Código: | MEPE1C010 | Sigla: | PES-JI | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Ciências Matemáticas e Naturais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPE1C | 13 | Despacho nº 10055/2015 | 1º | 12 | 144 | 324 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 0,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
RESULTADOS DE APRENDIZAGEM
Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
¿ conhecer o contexto e problemáticas do Jardim de Infância;
¿ interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
¿ desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
¿ mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
¿ desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
¿ (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Jardim de Infância.
Sendo os conteúdos da unidade curricular definidos a partir das situações de prática a coerência com os objectivos da unidade curricular é evidente. Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a lecionar.
A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
. AVALIAÇÃO
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos!); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (40%).
Não existe avaliação por exame.
Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Jardim de Infância. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Jardim de Infância, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).
De seguida é apresentada uma lista muito genérica de referências bibliográficas. Durante o semestre serão dadas pelo/as docentes mais referências consoante o trabalho que for sendo realizado. Cardona et al (2021) Planear e avaliar, ME/DGE Cardona, M. J. (2008). Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos, in Cardona, Mª J.& Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145. Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian Oliveira-Formosinho, J (Org.) (1996) Modelos curriculares para a Educação de Infância, Porto, Porto Ed. Silva, I.L et al (2016) Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar, ME Vasconcelos, T ( 2009) A educação de infância no cruzamento de fronteiras, Lisboa: Texto Editora.
Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.