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Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche

Código: MEPE1C203    Sigla: DEEI-Cr

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 22 Despacho n.º 8688/2022 10 120 270

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TA

Teórico-Práticas: 27,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 8,00

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 8,00
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   1,00
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   1,00
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   1,00
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   4,00
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
-Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença;
-Conhecer as orientações oficiais e o estado da arte sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3;
-Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
-Compreender a dinâmica da relação pedagógica;
-Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem;
-Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora);
-Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.

Conteúdos programáticos


- A vinculação e importância dos primeiros Outros. Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias
- Os contextos para acolhimento de crianças dos 0 aos 3 anos e a diversidade de experiências de vida das crianças
- Perspectivas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e relação com o currículo
- As parcerias com as famílias e com a comunidade
- O papel do adulto na co-construção do currículo
- Princípios Educativos e Práticas Pedagógicas em Creche
- Avaliação e Documentação pedagógica
- A valorização dos cuidados quotidianos (rotinas de qualidade: acolhimento, higiene, alimentação, repouso)
- A organização do ambiente educativo (espaço, materiais, tempo, pessoal)
- A promoção do bem estar e do envolvimento da criança
- Educação da Motricidade e da Interação Motora em Contexto de Creche
- Educação e Expressão Musical
- Potencial do livro para a infância-avaliação, seleção e dinâmicas de mediação

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.

Tendo como base uma perspectiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.

As 150 horas de trabalho autónomo serão divididas da seguinte forma:
Pesquisa e levantamento da informação -20h
Estudo da bibliografia especializada- 20h
Preparação de apresentações orais e dos exercícios solicitados em aula - 35h
Elaboração do portefólio- 75h

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A concretização dos objectivos prevê aulas expositivas ou centradas no desenvolvimento de atividades formativas a partir de textos essenciais, recursos audiovisuais, plataformas interativas, etc; Seminários organizados no âmbito da UC; Trabalho autónomo dos estudantes (nomeadamente trabalho complementar à sala de aula a realizar em EAD)
A avaliação contínua incidirá sobre:
- Participação nas aulas 10%
- Trabalhos individuais e/ ou em pequeno grupo solicitados pelos docentes dos respectivos módulos 30%
- Portefolio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam a intervenção a realizar na prática pedagógica em Creche 60%.
Os critérios de avaliação são:
Estrutura e organização interna do trabalho
Precisão e rigor do conteúdo e da linguagem utilizada
Apropriação dos principais conceitos da bibliografia de referência
Capacidade de reflexão crítica salientando os contributos para a prática profissional 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A unidade curricular funciona em articulação com os momentos de inserção em contexto profissional procurando cruzar momentos de observação e intervenção em contexto de creche com momentos de reflexão e de aprofundamento teórico. Neste sentido a maioria das horas de contato em sala de aula serão em momento anterior ou paralelo à PES em Creche e durante o período de inserção em contexto os docentes continuam a apoiar os estudantes com horas de orientação tutorial. O estudante deverá no tempo de trabalho autónomo construir um portfólio com evidências dos conhecimentos adquiridos, problematização de situações e evidências do trabalho prático em contexto de creche. 

Deste modo procuraremos garantir  a construção de um quadro referencial e o desenvolvimento de competências para o trabalho com crianças dos 0 aos 3 anos. 

A metodologia delineada para o desenvolvimento desta proposta de formação pressupõe que a preparação académica dos alunos se deverá organizar de forma consentânea com os princípios que se deseja que estes venham a por em prática na sua atuação futura. Pretende-se assim que os alunos desenvolvam uma importante autonomia de trabalho e de pesquisa e construam algumas ferramentas teóricas de suporte e fundamentação das suas práticas. A natureza complexa e vasta das temáticas abordadas, associada ao tempo disponível para o desenvolvimento das mesmas no presente ciclo de formação, exige entretanto um acompanhamento próximo das leituras propostas com vista à sua compreensão e aprofundamento, realizado nas horas de contacto/aulas. Neste sentido, a presença e participação nas aulas é valorizada. Parece-nos igualmente desejável e incontornável a dimensão expositiva assegurada pelo docente, com vista à síntese e aprofundamento dos conteúdos programáticos. O acompanhamento individual ou aos grupos na realização do Portfólio nas horas de atendimento visa assegurar assegura igualmente uma tutoria do processo de ensino-aprendizagem. Este Portefolio reúne as sínteses da pesquisa bibliográfica e das leituras efetuadas, reflexões e comentários críticos (realizados nas aulas e pelo grupo) e a transferência dos conhecimentos para a prática. Tem como objetivo a permanente atualização dos conteúdos trabalhados no âmbito da disciplina, a reflexão, articulação e integração dos conhecimentos pelos estudantes. O Portfólio inclui ainda devidamente contextualizado, comentado e refletido, material resultante de pesquisa autónoma dos estudantes (imagens, leituras várias, visionamento de filmes, artigos de jornais/revistas, etc) procurando estimular deste modo uma atitude de interesse, pesquisa e integração dos conhecimentos. 


Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anning, A. e Edwards, A. (2006). Promoting Children ¿s Learning from birth to five.De- veloping the new early years professional. Open University Press.
Bilton, H., Bento, G & Dias, G. (2017). Brincar ao Ar Livre. Porto Editora.
Carvalho, C:M. e Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. e Jackson, S. (2000) La educación infantil de 0 a 3 años, Madrid, Ediciones Morata
Malavasi,L. e Zoccatelli, B ( 2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Ed. APEI.
Oliveira- Formosinho, J. e Barros Araújo (2013). Educação em Creche: Participação e Diversidade. Porto: Porto Editora.
Parente, C. (2012). Observar e escutar na Creche para aprender sobre a criança. Porto :CNIS
Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche, das relações, atividades e organização dos espaços ao currículo na creche. Porto: CNIS.
Post, J. e Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Observações

Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por trabalho complementar a articular com a equipa docente.


Não será possível a realização de estágio em creche sem a aprovação ou a realização em simultâneo da Didática da Creche

Avaliação por Exame:O exame será de índole teórica e integrará conteúdos de todos os módulos desta unidade curricular. 

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