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Organização de Contextos em Educação

Código: MEPRE006    Sigla: OCE
Área Científica: Área Educacional Geral

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho nº 10617/2015 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 38,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Maria João Cardona Correia Antunes   2,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria João Cardona Correia Antunes Responsável
Ramiro Fernando Lopes Marques Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final da disciplina a/os estudantes sejam capazes de:
- Analisar criticamente as características da política educativa portuguesa
- Caracterizar a estrutura e dinâmica de funcionamento da rede institucional
- Caracterizar a formação e funções profissionais dos docentes
- Conhecer as orientações curriculares da educação pré-escolar e ensino básico
- Conhecer as características do desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino
- Planificar o trabalho a realizar tendo em conta a especificidade de cada contexto
- Caraterizar as competências profissionais do/as docentes (educação pré-escolar e ensino básico)
- Analisar a articulação entre ciclos de ensino
- Analisar o papel das instituições educativas como espaços de formação
- Identificar características de alguns modelos de supervisão das práticas educativas
- Analisar fatores que fomentem uma efetiva participação das famílias na vida das instituições educativas

Conteúdos programáticos

- Caraterísticas da política educativa portuguesa
- Estrutura e dinâmica de funcionamento da rede institucional
- Formação e funções profissionais dos docentes
- Conhecer as orientações curriculares atualmente em vigor
- Níveis de decisão curricular e autonomias
- O desenvolvimento curricular nestes níveis de ensino
- Caracterização da especificidade de cada contexto educativo
- Planificação do trabalho
- As competências profissionais do/as docentes da educação pré-escolar e do ensino básico
- A articulação entre a educação pré-escolar e os diferentes ciclos do ensino básico
- As instituições educativas como espaços de formação cooperativa dos/as profissionais
- Modelos de supervisão das práticas educativas
- A participação das famílias na vida das instituições educativas

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende-se proporcionar um conhecimento e capacidade de análise do contexto sociopolítico e organizacional das instituições da educação de infância e do ensino básico assim como das características da formação e funções profissionais dos docentes que trabalham nestes níveis de ensino. Esta análise terá como ponto de partida as características do sistema educativo português, as atuais características da rede institucional, sua gestão e dinâmica de funcionamento, principais semelhanças e diferenças em relação a polticas educativas de outros países europeus. O aprofundamento teórico dos diferentes conteúdos programáticos será feito privilegiando a reflexão e análise de situações vividas durante os estágios. Será solicitada a colaboração a docentes do ensino pré-escolar e básico na abordagem de algumas das temáticas.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Serão realizadas: reflexões teóricas; análise de textos; visionamento de filmes e imagens; a planificação de algumas propostas a desenvolver em contextos educativos; a  realização de trabalhos individuais e de grupo. A partir de 12 de março as aulas decorreram em regime não presencial como é explicitado nos sumários.

A avaliação assentará nos seguintes fatores:
- Um trabalho individual sobre um dos conteúdos da disciplina ¿ 80%
- Realização de portefolio da disciplina (em grupo) ¿ 20%

Os critérios de avaliação serão explicitados ao longo das disciplina, tendo em conta os objectivos e conteúdos definidos, sendo privilegiada a capacidade de:
- análise critica
- articulação entre a teoria e a prática
- realização autónoma de pesquisas bibliográficas
- expressão (verbal e escrita)
- trabalhar em grupo

No caso da avaliação final ser feita por exame, este será de índole teórica.
de um portefólio de grupo da unidade curricular.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As estratégias desenvolvidas pretendem promover a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento das formandas e formandos sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas, vivenciadas nos estágios, ou apresentadas por profissionais convidados a apresentar os seus testemunhos de trabalho.
Procura-se que cada estudante seja capaz de trabalhar e realizar pesquisas autonomamente, e que seja capaz de expressar a nível verbal e escrito as suas ideias, de forma coerente e fundamentada.
Considerando que trabalhar em grupo é uma competência indispensável ao exercício da docência, é fomentado o espirito cooperativo, a realização de trabalhos conjuntos, assim como a reflexão e o debate de ideias.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

. AVALIAÇÃO
A avaliação assentará nos seguintes factores:
- Um trabalho individual sobre um dos conteúdos da disciplina ¿ 80%
- Assiduidade e participação nas atividades que irão decorrendo durante as aulas, realização de portefolio da disciplina (em grupo) ¿ 20%

Os critérios de avaliação serão explicitados ao longo das disciplina, tendo em conta os objectivos e conteúdos definidos, sendo privilegiada a capacidade de:
- análise critica
- articulação entre a teoria e a prática
- realização autónoma de pesquisas bibliográficas
- expressão (verbal e escrita)
- trabalhar em grupo

No caso da avaliação final ser feita por exame, este será de índole teórica.

Observações

Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.