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Investigação na Prática de Ensino Supervisionada II

Código: MEPE1C213    Sigla: IPES II

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPE1C 17 Despacho n.º 8688/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPE1C-TB

Teórico-Práticas: 0,00
Seminários: 12,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 0,40
Seminários: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 0,40
Maria Inês Almeida Cardoso   0,30
Marisa Sofia Monteiro Correia   0,10
Seminários Totais 1 2,30
Bento Filipe Barreiras Pinto Cavadas   0,10
Cristina Maria Junceiro Novo   0,10
Elisabete Fernandes Linhares Manzoni de Sequeira   0,10
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,20
Maria João Cardona Correia Antunes   1,20
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,20
Neusa Cristina Vicente Branco   0,10
Sonia Raquel Pereira Malta Marruaz Seixas   0,10
Susana Isabel Gueifão Colaço   0,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino supervisionada. 2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação. 3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Investigação em Educação. 4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio ¿ educação de infância. 5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa. 6. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório de Estágio.

Conteúdos programáticos

1. Temas de investigação em educação. 2. Metodologias de investigação na prática de ensino. 3. Relatório de Estágio: elaboração e apresentação pública

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento e conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1º semestre de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de seminário é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam: (i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido na UC de Investigação em Educação; (ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos de pesquisa. A avaliação da frequência da UC assentará nos seguintes fatores: -participação nos seminários e realização de atividades propostas (portefólio grupo) - 20%; -apresentação do ponto da situação do projeto de pesquisa ¿ para Relatório final (trabalho individual) - 80%. Nota: A nota final desta UC inclui a classificação do relatório de estágio sendo calculada da seguinte maneira: frequência da UC ( 20%) + relatório de estágio e sua defesa ( 80%)


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Há seminários temáticos sobre temas e metodologias de investigação em educação, promovidos pelo docente responsável pela UC e eventuais especialistas convidados, bem como pelos restantes membros da equipa docente. Há seminários específicos, da responsabilidade dos vários docentes, de acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, incluindo observação de intervenções didáticas e/ou recolha de dados na prática de ensino supervisionada, e de preparação do Relatório de Estágio. Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos. Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio ¿ que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre ¿ esta UC é o cenário adequado para os estudantes se preparem para a redação e defesa do referido relatório.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Afonso, N. (2005). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. ASA Ed Albarello,l. (Org) (1997). Práticas e métodos de investigação em ciências sociais, Gradiva Cardoso, T et all(2010) Revisão da literatura e sistematização do conhecimento, Porto Ed Carmo, H. & Ferreira, M,(1998). Metodologia da investigação. Universidade Aberta. Estrela, A (1986) Teoria e prática deobservação de classes, Porto ed Máximo-Esteves, l. (2008). Visão panorâmica da investigação-acção. Porto Editora. Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação esupervisão de professores. Ed. Pedago. Pardal, l.A. & Correia, e. (1995). Métodos e técnicas deinvestigação social. Areal. Quivy, R., & Campenhoudt, l. (1992). Manual de investigação em ciênciassociais. Gradiva