Código: | MCF007 | Sigla: | CCG | |
Área Científica: | Contabilidade |
Área de Ensino: | Contabilidade |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|
MCF | 18 | Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto | 1º | 6 |
Teórico-Práticas: | 36,00 |
Docência - Horas Semanais
|
Docência - Responsabilidades
|
Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade de gestão com impacto nos diferentes níveis de gestão das organizações, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:
1. Desenvolver uma análise crítica da utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão;
2. Debater o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações;
3. Conhecer ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas e debater a sua utilidade para os gestores.
Capítulo 1: Evolução da contabilidade de gestão.
Capítulo 2: Os múltiplos papéis do contabilista de gestão.
Capítulo 3: Ferramentas de custeio/gestão baseadas em atividades.
Capítulo 4: Balanced scorecard.
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O capítulo 1 permite ao aluno questionar a utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão no atual contexto competitivo. O capítulo 2 permite ao aluno discutir o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações. Os capítulos 3 e 4 permitem ao aluno conhecer ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas e debater a sua utilidade para os gestores.
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. Como regra geral, há primeiro uma apresentação dos conceitos teóricos seguida de casos práticos para exemplificar e discutir a sua aplicação em contextos organizacionais específicos.
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:a. Construção colaborativa online de um Handbook sobre Contabilidade e Controlo de Gestão na Era da Digitalização (50%);b. Prova escrita individual (30%);c. Participação colaborativa em aula (20%).
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular permitem que os objetivos de aprendizagem sejam alcançados progressivamente, partindo das limitações de ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão. e atendendo aos papéis do contabilista de gestão, para introduzir e discutir a utilidade de ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas.
Cruz, I., Coimbra, C., Abrantes, L., Alves, M.C., & Quesado, P. (2023). Contabilidade de Gestão Avançada - Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho. Coimbra: Almedina.
Drury, C. & Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting (11th Edition). South-Western: Cengage Learning.Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.