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Exercício Físico nas Fases Especiais da Vida

Código: MAFS006    Sigla: EFFEV
Área Científica: Ciências do Desporto

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: MAFS - Ciências do Desporto

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MAFS 17 Despacho nº 7576/2019 de 26 de agosto 4 30 100

Horas Efetivamente Lecionadas

MAFS-1-T1

Ensino Prático e Laboratorial: 26,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 2,00

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
João Paulo Reis Gonçalves Moreira de Brito - ESD   0,00
Liliana Ricardo Ramos - ESD   0,00
Maria de Fatima Florentino Gonçalves Ramalho - ESD   0,00
Rafael Franco Soares Oliveira - ESD   0,00
Vera Alexandra Costa Simões - ESD   0,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vera Alexandra Costa Simões - ESD Responsável

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1-Identificar e saber aplicar princípios de treino em aulas de grupo e sala de exercício (treino cardiorrespiratório e força), em mulheres na gravidez e no pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. 2-Conhecer e saber aplicar diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e de concentração/meditação nas diferentes populações abordadas. 3-Ser capaz de elaborar um programa de exercício eficiente e seguro para uma das populações abordadas nesta unidade curricular. 

Conteúdos programáticos

A-Objetivos e benefícios trabalho respiratório, de relaxamento e concentração/meditação em mulheres na gravidez e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. B-Identificação e abordagem prática das diferentes técnicas respiratórias, de relaxamento e concentração/meditação. C-Adaptação do exercício em aula de grupo a população idosa, com diferentes níveis de funcionalidade e condições clínicas. D- Adaptação do exercício a cada fase da gravidez e pós-parto. E- Adaptação do exercício em aulas de grupo para crianças e adolescentes bem com as linhas orientadoras de programas de treino dirigidos aos diferentes escalões etários, ao seu desenvolvimento sócio afetivo, cognitivo, motor e de qualidades físicas.  F-Adaptação do treino de força e cardiorrespiratório em sala de exercício na gravidez e pós-parto, a crianças/adolescentes, idosos e populações com condições clínicas especificas. 

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As crescentes solicitações da área socioprofissional da Atividade Física e Saúde requerem uma formação especializada e aprofundada, no sentido de dar resposta aos objetivos e necessidades das populações-alvo que a caracterizam. Enquadrada na área da Atividade Física e Saúde, a unidade curricular de Exercício Físico nas Fases Especiais da Vida direciona-se para a aquisição de conhecimentos e competências para realizar um programa de exercício eficiente e seguro para determinada população especial (grávidas e pós-parto, crianças/adolescentes, idosos e populações clínicas), com base nas características dos praticantes, para determinados objetivos. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre os Conteúdos Programáticos e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1-Conteúdos Programáticos C, D, E e F
Objetivo 2-Conteúdos Programáticos A e B
Objetivo 3-Conteúdos Programáticos C, D, E e F

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Metodologia de Ensino:I - Exposição de conteúdos;II - Questionamento;III - Análise, reflexão e discussão sobre temas e situações apresentadas na aula;IV - Realização de exercícios e aulas práticas;V-Avaliações

Avaliação contínua: 1- Elaboração um programa de exercício. 2-Apresentação do trabalho + Defesa. Fórmula de cálculo: 0,5*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. 
Exame final: 1-Elaboração um programa de exercício. 2-Exame oral (Apresentação e Defesa do trabalho). Fórmula de cálculo: 0,50*PEx+0,25*AP+0,25*D. A média final dos elementos de avaliação deve ser igual ou superior a 10 valores. Regime de frequência: sem número mínimo de presenças para aceder à avaliação contínua ou ao exame final. Regime específico para alunos em situação especial: os alunos em situação especial devem dirigir-se ao regente de modo a formalizar um modelo de avaliação personalizado.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Para alcançar todos os objetivos pretendidos, serão em cada um deles, utilizadas todas as metodologias de ensino descritas anteriormente. Para o efeito apresenta-se, infra, de forma esquemática a ligação entre as Metodologias de Ensino e os Objetivos de Aprendizagem:
Objetivo 1 e 2 ¿ Metodologias de Ensino I, II, III e IV
Objetivo 3 ¿ Metodologias de Ensino V

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

American College of Sports Medicine (2021). ACSMs Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11th Ed.). Williams & Wilkins; Anggraeni, N. P. D. A., Herawati, L., Widyawati, M. N., Leo, I. K., & Arizona, T. (2019). The Effect of Exercise on Postpartum Womens Quality of Life. Journal Ners, 14(3); da Rosa Orssatto, L. B., de la Rocha Freitas, C., Shield, A. J., Silveira Pinto, R., & Trajano, G. S. (2019). Du, M. C., Ouyang, Y. Q., Nie, X. F., Huang, Y., & Redding, S. R. (2019). Effects of physical exercise during pregnancy on maternal and infant outcomes in overweight and obese pregnant women: A meta analysis. Birth, 46(2), 211-221; Faigenbaum, A. D., Lloyd, R. S., & Oliver, J. L. (2019). Essentials of youth fitness. Human Kinetics Publishers; Gäbler, M., Prieske, O., Hortobagyi, T., & Granacher, U. (2018). Archives of Gerontology and Geriatrics, 103, 104787. 

Observações

Em contexto pandémico as aulas poderão ser lecionadas em formato online.