Código: | M1MCN2039 | Sigla: | DE1C3.4. | |
Área Científica: | Didáticas Específicas |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 8 | 96 | 216 |
Teórico-Práticas: | 57,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Esta UC visa que os futuros professores do 1.º Ciclo:
O1. mobilizem os seus conhecimentos científicos, didáticos e curriculares para realizar uma gestão curricular ajustada aos seus alunos e ao contexto em que estão inseridos e para perspetivar abordagens didáticas que visem a aprendizagem desses alunos nas diferentes áreas;
O2. conheçam o modo como os alunos do 1.º ciclo aprendem, mais especificamente nos 3.º e 4.º anos;
O3. identifiquem e aprofundem possíveis aspetos a trabalhar com alunos dos 3.º e 4.º anos, em diferentes áreas do conhecimento;
O4. planifiquem atividades para o ensino/aprendizagem no 1º CEB, tendo em conta os aspetos científicos, didáticos e curriculares estudados, bem como o nível de compreensão das crianças (3.º e 4.º anos);
O5. analisem e reflitam sobre práticas de sala de aula a promover para que os seus alunos desenvolvam conhecimentos e capacidades, nomeadamente sobre situações de ensino e aprendizagem de tópicos disciplinares dos 3.º e 4.º anos de escolaridade.
C1. O Currículo do 1.º ciclo do ensino básico (CEB) - 3.º e 4.º anos
-Orientações metodológicas: abordagens, conceitos e recursos
-Gestão curricular e avaliação
-Planificação, construção de tarefas/atividades e dinâmica da sala de aula
-Capacidades transversais
-Promoção de atitudes e valores
-Integração curricular das TIC
C2. Estratégias de ensino-aprendizagem no 1.º CEB
-Compreensão e expressão oral
-Leitura
-Escrita e educação literária
-Conhecimento explícito da Língua/Gramática
-Sentido de número racional e de operação
-Sentido espacial, grandezas e medida
-OTD
-Construção e discussão de mapas de conceitos
-Atividades experimentais de tipo investigativo
-Objetivos, metodologias, procedimentos e avaliação em História
-Desenvolvimento das perspetivas temporal e geoespacial: Aprofundamento da capacidade de análise sistémica do meio físico e social; Processos de mudança - abordagens retrospetivas e prospetivas
- Educação artística: artes visuais, educação musical, expressão dramática e dança.
Esta unidade curricular envolve as principais componentes do currículo, numa abordagem que privilegia o seu desenvolvimento integrado em termos de estudo e atividades. Assim, aborda de um modo integrado e articulado aspetos gerais do conhecimento profissional do professor (C1) visando O1. O ponto 2 dos conteúdos envolve aspetos relativos ao ensino-aprendizagem do 1.º CEB - 3.º e 4.º anos, no âmbito do Estudo do Meio, da Matemática, do Português e das Expressões, articulando-os com áreas não disciplinares, de modo a contribuir para que os futuros professores desenvolvam conhecimentos, aptidões e competências referentes a O2, O3, O4 e O5. Também em C2 se visa desenvolver conhecimentos do conteúdo, didáticos e curriculares essenciais para o professor do 1.º CEB, contribuindo também para a concretização de O1. Os conteúdos são explorados promovendo a articulação entre as diversas áreas curriculares, visando respeitar um modelo globalizante da prática do professor.
Privilegia-se a discussão orientada de temas sobre os contributos da investigação em didática a partir da literatura especializada; a discussão e a análise sobre situações de ensino-aprendizagem de alunos do 1.º Ciclo - 3.º e 4.º anos. Para além de se discutirem as potencialidades educativas de diferentes tipos de situações de aprendizagem os estudantes serão convidados a experimentá-las. É também promovida a elaboração e discussão de planificações. Os estudantes deverão analisar criticamente e apresentar, em regime a distância, as atividades concebidas.
A avaliação contínua basear-se-á na: a) Realização de trabalhos individuais ou em grupo sobre diferentes temáticas (60%). b) Planificação individual ou em grupo com apresentação em sessão síncrona (40%). Na modalidade de avaliação por exame, a classificação do estudante resulta exclusivamente da classificação obtida numa prova escrita.
A discussão, análise e reflexão sobre temáticas relativas às áreas disciplinares e sobre situações de ensino-aprendizagem no 1.º CEB proporcionam a mobilização de conhecimentos (O1). O trabalho tem por base as orientações curriculares atuais fomentando uma gestão curricular flexível (O1). A formação em Matemática visa aprofundar o conhecimento didático necessário para promoverem aprendizagens significativas aos alunos (O1) nos temas matemáticos e nas capacidades de resolução de problemas, de raciocínio e de comunicação matemática. A mobilização de conhecimentos científicos, didáticos e curriculares sobre diferentes temáticas do Estudo do Meio é fundamental na preparação de situações de aprendizagem ajustadas aos seus alunos e ao contexto em que estão inseridos (O1). O conhecimento e domínio da língua materna é essencial para um desenvolvimento adequado nas restantes áreas do conhecimento, sendo transversal à construção de diferentes competências (O1). A formação nas expressões visa desenvolver saberes sobre metodologias conducentes à articulação das várias áreas do currículo(O1). Pretende, ainda, fomentar atitudes criativas na produção de materiais e o sentido crítico na pesquisa de fontes e seleção da informação (O1).
A interação proporcionada entre os estudantes, referente à partilha de experiências de prática letiva possibilita que estes analisem e reflitam sobre a prática (O5). Pretende-se aprofundar o seu conhecimento sobre como os alunos aprendem (O2) e sobre os aspetos a trabalhar com eles (O3). Têm oportunidade de experimentar e de compreender por si os processos envolvidos na aprendizagem, pelo que serão convidados a experimentar abordagens, estratégias e atividades em simulações, podendo concretizá-las no estágio tendo como suporte uma planificação discutida (O4). A elaboração e a discussão de planificações, bem como a preparação da utilização de materiais manipuláveis e tecnológicos em sala de aula, proporcionando-se a mobilização de conhecimentos (O1) e a reflexão sobre a prática letiva (O2, O3). É contemplada a integração curricular das TIC, o uso das TIC pelos formandos nos seus trabalhos e na plataforma Moodle. Trabalho autónomo (120h): elaboração
e apresentação do projeto (35h); elaboração
de uma atividade STEAM (14h); elaboração
de tarefas de Didática da Matemática (13h); elaboração
de tarefas de Didática das Ciências (5h); reflexões
individuais sobre atividades STEAM (4h); redação
de um excerto do quadro teórico do relatório de estágio (9h); estudo
individual e leituras após cada aula (8h); recolha
de textos e atividades para elaboração e simulação de atividade e discussão - (5h); pesquisa,
planificação e preparação de uma aula - expressões (15h); interpretação
de textos de Didática da História e da Geografia (6h); elaboração
e preparação de apresentação de trabalhos de grupo no âmbito da Didática da
História e da Geografia (6h).
Afonso, M. (2008). A educação científica no 1.º ciclo do Ensino Básico. Porto Editora.
Chaffer, J., & Taylor, L. (1984). A História e o Professor de História. Livros Horizonte
Marques, R. (1985). Modelos de Ensino para a Escola Básica. Livros Horizonte
Martins, I. P., Veiga, L., Teixeira, F., Tenreiro-Vieira, C., Vieira, R., Rodrigues, A. V., & Couceiro, F. (2006). Educação em ciências e ensino experimental: Formação de professores. ME-DGIDC.
GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM
NCTM (2017). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. Associação de Professores de Matemática.
Pereira, L. Á. (2008). Escrever com as crianças - como fazer bons leitores e escritores: para crianças dos 0 aos 12 anos. Porto Editora.
Ponte, J. P., & Serrazina, M. L. (2000). Didáctica da Matemática do 1.º CEB. Lisboa: UA
Viadel, R. M. (Coord.) (2003). Didáctica de la Education Artística. Madrid: Pearson Education