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Prática de Ensino Supervisionada - Creche

Código: MEPRE005    Sigla: PES-CH
Área Científica: Prática de Ensino Supervisionada

Ocorrência: 2020/21 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 12 Despacho nº 10617/2015 10 120 270

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Ensino Prático e Laboratorial: 5,21

Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 5,21
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   2,23
António Fernando Saldanha Portelada   0,83
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,83
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   1,32

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes sejam capazes de:
- conhecer o contexto e problemáticas da Creche;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto da Creche.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática de jardim de infância e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos  e competências enunciados. 

Considerando o Total das 270 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 100 horas; Seminário - 10h e Orientação Tutorial - 10h.
Prevemos que as 150 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: Planificação e fundamentação do Projeto Pedagógico em par pedagógico - 25h; Planificação e preparação dos materiais para o estágio - 40h ; Avaliação do projeto pedagógico e reflexão  - 30h  Elaboração do Portefólio e da componente investigativa do Relatório- 50h ; 
Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 5h.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos¿); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (30%). Apresentação publica do portfólio de estágio (10%). 


Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Creche. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Creche, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Goldschmied, E. & Jackson, S. (1993). People under three. Young Children in day care. Routledge, London
Gonzalez-Mena, J., & Eyer, D.W. (1989). Infants, toddlers and caregivers. Mayfield Publishing Company, Moutain View, California
Perfis Gerais de Desempenho Profissional para a Docência (Decreto-lei nº 240/2001).
Portugal, G. (2011). No âmago da educação em creche ¿ o primado das relações e a importância dos espaços. In Conselho Nacional da Educação, Educação da criança dos 0 aos 3 anos. pp.47-60.
Portugal, G. (2000) Educação de bebés em creche - perspectivas de formação teóricas e práticas, Infância e Educação, nº1, Porto Ed, pp. 85-106.
Post, J. & Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Vasconcelos, T. (2011). Conselho Nacional de Educação ¿ Recomendação nº3/2011 ¿ A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da república, 2ª série ¿ nº 79 ¿ 21 de Abril de 2011.

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.