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Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II

Código: M1MCN052    Sigla: IPES II
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 2 24 54

Horas Efetivamente Lecionadas

MMCN-TB

Teórico-Práticas: 0,00
Ensino Prático e Laboratorial: 24,75

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,10
Ensino Prático e Laboratorial: 2,25

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,10
Raquel Filipa Marques dos Santos   0,10
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,25
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,75
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   0,25
Maria Clara Marques dos Santos Martins   0,25
Nelson José Mestrinho Lopes   0,25
Neusa Cristina Vicente Branco   0,75

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1.Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisionada.
O2. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio.
O3. Elaborar considerações fundamentadas pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa
O4. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório de Estágio.

Conteúdos programáticos

1. Metodologias de investigação na prática de ensino.

2. Relatório de Estágio: elaboração e apresentação pública.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta UC tem como objetivo apoiar os estudantes na conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de professor. No âmbito desta UC, os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Seminários específicos, da responsabilidade dos vários docentes, de acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, incluindo observação de intervenções e/ou recolha de dados na prática de ensino supervisionada e de preparação do Relatório de Estágio. As metodologias realizam-se de forma presencial e/ou a distância. 

Avaliação: Apresentação e defesa pública do Relatório de Estágio - 100%.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A metodologia utilizada é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, uma vez que os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento da investigação, no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida em que deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a proximidade de questões e interesse de pesquisa destes últimos. Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre, esta UC é o cenário adequado para os estudantes redigirem e defenderem o referido Relatório. Nesta unidade curricular a carga média de trabalho autónomo (30h) é distribuída da seguinte forma: Pesquisa e estudo de bibliografia relacionada com a investigação em curso (10h); Construção de instrumentos e/ou análise de recolha de dados (10h); Elaboração do relatório de estágio (10h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Azevedo, M. (1994). Teses, relatórios e trabalhos escolares.  DEFCUL. 

Bardin, L. (2008). Análise de conteúdo (4ªed.).  Edições 70.
Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2007). Research methods in education (6ª ed.). Routledge.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2011). Introduction: The discipline and practice of qualitative research. In N. K. Denzin, & Y. S. Lincoln (Eds.), The sage handbook of qualitative research (4.ª ed., pp. 1-19). Sage Publications.
Denzin, N. K., & Lincoln, Y. S. (2003). Introduction. In N. K. Denzin, & Y. S. Lincoln (Eds.), Collecting and interpreting qualitative materials (2.ª ed.). Sage Publications. 
Quivy, R. & Campenhoudt, L. (2003). Manual de investigação em ciências sociais (3ª ed.). Gradiva. 
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3ª ed.). Sage Publications.

Observações