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Investigação em Educação

Código: MEPRE002    Sigla: IE
Área Científica: Área Educacional Geral

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 11 Despacho nº 10617/2015 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 38,50

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Maria João Cardona Correia Antunes   2,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e discutir investigação educacional publicada.
2. Reconhecer e explicitar diferentes metodologias e técnicas de investigação em educação.
3. Identificar problemas e formular questões de investigação a partir da sua prática educativa.
4. Contextualizar o aparecimento de uma dada problemática.
5. Pesquisar e discutir o(s) quadro(s) teórico(s) subjacente(s) a uma problemática.
6. Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias de investigação em educação.
7. Desenvolver a capacidade de analisar resultados de uma pesquisa centrada na prática.
8. Elaborar considerações gerais que tenham implicação no seu conhecimento profissional e na sua prática.

Conteúdos programáticos

1. A investigação como produção de conhecimento: questões epistemológicas e metodológicas gerais na investigação em educação.
2. Investigar a prática como processo de desenvolvimento profissional do educador/professor: o professor/profissional reflexivo; o perfil do professor.
3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação:
- estudo de caso;
- investigação-ação;
- investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida).
- pesquisa documental (investigação conceptual);
- observação;
- inquérito (questionário; entrevista).
4. A construção de um projeto de investigação: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
5. A componente investigativa no Relatório de Estágio.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de aprendizagem profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada (estágio). Por isso, os conteúdos a abordar focam, por um lado, o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais da educação e, por outro, metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação. É, ainda, focado o processo de construção do Relatório de Estágio, uma vez que é este o trabalho de curso que os estudantes têm que apresentar e defender publicamente no final do mestrado, no qual se espera que seja integrada uma componente investigativa ou de pesquisa.

Metodologias de ensino e de aprendizagem específicas da unidade curricular articuladas com o modelo pedagógico

Exposição de conteúdos por parte da docente.
Análise crítica e síntese de textos diversificados (artigos científicos, capítulos de livros, etc).
Realização de trabalhos e sua apresentação e discussão na turma.

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento dos Mestrados que Habilitam para a Docência)
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (20%);
- teste com consulta (com questões orientadoras para a definição do pré-projeto) (50%);
- leitura e análise de um trabalho académico (dissertação ou tese) (30%).


Regime de Avaliação Final ¿ realização de uma prova escrita (100%).
Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular

A docente apresentará a maioria dos temas a desenvolver. Esta exposição será complementada pela leitura e discussão de textos sobre esses temas, bem como pelas pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nestas leituras, privilegiar-se-á o contacto com artigos científicos e dissertações ou teses, de modo a que os/as estudantes se familiarizem com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de textos. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas que os estudantes estarão a desenvolver em estágio, com vista ao apoio na emergência de possíveis questões de investigação a desenvolver ao longo do curso e a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

(Ao longo do semestre serão dadas mais referências de acordo com o trabalho em curso)
Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2007). Research methods in education. 6ª Edição. London: Routledge.
Fody, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Goodley, D. et al. (2004). Researching Life Stories: method, theory and analysis in a biographical age. London: Routledge Falmer.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora.
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde: Edições Pedago.
Stake, R. (1994). Case studies. In N. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). London: Sage.
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3.a ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.