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Investigação em Educação

Código: MEPRE002    Sigla: IE
Área Científica: Área Educacional Geral

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 11 Despacho nº 10617/2015 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 38,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Maria João Cardona Correia Antunes   2,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e discutir investigação educacional publicada.
2. Reconhecer e explicitar diferentes metodologias e técnicas de investigação em educação.
3. Identificar problemas e formular questões de investigação a partir da sua prática educativa.
4. Contextualizar o aparecimento de uma dada problemática.
5. Pesquisar e discutir o(s) quadro(s) teórico(s) subjacente(s) a uma problemática.
6. Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias de investigação em educação.
7. Desenvolver a capacidade de analisar resultados de uma pesquisa centrada na prática.
8. Elaborar considerações gerais que tenham implicação no seu conhecimento profissional e na sua prática.

Conteúdos programáticos

1. A investigação como produção de conhecimento: questões epistemológicas e metodológicas gerais na investigação em educação.
2. Investigar a prática como processo de desenvolvimento profissional do educador/professor: o professor/profissional reflexivo; o perfil do professor.
3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação:
- estudo de caso;
- investigação-ação;
- investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida).
- pesquisa documental (investigação conceptual);
- observação;
- inquérito (questionário; entrevista).
4. A construção de um projeto de investigação: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
5. A componente investigativa no Relatório de Estágio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de aprendizagem profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada (estágio). Por isso, os conteúdos a abordar focam, por um lado, o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais da educação e, por outro, metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação. É, ainda, focado o processo de construção do Relatório de Estágio, uma vez que é este o trabalho de curso que os estudantes têm que apresentar e defender publicamente no final do mestrado, no qual se espera que seja integrada uma componente investigativa ou de pesquisa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de conteúdos por parte da docente.
Análise crítica e síntese de textos diversificados (artigos científicos, capítulos de livros, etc).
Realização de trabalhos e sua apresentação e discussão na turma.

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento dos Mestrados que Habilitam para a Docência)
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (20%);
- teste com consulta (com questões orientadoras para a definição do pré-projeto) (50%);
- leitura e análise de um trabalho académico (dissertação ou tese) (30%).


Regime de Avaliação Final ¿ realização de uma prova escrita (100%).
Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A docente apresentará a maioria dos temas a desenvolver. Esta exposição será complementada pela leitura e discussão de textos sobre esses temas, bem como pelas pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nestas leituras, privilegiar-se-á o contacto com artigos científicos e dissertações ou teses, de modo a que os/as estudantes se familiarizem com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de textos. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas que os estudantes estarão a desenvolver em estágio, com vista ao apoio na emergência de possíveis questões de investigação a desenvolver ao longo do curso e a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

(Ao longo do semestre serão dadas mais referências de acordo com o trabalho em curso)
Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2007). Research methods in education. 6ª Edição. London: Routledge.
Fody, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Goodley, D. et al. (2004). Researching Life Stories: method, theory and analysis in a biographical age. London: Routledge Falmer.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora.
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde: Edições Pedago.
Stake, R. (1994). Case studies. In N. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). London: Sage.
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3.a ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.