Código: | M1MCN2040 | Sigla: | PES-3.4. | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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M1MCN | 5 | Despacho n.º 8687/2022 | 1º | 11 | 132 | 297 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Na UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- conhecer o contexto e as problemáticas do 3.º e 4.º anos do 1.º CEB;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar
contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias
de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho, numa perspetiva de reflexão sobre a ação.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB.
A UC tem como principal componente o estágio, pelo que os conteúdos da unidade curricular são definidos a partir das situações de prática, em coerência com os objetivos da unidade curricular. Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a lecionar.
Esta unidade curricular assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com a de Didática Específica e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB. Deste modo, os estudantes realizam estágio ao longo do semestre numa sala do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada, acompanhada pelos professores cooperantes e supervisores da ESE-IPSantarém.
Perspetiva-se que os estudantes mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado à turma, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Plano de trabalho da turma. Será este projeto que preconizará a ação dos estudantes junto de uma instituição educativa e dos alunos, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o professor cooperante e os professores responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).
Documentos curriculares em vigor http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Cardona, M.J., Marques, R. (Coord.) (2011). Da autonomia da escola ao sucesso educativo. ESESantarém/Ed. Cosmos
GTI (Ed.) (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. APM
GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM
Harlen, W. (1985). Teaching and learning primary science. Teachers College Press
Pereira, M.L. (2000). Escrever em Português-Didácticas e práticas. Ed. Asa
ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME
NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. APM
NCTM (2014). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM
Rebelo, D., Marques, M. J., & Costa, M. L. (2000). Fundamentos da didáctica da língua materna. Univ. Aberta
Sá, J.G. (2002). Renovar as práticas no 1.º ciclo pela via das ciências da natureza (2.ª ed). Porto Editora