Código: | MEPRE005 | Sigla: | PES-CH | |
Área Científica: | Prática de Ensino Supervisionada |
Área de Ensino: | Educação e Currículo |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MEPRE | 12 | Despacho nº 10617/2015 | 1º | 10 | 120 | 270 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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Português
Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes sejam capazes de:
- conhecer o contexto e problemáticas da Creche;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos
Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto da Creche.
A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos¿); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (30%). Apresentação publica do portfólio de estágio (10%).
A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial a cada um dos alunos em estágio. Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários;
- Construção, apresentação e debate de documentos resultantes da análise das situações de prática.
Esta unidade curricular assume-se assim como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Creche. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Creche, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação prévia e fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a professor/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão).
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Gonzalez-Mena, J., & Eyer, D.W. (1989). Infants, toddlers and caregivers. Mayfield Publishing Company, Moutain View, California
Perfis Gerais de Desempenho Profissional para a Docência (Decreto-lei nº 240/2001).
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Post, J. & Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Vasconcelos, T. (2011). Conselho Nacional de Educação ¿ Recomendação nº3/2011 ¿ A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da república, 2ª série ¿ nº 79 ¿ 21 de Abril de 2011.
O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:
- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;
- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;
- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.