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Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância

Código: MEPE1C010    Sigla: PES-JI
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2021/22 - 2S

Área de Ensino: Ciências Matemáticas e Naturais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 13 Despacho nº 10055/2015 12 144 324

Horas Efetivamente Lecionadas

1S-MEPE1C

Ensino Prático e Laboratorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 6,40

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 6,40
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   0,80
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   1,60
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,80
Maria João Cardona Correia Antunes   1,60
Maria Clara Marques dos Santos Martins   0,80
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,80

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
¿ conhecer o contexto e problemáticas do Jardim de Infância;
¿ interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
¿ desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
¿ mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
¿ desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
¿ (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Jardim de Infância.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Sendo os conteúdos da unidade curricular definidos a partir das situações de prática a coerência com os objectivos da unidade curricular é evidente. Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a lecionar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.

A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.

. AVALIAÇÃO
A avaliação final resultará do:

1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos!); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (40%).

Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Jardim de Infância. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Jardim de Infância, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.

Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

De seguida é apresentada uma lista muito genérica de referências bibliográficas. Durante o semestre serão dadas pelo/as docentes mais referências consoante o trabalho que for sendo realizado. Cardona et al (2021) Planear e avaliar, ME/DGE Cardona, M. J. (2008). Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos, in Cardona, Mª J.& Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145. Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian Oliveira-Formosinho, J (Org.) (1996) Modelos curriculares para a Educação de Infância, Porto, Porto Ed. Silva, I.L et al (2016) Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, ME Vasconcelos, T ( 2009) A educação de infância no cruzamento de fronteiras, Lisboa: Texto Editora.

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.