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Prática de Ensino Supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico - 3.º e 4.º anos

Código: M1MCN2040    Sigla: PES-3.4.
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
M1MCN 5 Despacho n.º 8687/2022 11 132 297

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 3,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,00
Maria Clara Marques dos Santos Martins   2,00
Marisa Sofia Monteiro Correia   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Marques dos Santos Martins Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Na UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:
- conhecer o contexto e as problemáticas do 3.º e 4.º anos do 1.º CEB;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar
contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias
de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho, numa perspetiva de reflexão sobre a ação.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos estudantes no contexto do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A UC tem como principal componente o estágio, pelo que os conteúdos da unidade curricular são definidos a partir das situações de prática, em coerência com os objetivos da unidade curricular. Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a lecionar.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Prática de ensino supervisionada e enquadrada pelos supervisores da ESE-IPSantarém e pelos professores cooperantes;
Análise e discussão das situações da prática profissional, tendo como base um enquadramento teórico e metodológico fundamentado na literatura;
Construção, apresentação e reflexão crítica de situações ou produtos resultantes da prática no contexto do estágio.
Avaliação integra:
a) Desempenho em Estágio (60%);
b) Portefólio de estágio (40%), integrando o trabalho desenvolvido em estágio, no qual devem constar as evidências do trabalho desenvolvido (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos); reflexões investigativas periódicas, sustentadas por documentação bibliográfica de referência, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio.

Não existe avaliação por exame nesta UC."


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com a de Didática Específica e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB. Deste modo, os estudantes realizam estágio ao longo do semestre numa sala do 3.º e 4.º anos, do 1.º CEB, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada, acompanhada pelos professores cooperantes e supervisores da ESE-IPSantarém.
Perspetiva-se que os estudantes mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado à turma, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Plano de trabalho da turma. Será este projeto que preconizará a ação dos estudantes junto de uma instituição educativa e dos alunos, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o professor cooperante e os professores responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Documentos curriculares em vigor http://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
Cardona, M.J., Marques, R. (Coord.) (2011). Da autonomia da escola ao sucesso educativo. ESESantarém/Ed. Cosmos
GTI (Ed.) (2005). O professor e o desenvolvimento curricular. APM
GTI (Ed.) (2017). A prática dos professores: Planificação e discussão coletiva na sala de aula. APM
Harlen, W. (1985). Teaching and learning primary science. Teachers College Press
Pereira, M.L. (2000). Escrever em Português-Didácticas e práticas. Ed. Asa
ME (2017). Perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória. ME
NCTM (2007). Princípios e normas para a matemática escolar. APM
NCTM (2014). Princípios para a ação: Assegurar a todos o sucesso em Matemática. APM
Rebelo, D., Marques, M. J., & Costa, M. L. (2000). Fundamentos da didáctica da língua materna. Univ. Aberta
Sá, J.G. (2002). Renovar as práticas no 1.º ciclo pela via das ciências da natureza (2.ª ed). Porto Editora