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Gestão financeira aplicada às instituições educativas

Código: MAE2006    Sigla: GFAIE
Área Científica: Formação em Gestão

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAE 9 Despacho n.º 9489/2023 7

Horas Efetivamente Lecionadas

MAE1

Teórico-Práticas: 25,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 1,67

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 1,67
Maria Goreti de Jesus Damaso - ESGT   1,67

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Goreti de Jesus Damaso - ESGT Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Com esta unidade curricular (UC) pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

Analisar a informação contabilística-financeira e a sua utilização no suporte à decisão das instituições educativas. Compreender o ciclo de gestão de forma integrada em particular os ciclos operacionais, de investimento e de financiamento. Alcançar as seguintes competências:
1. Compreender a importância da informação contabilística no âmbito do ciclo de gestão;
2. Analisar informação financeira e não financeira e determinar a sua relevância na tomada de decisão;
3. Compreender as principais medidas de valorização e mensuração dos elementos patrimoniais conducentes a um relato financeiro fiável;
4. Compreender a tipologia de custos e rendimentos de uma organização e a sua importância na tomada de decisão.

Conteúdos programáticos

1. A Gestão Financeira
1.1. Conceitos, Objetivos, Limites, Tarefas.
1.2. Fluxos Reais e Fluxos Financeiros.
2. A Contabilidade
2.1. A importância da informação contabilística
2.2. Principais Conceitos
2.3. IFRS - Estrutura Concetual
2.4. Principais elementos das Demonstrações Financeiras
2.5. Análise dos Elementos das Demonstrações Financeiras
3. Equilíbrio Financeiro
3.1. Noção de equilíbrio financeiro
3.2. Regra geral do equilíbrio financeiro
3.3. O fundo de maneio necessário
3.4. O balanço funcional
3.5. Os ciclos de atividade
3.6. Resultados e saldos financeiros
3.7. Teoria CVR. O ponto morto económico
4. Gestão Financeira de curto Prazo
4.1. Orçamento de Tesouraria
4.2. Políticas financeiras de curto Prazo
5. Gestão financeira de médio e longo prazo
5.1. Análise de investimentos
5.2. Planeamento Financeiro estratégico

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A divisão dos conteúdos programáticos em cinco grandes partes permite a existência de um equilíbrio entre o os conceitos introdutórios e o equilíbrio financeiro, para de seguida aprofundar na gestão financeira de curto e médio-longo prazo. Com efeito, cada uma das partes é composta por um conjunto de módulos que, integrados, permitem transmitir os conhecimentos tidos como fundamentais para que os alunos alcancem os objetivos previamente estabelecidos, nomeadamente em termos de aplicação de técnicas que potenciem a obtenção de capacidades específicas na área da gestão financeira.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As sessões serão apoiadas pela utilização da plataforma de aprendizagem online moodle através da qual se disponibiliza: o material didático-pedagógico; a calendarização das atividades; os resultados de elementos de avaliação; indicações para a realização de trabalho; e espaços para a submissão de trabalhos. Algumas tarefas propostas aos estudantes serão mesmo desenvolvidas na própria plataforma, fazendo uso de outras ferramentas existentes e de todas as suas potencialidades, nomeadamente no acompanhamento da regularidade com que cada estudante acede à plataforma e realiza as atividades propostas.

A avaliação basear-se-á na:
a) Participação ativa dos estudantes nas tarefas propostas (40%);
b) Fichas de avaliação individual (15%)
c) Um trabalho de grupo (45%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Uma metodologia expositiva, interativa e de partilha de experiências e conhecimentos potencia a aprendizagem. Procura-se desenvolver as capacidades dos alunos para analisar criticamente as questões levantadas e articular uma posição fundamentada sobre as mesmas, afim de analisar e resolver problemas, além de participar numa aprendizagem ativa e no trabalho de equipa. Valorizar-se-á o aprender fazendo, através da análise de situações aproximadas da realidade.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Brealey, R. A., Myers, S. C., & Marcus, A. J. (2023). Fundamentals of corporate finance. McGraw-Hill.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E., Neiva, J. (2019). Análise Financeira-Teoria e Prática. 5ª edição. Lisboa: Edições Sílabo.
Matias, F., Serrasqueiro, Z., Baptista, C., Coelho, L., Salsa, L. (2023). Gestão Financeira ¿ Da Teoria à Prática. Lisboa: Edições Sílabo.
Silva, J. V., & Ferreira, P. J. S. F. (2018). Princípios de gestão financeira. 2ª edição. Rei dos Livros.
Teixeira, N., Ribeiro, S., Santos, M., Pardal, P., (2021). O Valor e a Sustentabilidade Financeira, Edições Sílabo.