Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta unidade curricular tem o objetivo de capacitar os estudantes a conduzirem um projeto de investigação no domínio específico de contabilidade e finanças.
Conteúdos programáticos
Capítulo 1: A seleção do tópico de investigação.
Capítulo 2: Abordagens de investigação. Capítulo 3: A estrutura e redação de trabalhos científicos. Capítulo 4: Elaboração de proposta de investigação.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
Os conteúdos programáticos encontram-se em sintonia com o objetivo desta unidade curricular.
O capítulo 1 permite ao estudante selecionar o tópico de investigação. O capítulo 2 permite ao estudante conhecer a diversidade de abordagens de investigação. O capítulo 3 permite ao estudante conhecer os aspetos formais de um trabalho científico. Por últimol, o capítulo 4 permite ao estudante elaborar uma proposta de investigação.
Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico
As aulas desta unidade curricular são teórico-práticas. A apresentação dos conceitos teóricos é apoiada em exemplos práticos da sua aplicação.
A avaliação de conhecimentos contempla as seguintes componentes:
a. Participação ativa em atividades desenvolvidas em sala de aula (40%);
b. Apresentação (oral) e discussão da proposta de dissertação (20%);
c. Proposta final (escrita) de dissertação (40%);
A avaliação desta unidade curricular enquadra-se no disposto na alínea b) do nº 4 do art.º 2º do Regulamento de Avaliação de Conhecimentos e Competências dos Estudantes da ESGTS (Regulamento n.º 661/2016), pelo que apenas poderá ser realizada por avaliação contínua e não por exame final.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular
As metodologias de ensino seguidas nesta unidade curricular prepararam o estudante para levar a cabo um projeto de investigação no domínio específico da contabilidade e finanças, na medida em que vai familiarizando progressivamente o estudante com práticas de investigação.
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Kumar, R. (2019). Research Methodology: A step-by-step guide for beginners (5th edition). Sage Publications.
Major, M., & Vieira, R. (2017). Contabilidade e Controlo de Gestão: Teoria, Metodologia e Prática (2.ª Edição). Escolar Editora.
Ryan, B., Scapens, R., & Theobald, M. (2002). Research Method & Methodology in Finance & Accounting (2nd edition). Thomson.