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Formação Pessoal e Social

Código: MEPRE007    Sigla: FPS
Área Científica: Área de Docência

Ocorrência: 2020/21 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho nº 10617/2015 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

1s-MEPRE

Teórico-Práticas: 38,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1) Analisar os objectivos estipulados para o domínio da formação pessoal e social no quadro do Sistema Educativo O2) Reconhecer a formação pessoal e social enquanto área transversal e integradora do currículo. O3) Relacionar formação pessoal e social e desenvolvimento integral do indivíduo. O4) Compreender as características o desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral. O5) Identificar e problematizar valores essenciais no processo de formação pessoal e social. O6) compreender a importância da integração num espaço de vida coletivo da diversidade de interesses e necessidades individuais da criança. O7) Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa. O8) Planificar estratégias adequadas à promoção da formação pessoal e social. O9) Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.

Conteúdos programáticos

C1) A formação pessoal e social no quadro do sistema educativo: Lei de Bases do Sistema Educativo; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Metas de Aprendizagem. C2) A Formação Pessoal e Social no Currículo: área transversal e integradora. C3) As diferentes dimensões do ser humano: o pessoal e o social - a pessoalidade e o relacionamento interpessoal o eu e o outro C4) A características do desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral da criança; C5) Os valores essenciais no processo de formação pessoal e social: identidade/autoestima; independência/autonomia; cooperação; convivência democrática/cidadania; Solidariedade/Respeito pela diferença; C6) O bem estar e o envolvimento da criança - a abordagem experiencial. C7) Avaliação e planificação no quadro da formação pessoal e social C8) Estratégias de formação pessoal e social: educação multicultural, a educação estética e a educação para a cidadania

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam na globalidade a compreensão e a integração desta área de conteúdo no currículo da  Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Visa sobretudo, fundamentar e justificar as opções curriculares no sentido de promover a formação pessoal e social das crianças, capacitando os futuros estudantes para esta função nas suas várias dimensões. 

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

As metodologias privilegiadas são: a apresentação e discussão dos conteúdos fundamentais apresentados; a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular em questão; construção, apresentação e debate - em contexto de sala de aula e na plataforma Moodle - de produções (individuais e em grupo) decorrentes da análise e reflexão sobre os conteúdos.
Os instrumentos de avaliação serão: registos de participação - ponderação de 20% ; concepção e apresentação de trabalhos em contexto de aula e na Plataforma Moodle de onde se destaca: i) uma produção escrita individual, sobre os conteúdos em desenvolvimento (realizado na plataforma Moodle) - ponderação de 40%; ii) uma apresentação (em grupo) sobre a(s) estratégias de formação pessoal e social presente(s) num Projeto para Brincar em Espaço Exterior  - ponderação de 40%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular pretendem promover a compreensão do processo de formação pessoal e social perspetivado em função do desenvolvimento e aprendizagem da criança em contexto escolar (O1; O2; O3; O4; O5; O6). Valorizando a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou vivenciadas no contexto de iniciação à prática profissional, pretende-se contribuir para a concepção, planeamento e avaliação de práticas educativas promotoras do desenvolvimento pessoal e social (O7; O8; O9)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bento, P. et al. (1993) Desenvolvimento Pessoal e Social e Democracia na Escola. Porto: Porto Editora
Campos, B. (1992). A formação pessoal e social na reforma educativa portuguesa. In Formosinho, J. et al. Formação Pessoal e Social (pp.13-17) Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
DGIDC (2007). Guião de Educação para a Cidadania em Contexto Escolar. Lisboa.
Ferreira, Mª M (2004). A Gente Aqui o que gosta mais ºe de brincar com os outros meninos ¿ as relações sociais num jardim de infância¿ Porto. Afrontamento
Folque, A. (2012) O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Caloutse Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Marques, R. (1990). Educação cívica e desenvolvimento pessoal e social (pp. 9-33) Texto Editora.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de Acompanhamento das Crianças. Col. Nova CIDInE, Porto: Porto Editora.

Roldão, M., et al. (1992). A educação nas áreas disciplinares do currículo formal: uma dimensão esquecida? In J. Formosinho et al. Formação Pessoal e Social (pp. 105-110) Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Tomás, C. (2011). Há muitos mundos no mundo» Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Lisboa: Edições Afrontamento

Observações


Na sequência da suspensão das atividades letivas e não letivas com presença de estudantes em todas as instituições de Ensino Superior iniciada no dia 16 de março de 2020, no âmbito das medidas extraordinárias e de caráter urgente do Governo em resposta à situação epidemiológica do novo coronavírus/Covid-19, reavaliada a 9 de abril e com base no deliberado pelo despacho nº 82/2020, de 11 de março, e pelo despacho n.º 115/2020, de 9 de abril, do Sr. Presidente Interino do Instituto Politécnico de Santarém, esclarece-se que a unidade curricular passou a funcionar num processo de ensino-aprendizagem a distância desde essa data e até final do período letivo de 2.º semestre, sendo assegurada a interação entre estudantes e docentes por via digital, suportada por diferentes ferramentas. Neste contexto, o docente procede às adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, sendo estas integradas na FUC e explicitadas com os estudantes.