investigação em educação, promovidos pelo docente responsável pela UC e eventuais especialistas convidados, bem como pelos restantes membros da equipa docente.
Seminários específicos, da responsabilidade dos vários docentes, de acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, incluindo observação de intervenções didáticas e/ou recolha de dados na prática de ensino supervisionada, e de preparação do Relatório final de Estágio.

A avaliação organiza-se da seguinte forma:
- participação nos seminários temáticos e realização de atividades propostas - 20%;
- apresentação do projeto de pesquisa para Relatório final (trabalho individual) - 80%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia utilizada é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam:
i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido, na UC de Investigação em Educação;
ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa.
Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2007). Research methods in education (6ª ed). London: Routledge.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (2011). Introduction: The discipline and practice of qualitative research. In N. Denzin, & Y. Lincoln (Eds.), The sage handbook of qualitative research (4ª ed, 1-19). Thousand Oaks, CA: Sage Publ.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora.
Merriam, S. B. (2009). Qualitative research. A guide to design and implementation. San Francisco, CA: Jossey Bass.
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde: Edições Pedago.
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2003). Manual de investigação em ciências sociais. (3ª ed). Lx: Gradiva.
Stake, R. E. (2000). Case studies. In N. Denzin, & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (2ª ed, 237-247). Thousand Oaks, CA: Sage Publ.
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3ª ed). Newbury Park, CA: Sage Publ.