Código: | MAE2003 | Sigla: | DGCPS | |
Área Científica: | Formação Educacional Geral |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MAE | 10 | Despacho n.º 9489/2023 | 1º | 7 |
Teórico-Práticas: | 30,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Pretende-se promover uma reflexão sobre: 1) Conceitos básicos do desenvolvimento curricular; 2) Conceitos básicos de deontologia e ética profissional; 3) Teorias curriculares; 4) Vários tipos de planos curriculares de acordo com a sua sequência temporal e especificidade; 5) Objetivos e estratégias de aprendizagem; 6) Diferentes formas e meios de avaliação; 7) Dilemas éticos da profissão docente; 8) Direitos e deveres dos/as docentes; 9) Práticas e modelos de supervisão; 10) Supervisão e desenvolvimento profissional.
- Currículo e desenvolvimento curricular - Estratégias para a mudança curricular - Planeamento curricular - Projeto educativo - Projeto curricular de turma - Avaliação, controlo e prestação de contas - Conhecimento e currículo - A natureza problemática do conhecimento humano - Teorias curriculares - O professor como construtor e gestor do currículo - O curriculum e os valores - Os objetivos da aprendizagem - Planificação e avaliação em contexto de sala de aula - Estratégias e atividades de ensino - Dilemas éticos do currículo e da profissão docente - Supervisão e aprendizagem - Modelos de supervisão - Dimensão ética da intervenção do supervisor - Métodos e técnicas da formação docente - Avaliação de necessidades de formação e seu planeamento - Supervisão e desenvolvimento profissional
A metodologia de trabalho orienta-se para a promoção de aprendizagens experienciais e estímulo de competências de observação e reflexão sobre essas experiências. A interação entre a reflexão de situações de prática docente e o seu aprofundamento teórico são privilegiadas.
A metodologia orienta-se para a promoção de aprendizagens experienciais e estímulo de competências de observação e reflexão de modo a conceptualizar com base nelas. Assenta numa interação entre a reflexão sobre situações de prática docente e aprofundamento teórico. Estão previstas 12 horas de aulas a distância, de modo síncrono e assíncrono, ministradas através das plataformas digitais Colibri/Zoom e Moodle com exposições curtas, pesquisa bibliográfica e debates. Nas aulas presenciais (13h) será dada particular ênfase ao trabalho prático e realizado em pequenos grupos, existindo depois momentos de discussão em grande grupo. Avaliação de frequência: - Participação nos trabalhos que vão sendo realizados - 20% - Uma ficha de leitura crítica sobre um documento de gestão curricular e outra sobre uma situação de supervisão - ponderação de 40% cada. Critérios de avaliação: Rigor conceptual; Capacidade de síntese; Capacidade de problematização; referências bibliográficas rigorosas e atuais.
Pretende-se ao longo da UC (tanto nas aulas presenciais como nas aulas à distância - em momentos assíncronos e síncronos) promover a participação dos/as formandos/as através da análise de exemplos, textos e da reflexão sobre a sua experiência profissional.
Alarcão, I., & Tavares, J. (2010). Supervisão da Prática Pedagógica. Uma Perspectiva de Desenvolvimento e Aprendizagem. Coimbra: Almedina. [2ª Ed revista e atualizada 2003] Estrela, M. (2010) Profissão docente. Dimensões afetivas e Éticas. Porto. Areal Ed Gaspar, I; Roldão, Mª (2007) Elementos do Desenvolvimento Curricular, Lisboa: Univ Aberta Marques, R. (2007). A cidadania na Escola. Lisboa: Livros Horizonte Marques, R. (2000). Breve História da Ética Ocidental. Lisboa: Plátano Editora Marques, R. (2014). Apontamentos de Planificação e Avaliação. Lisboa: Bubok Pacheco, J (Org.) (2008) Organização curricular portuguesa, Porto: Porto Ed Perrenoud, P et all (Eds.) (2001). Formando professores profissionais: quais estratégias? quais competências? (2ª ed.). S. Paulo: Artmed Roldão, Mª (2003) Gestão do Currículo e Avaliação de competências, Lisboa: Ed. Presença