• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MCF007
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Complementos de Contabilidade de Gestão

Código: MCF007    Sigla: CCG
Área Científica: Contabilidade

Ocorrência: 2024/25 - 1S

Área de Ensino: Contabilidade

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MCF 13 Despacho n.º 7166/2019, de 12 de agosto 6

Horas Efetivamente Lecionadas

MCF-1-16ED

Teórico-Práticas: 32,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Adriana Rodrigues Silva - ESGT   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Adriana Rodrigues Silva - ESGT Responsável

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Face ao crescente alargamento das temáticas da contabilidade de gestão com impacto nos diferentes níveis de gestão das organizações, esta unidade curricular tem os seguintes objetivos:

O1. Desenvolver uma análise crítica da utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão;
O2. Debater o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações;
O3. Conhecer ferramentas de contabilidade de gestão mais contemporâneas e debater a sua utilidade para os gestores.

Conteúdos programáticos

CP1: Evolução da contabilidade de gestão.
CP2: Os múltiplos papéis do contabilista de gestão.
CP3: Ferramentas de custeio/gestão baseadas em atividades.
CP4: Balanced scorecard.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com os objetivos desta unidade curricular. O CP 1 permite ao aluno questionar a utilidade das ferramentas tradicionais de contabilidade de gestão no atual contexto competitivo (OA1). O CP 2 permite ao aluno discutir o alargamento dos papéis do contabilista de gestão nas organizações (OA2). Os CP 3, CP 4 e CP 5 permitem ao aluno conhecer a diversidade de inovações de contabilidade de gestão e debater a sua utilidade para os gestores (OA3).

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Nesta unidade curricular a metodologia de ensino tem base os seguintes métodos:
- Método expositivo (M1);
- Método participativo (M2);
- Método ativo (M3); e
- Autoestudo (M4).




Avaliação

A1. Desenvolvimento de um trabalho escrito sobre a Contabilidade para a Gestão e a Tomada de Decisão em diferentes contextos sendo: Desenvolvimento e entrega do trabalho (30%) e a apresentação pública final (15%);

A2. Prova escrita individual (30%);

A3. Participação construtiva em aula (25%).

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Os objetivos de aprendizagem serão alcançados por intermédio da combinação de quatro diferentes métodos de ensino e avaliados através do desenvolvimento e apresentação de um trabalho individual (A1), avaliação individual (A2) e de participação construtiva em sala de aula (A3):

OA1, OA2, OA3; M1, M2, M3, M4 (A1);
OA1, OA2, OA3; M1, M2, M3, M4 (A2);
OA1, OA2, OA3; M1, M2, M3, M4 (A3).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cruz, I., Coimbra, C., Abrantes, L., Alves, M.C., & Quesado, P. (2023). Contabilidade de Gestão Avançada - Gestão Estratégica de Custos e Avaliação do Desempenho. Coimbra: Almedina.

Drury, C. & Tayles, M. (2021) Management and Cost Accounting (11th Edition). South-Western: Cengage Learning.

Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Lisboa: Escolar Editora.