Código: | MEPRE004 | Sigla: | DEI-CH | |
Área Científica: | Didáticas Específicas |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 12 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 10 | 120 | 270 |
Teórico-Práticas: | 116,00 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o ¿cuidar¿ e o ¿educar¿, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença;
Conhecer as orientações oficiais e o ¿estado da arte¿ sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3;
Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
Compreender a dinâmica da relação pedagógica;
Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem;
Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora);
Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.
I ¿ A vinculação e importância dos primeiros Outros. Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias
II- A dinâmica da relação educativa: dimensões pessoais e relacionais.
III-Os contextos coletivos de acolhimento aos bebés - politicas educativas
IV¿ Perspetivas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e relação com o currículo
V- O papel do adulto na co-construção do currículo
VI - Principios educativos e práticas pedagógicas em creche
VII- Avaliação e documentação pedagógica
VIII- A valorização dos cuidados quotidianos e a organização do ambiente educativo
IX- Educação da motricidade e da interação motora em contexto de creche
Modelo de intervenção pedagógica para a atividade motora: finalidades, objetivos, avaliação, recursos.
X- Educação artística e expressão musical
A importância do mundo sonoro (e da música) na promoção do desenvolvimento e do bem-estar das crianças dos 0 aos 3 anos: a comunicação, as aprendizagens, os afectos e a autonomia.
Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.
Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.
A Unidade Curricular é leccionada por docentes de várias áreas científicas no sentido de promover um saber específico mas integrado.
A classificação final a atribuir aos resultados de aprendizagem resultará da ponderação da classificação obtida em cada um dos módulos acima enunciados, sendo que o peso na classificação final de cada um dos referidos módulos corresponde ao número de horas de contato que lhe foi atribuído nesta unidade curricular (49%+17%+17%+17%); . A avaliação de cada um destes módulos incidirá sobre aspectos do desempenho dos estudantes os quais variarão de acordo com a especificidade de cada módulo. Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre: 1) Participação nas aulas; 2) Testes escritos; 3) Trabalhos individuais e em pequeno grupo ; 4) Organização de um portefolio em pequeno grupo com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam o projeto a realizar na prática pedagógica em Creche.
Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre:
1) Participação nas aulas;
2) Testes Escritos;
3) Trabalhos individuais e em pequeno grupo a realizar ao longo do semestre e a apresentar em aula ou na plataforma moodle;
4) Organização de um portfólio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade Curricular e fundamentação do projeto a realizar na Prática Pedagógica em Creche;
Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por um trabalho complementar a articular com a equipa docente.
Avaliação Por Exame:
O exame será de índole teórica e integrará conteúdos de todos os módulos desta unidade curricular.
Aa aulas funcionarão em regime presencial complementadas por sessões de trabalho à distância em sessões síncronas ou assíncronas (apoiadas pelos meios tecnológicos disponíveis) em circunstâncias em que o distanciamento físico dos estudantes ou dos professores assim o exijam.