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Fundamentos e práticas de administração educacional

Código: MAE2007    Sigla: FPAE
Área Científica: Formação Específica em Administração Educacional

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAE 9 Despacho n.º 9489/2023 8

Horas Efetivamente Lecionadas

MAE1

Teórico-Práticas: 33,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,33

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,33
António Fernando Saldanha Portelada   0,50
Maria João Cardona Correia Antunes   1,83

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se levar os formandos e formandas a analisar: - a escola como organização identificando as suas múltiplas dimensões - a especificidade dos diferentes contextos que integram a rede escolar - os diferentes níveis de decisão que integram o sistema educativo - as implicações da atual legislação nas características dos contextos - institucionais - as diferentes áreas de intervenção das instituições escolares: a nível - pedagógico; profissional e escolar - possíveis estratégias de intervenção para promover uma maior qualidade - educativa - o papel da escola a nível da (auto)formação dos profissionais que nela - trabalham - estratégias de articulação com as famílias e comunidade - o papel que a escola pode ter no desenvolvimento comunitário - exemplos de intervenções nas diferentes áreas de intervenção estudadas

Conteúdos programáticos

- A escola como organização multidimensional - Características dos diferentes contextos institucionais que integram a rede escolar - Implicações do quadro legal em vigor - Diferentes áreas de intervenção das instituições escolares a nível: pedagógico; profissional; escolar. - Estratégias de intervenção para promover uma maior qualidade educativa - O papel da escola no desenvolvimento comunitário - Princípios a considerar na planificação da administração educacional

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se realizar uma análise organizacional da escola na sua multidimensionalidade. Partindo da legislação em vigor e das implicações administrativas que estas determinam, serão consideradas as diferentes áreas de intervenção das instituições escolares: a nível pedagógico; considerando a gestão curricular; a nível profissional, considerando a formação e gestão dos recursos humanos; a nível escolar, tendo em conta a relação com as famílias e com a comunidade. Tendo em conta os conteúdos das diversas unidades curriculares, pretende-se desenvolver estratégias práticas que culminem na definição de um projeto de intervenção para um contexto específico previamente caracterizado e avaliado. Esta Unidade Curricular pretende também proceder a uma sistematização do trabalho realizado nas várias Unidades curriculares, em articulação com a UC de Metodologias de Investigação para apoiar a definição do trabalho final que deverão desenvolver durante o 2º ano do curso.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Durante as aulas desta Unidade Curricular há uma constante preocupação em articular a teoria e a prática, considerando as experiências dos formandos e formandas. Das várias metodologias de trabalho, destaca-se a realização de: -Aulas expositivas/Seminários - Trabalhos individuais e de grupos para a análise de textos, situações; estudos de caso e discussão de estratégias de intervenção. A avaliação baseia-se na participação crítica e informada nas aulas, sendo solicitada a realização - de um portefólio (15%) - a realização de um trabalho individual que deverá corresponder à fundamentação teórica da problemática do projeto a desenvolver durante o 2º ano do curso (85%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A concretização dos objetivos desta Unidade Curricular faz-se através de aulas teórico-práticas, que se dividem em momentos de exposição teórica e momentos de realização/apresentação de trabalhos realizados individualmente e/em grupo, a partir da análise de situações diversas relacionadas com as vivências dos formandos e formandas. O trabalho desenvolvido procura-se que fundamente o trabalho final que vão ter que realizar no 2º ano do curso. Neste sentido procura-se apoiar uma articulação coerente do que trabalharam durante este 1º ano do curso, em estreita colaboração com o trabalho realizado na Unidade Curricular de Metodologias de Investigação

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Canário, 2008 ¿A escola: das ¿promessas¿ às ¿incertezas¿, Educação Unisinos, 12 (2): 73-81 Cardona & Linhares (coord.), 2020 Da pesquisa ao delineamento de projetos de intervenção em instituições educativas. ESE_IPSAntarem Cardona, Mª João (coord.), 2019 Do institucional ao pedagógico pedagógico: pesquisas e práticas em Administração Educacional, ESSE_IPSantarem Carvalho, 2014 A Construção de Conhecimento sobre Políticas Públicas de Educação em Portugal, Lisboa: IE/ Univ. Costa, 2004 Formação em administração educacional na Universidade de Aveiro, Univ. Aveiro Silva, 2007 ¿Tendências actuais na formação em Administração Educacional¿, Revista Portuguesa de Educação, 2007, 20(1), pp. 221-245