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Didáticas Específicas da Educação de Infância - Creche

Código: MEPRE004    Sigla: DEI-CH
Área Científica: Didáticas Específicas

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 12 Despacho nº 10617/2015 10 120 270

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 116,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 7,99

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 7,99
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   1,33
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   1,33
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   4,00
Maria Teresa Casanova Araújo e Sá   1,33

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o ¿cuidar¿ e o ¿educar¿, pretende-se que os/as estudantes sejam capazes de:
Compreender a diversidade de experiências de vida das crianças por forma a assumir nas práticas educativas uma dimensão integrante das culturas das famílias e das culturas de pertença; 
Conhecer as orientações oficiais e o ¿estado da arte¿ sobre a qualidade da educação dos 0 aos 3;
Compreender o modo como as crianças aprendem e o papel do/a educador/a nesse processo assegurando o bem-estar e o envolvimento das crianças e o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
Compreender a dinâmica da relação pedagógica;
Utilizar estratégias de avaliação e documentação pedagógica que fundamentem o processo de aprendizagem;
Perspectivar a sua própria intervenção na promoção da aprendizagem da criança nas várias literacias (linguística, matemática, artística, motora);
Construir um quadro referencial que fundamente a prática em creche.

Conteúdos programáticos

I ¿ A vinculação e importância dos primeiros Outros. Bons inícios para o acolhimento em creche das crianças e das famílias
II- A dinâmica da relação educativa: dimensões pessoais e relacionais.
III-Os contextos coletivos de acolhimento aos bebés - politicas educativas
IV¿ Perspetivas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças e relação com o currículo
V- O papel do adulto na co-construção do currículo
VI - Principios educativos e práticas pedagógicas em creche
VII- Avaliação e documentação pedagógica
VIII- A valorização dos cuidados quotidianos e a organização do ambiente educativo
IX- Educação da motricidade e da interação motora em contexto de creche
Modelo de intervenção pedagógica para a atividade motora: finalidades, objetivos, avaliação, recursos.
X- Educação artística e expressão musical
A importância do mundo sonoro (e da música) na promoção do desenvolvimento e do bem-estar das crianças dos 0 aos 3 anos: a comunicação, as aprendizagens, os afectos e a autonomia.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular articula-se com a de Prática de Ensino Supervisionada- Creche. Neste sentido pretende integrar as diferentes componentes didáticas, proporcionando ao/à futuro/a educador/a um quadro pedagógico que lhe permita ler e fundamentar a sua prática educativa na Creche.

Tendo como base uma perspetiva dos cuidados educativos que une numa lógica indissociável o cuidar e o educar, pretende-se que no final da frequência da unidade curricular os/as estudantes sejam capazes de construir um quadro referencial que fundamente a análise de contextos e as práticas durante o momento da iniciação à prática profissional em contexto de creche.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Unidade Curricular é leccionada por docentes de várias áreas científicas no sentido de promover um saber específico mas integrado.

A classificação final a atribuir aos resultados de aprendizagem resultará da ponderação da classificação obtida em cada um dos módulos acima enunciados, sendo que o peso na classificação final de cada um dos referidos módulos corresponde ao número de horas de contato que lhe foi atribuído nesta unidade curricular (49%+17%+17%+17%); . A avaliação de cada um destes módulos incidirá sobre aspectos do desempenho dos estudantes os quais variarão de acordo com a especificidade de cada módulo. Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre: 1) Participação nas aulas; 2) Testes escritos; 3) Trabalhos individuais e em pequeno grupo ; 4) Organização de um portefolio em pequeno grupo com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade curricular e que fundamentam o projeto a realizar na prática pedagógica em Creche.



Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Globalmente, a avaliação contínua incidirá sobre:
1) Participação nas aulas;
2) Testes Escritos;
3) Trabalhos individuais e em pequeno grupo a realizar ao longo do semestre e a apresentar em aula ou na plataforma moodle;
4) Organização de um portfólio com evidências das aprendizagens realizadas na Unidade Curricular e fundamentação do projeto a realizar na Prática Pedagógica em Creche;

Nota: no caso de trabalhadores-estudantes e estudantes com estatuto de pai/ mãe a classificação referente à participação nas aulas poderá ser substituída por um trabalho complementar a articular com a equipa docente.

Avaliação Por Exame:
O exame será de índole teórica e integrará conteúdos de todos os módulos desta unidade curricular. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Anning, A. e Edwards, A. (2006). Promoting Children ¿s Learning from birth to five.De- veloping the new early years professional. Open University Press.
Bilton, H., Bento, G & Dias, G. (2017). Brincar ao Ar Livre. Porto Editora.
Carvalho, C:M. e Portugal, G. (2017). Avaliação em Creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. e Jackson, S. (2000) La educación infantil de 0 a 3 años, Madrid, Ediciones Morata
Malavasi,L. e Zoccatelli, B ( 2013). Documentar os projetos nos serviços educativos. Ed. APEI.
Oliveira- Formosinho, J. e Barros Araújo (2013). Educação em Creche: Participação e Diversidade. Porto: Porto Editora.
Parente, C. (2012). Observar e escutar na Creche para aprender sobre a criança. Porto :CNIS
Portugal, G. (2012). Finalidades e práticas educativas em creche, das relações, atividades e organização dos espaços ao currículo na creche. Porto: CNIS.
Post, J. e Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Observações

Aa aulas funcionarão em regime presencial complementadas por sessões de trabalho à distância em sessões síncronas ou assíncronas (apoiadas pelos meios tecnológicos disponíveis) em circunstâncias em que o distanciamento físico dos estudantes ou dos professores assim o exijam.


A plataforma mooodle servirá igualmente para apoio à organização do trabalho autónomo dos estudantes (150h). 




O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.