Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Compreender a relevância da harmonização contabilística internacional.
Perceber os princípios contabilísticos no âmbito da Estrutura Concetual e do Sistema de Normalização Contabilística.
Entender o tratamento contabilístico previsto nas Normas Contabilísticas e de Relato Financeiro.
Conteúdos programáticos
1. Enquadramento
2. Inventários e ativos biológicos
3. Investimentos não financeiros
4. Investimentos financeiros de curto e de médio/longo prazo
5. Financiamento
6. Impostos sobre o rendimento
7. A contabilidade criativa
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos são coerentes com os objetivos da unidade curricular, o capítulo 1 possibilita ao aluno compreender a relevância da harmonização contabilística internacional. Os capítulos 2, 3, 4, 5, 6 e 7 possibilitam ao aluno entender os princípios contabilísticos no âmbito da estrutura concetual e do sistema de normalização contabilística, bem como o tratamento contabilístico previsto nas normas contabilísticas e de relato financeiro.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
Para além do necessário enquadramento teórico, o trabalho a desenvolver terá uma perspetiva igualmente prática pelo que paralelamente às exposições teóricas dos conteúdos programáticos serão apresentados e resolvidos casos que permitam ilustrar a aplicação do normativo contabilístico.
Avaliação
O método de avaliação de conhecimentos na unidade curricular é a avaliação contínua, a qual será efetuada através da realização de dois trabalhos e de um teste. A ponderação dos elementos de avaliação propostos terá a seguinte distribuição: Apresentação de trabalho 50%; Apresentação de artigo científico 20%; Teste individual 30%. Nos exames desta unidade curricular não haverá lugar a prova oral, pelo que só serão aprovados os alunos que na prova escrita obtenham uma classificação igual ou superior a 10 (dez) valores. Uma nota final superior a 16 (dezasseis) poderá estar dependente de defesa de nota, mediante a realização de uma prova oral, exigida pelo docente.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
A metodologia de ensino permitirá ao aluno aprofundar temáticas contabilísticas complexas, identificando em cada caso a substância doutrinal que lhe está subjacente bem como as suas especificidades ao nível dos princípios e regras de mensuração e relato. A intervenção ativa do aluno permitirá tanto o enquadramento teórico da temática como a sua aplicabilidade em contexto real de trabalho.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Comissão de Normalização Contabilística (2016). Sistema de Normalização Contabilística, disponível em http://www.cnc.min-financas.pt/snc2016.html. Gomes, J. & Pires, J. (2015). Sistema de Normalização Contabilística - Teoria e Prática, 5.ª Edição, Vida Económica. Jensen, M. C. & Meckling, W. H. (1976). Theory of the Firm: Managerial Behavior, Agency Costs and Ownership Structure. Journal of Financial Economics, 3 (4), 305-360. Rodrigues, J. (2021). Sistema de Normalização Contabilística explicado, 8.ª Edição, Porto Editora.