Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
A unidade curricular de mercados e instrumentos financeiros de Finanças Empresariais tem por objetivo dotar os estudantes de conhecimentos sobre o funcionamento dos mercados financeiros, a gestão de carteiras de títulos e a avaliação de ativos financeiros e de carteiras de títulos. Ministrar técnicas de gestão de ativos financeiros, através da obtenção de competências teóricas e práticas para a realização de investimentos financeiros em contexto profissional. O programa da unidade curricular analisa e avalia ainda detalhadamente os principais produtos e instrumentos financeiros COMPETÊNCIAS A ADQUIRIR: COMPETÊNCIAS INTELECTUAIS Capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares no âmbito das finanças empresariais; Capacidade de tomada de decisão e de implementação no âmbito de decisões de investimento em ativos financeiros. COMPETÊNCIAS PRÁTICAS Capacidade de identificar, planear e conduzir processos de análise no âmbito dos produtos e instrumentos financeiros.
Conteúdos programáticos
1- INTRODUÇÃO
2- MERCADOS E INSTRUMENTOS FINANCEIROS
3- GESTÃO DE CARTEIRAS
4- MODELO DE EQULIBRIO DE ACTIVOS FINANCEIROS (CAPM)
5- MODELOS DE FACTORES
6- EFICIÊNCIA DOS MERCADOS DE CAPITAIS
7- OBRIGAÇÕES E CARTEIRAS DE OBRIGAÇÕES
8- ACÇÕES
9- OPÇÕES
10- CONTRATOS A PRAZO E FUTUROS
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos incluídos no capítulos 2 e mais tarde capítulos 7, 8, 9 e 10 apresentam os principais ativos financeiros transacionados nos mercados financeiros, com as suas particularidades e características específicas. Com estes capítulos procura-se preencher um dos grandes objetivos de aprendizagem que é o funcionamento dos mercados financeiros.
O objetivo relacionado as técnicas de gestão de carteiras e avaliação de ativos procura ser alcançado com a temática associada aos capítulos 3, 4, 5 e 6.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
O método de ensino seguirá uma abordagem teórico-prática, com a exposição por parte do docente dos conceitos e matérias que fazem parte dos conteúdos programáticos. Serão analisados casos práticos, situações e operações financeiras por forma a possibilitar a reflexão e discussão dos temas em aula, permitindo aos alunos compreender melhor o funcionamentos dos mercados financeiros. O foco em técnicas de aprendizagem participativa permite que os alunos apliquem na prática os conceitos teóricos que são expostos no decurso das aulas. A existência de grupos de trabalho como elemento de avaliação ajudará a fomentar a discussão e a aprendizagem.
Avaliação
O processo da avaliação nesta unidade curricular inclui o resumo e apresentação de um artigo científico, a indicar pelo docente, em grupos de trabalho. A apresentação deste trabalho será feita na última aula do semestre, com a presença e envolvimento de todos os elementos do grupo. Será também realizado um teste escrito individual, sem consulta, sobre os conteúdos programáticos da Unidade Curricular a realizar em data a anunciar. A nota final será obtida com uma ponderação de 50% para o trabalho de grupo e 50% para o teste escrito.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
O objectivo da disciplina é familiarizar os mestrandos sobre o funcionamento dos mercados, a gestão de carteiras e avaliação de activos financeiros. Pretende-se ministrar um conjunto de técnicas com a finalidade de dotar os estudantes de um corpo teórico e prático para a realização de investimentos financeiros em contexto profissional, nomeadamente, conhecendo o funcionamento do mercado de capitais; construir carteiras eficientes; seleccionar carteiras óptimas; avaliar activos financeiros; avaliar a gestão de carteiras de ativos; gerir carteiras de obrigações; discutir a eficiência dos mercados de capitais.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
O docente disponibiliza aos alunos um conjunto de textos e outros materiais pedagógicos que suportam o essencial das matérias a lecionar e avaliar. Complementarmente referencia-se a seguinte bibliografia: BODIE, Z., KANE, A., MARCUS, A. (2009), Investments 8th edition, McGraw-Hill International Edition BODIE, Zvi e Robert Merton (2000), Finance, Prentice-Hall. BREALEY, Richard A. e Stewart C. Myers (2007), Princípios de Finanças Empresariais, 8ª edição, McGraw-Hill de Portugal. Brandão, Elísio (2002), Finanças, 2ª Edição, Porto Editora Copeland, Thomas E. e J. Fred Weston (1992), Financial Theory and Corporate Policy, 3ª Edition, Addison-Wesley Publishing Company. Damodaran, Aswath (2004), Finanças Corporativas ¿ Teoria e Prática, 2ª Edição, Bookman. Haugen, Robert A. (1993), Modern Investment Theory, 3ª Edition, Prentice-Hall International Editions