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Investigação em Educação

Código: MEPRE1001    Sigla: IE

Ocorrência: 2022/23 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 13 Despacho n.º 8649/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,30

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,30
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,30

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Analisar e discutir investigação educacional publicada.
2. Reconhecer e explicitar diferentes metodologias e técnicas de investigação em educação.
3. Identificar problemas e formular questões de investigação a partir da sua prática educativa.
4. Contextualizar o aparecimento de uma dada problemática.
5. Pesquisar e discutir o(s) quadro(s) teórico(s) subjacente(s) a uma problemática.
6. Desenvolver a capacidade de utilizar metodologias de investigação em educação.
7. Desenvolver a capacidade de analisar resultados de uma pesquisa centrada na prática.
8. Elaborar considerações gerais que tenham implicação no seu conhecimento profissional e na sua prática.

Conteúdos programáticos

1. A investigação como produção de conhecimento: questões epistemológicas e metodológicas gerais
2. Investigar a prática como processo de desenvolvimento profissional do educador/professor: o professor/profissional reflexivo
3. Metodologias e técnicas (de pendor predominantemente qualitativo) na investigação em educação:
- estudo de caso;
- investigação-ação;
- investigação autobiográfica (narrativas e histórias de vida).
- pesquisa documental (investigação conceptual);
- observação;
- inquérito (questionário; entrevista).
4. A construção de um projeto de investigação: o problema como fio condutor; a exploração do campo teórico; a justificação e fundamentação das opções metodológicas; a seleção/construção dos instrumentos de recolha de dados; a análise e interpretação dos dados; as conclusões da investigação; os limites da investigação.
5. A componente investigativa no Relatório de Estágio.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular pretende dotar os/as estudantes dos conhecimentos e competências fundamentais para o desenvolvimento de um trabalho de investigação, que se deseja estreitamente articulado com o processo de aprendizagem profissional a realizar, em particular, nas unidades curriculares de prática de ensino supervisionada (estágio). Por isso, os conteúdos a abordar focam, por um lado, o papel da reflexão e da investigação na formação de profissionais da educação e, por outro, metodologias e técnicas básicas e principais da investigação em educação. É, ainda, focado o processo de construção do Relatório de Estágio, uma vez que é este o trabalho de curso que os estudantes têm que apresentar e defender publicamente no final do mestrado, no qual se espera que seja integrada uma componente investigativa ou de pesquisa.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição de conteúdos por parte da docente.
Análise crítica e síntese de textos diversificados (artigos científicos, capítulos de livros, etc).
Realização de trabalhos e sua apresentação e discussão na turma.

Regime de Avaliação por Frequência (de acordo com o disposto no Regulamento dos Mestrados que Habilitam para a Docência)
- participação nas aulas e nos trabalhos propostos (20%);
- teste com consulta (com questões orientadoras para a definição do pré-projeto) (50%);
- leitura e análise de um trabalho académico (dissertação ou tese) (30%).


Regime de Avaliação Final ¿ realização de uma prova escrita (100%). 
Este regime deve ser solicitado ao responsável pela UC no início do semestre.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

A docente apresentará a maioria dos temas a desenvolver. Esta exposição será complementada pela leitura e discussão de textos sobre esses temas, bem como pelas pesquisas realizadas pelos estudantes, de modo a que se apropriem dos conceitos e processos próprios da investigação em educação. Nestas leituras, privilegiar-se-á o contacto com artigos científicos e dissertações ou teses, de modo a que os/as estudantes se familiarizem com a estrutura e linguagem próprias deste tipo de textos. Serão também fundamentais as discussões sobre tópicos emergentes das práticas pedagógicas que os estudantes estarão a desenvolver em estágio, com vista ao apoio na emergência de possíveis questões de investigação a desenvolver ao longo do curso e a integrar no Relatório de Estágio. Estas discussões deverão, também, apoiar os estudantes na seleção da metodologia e instrumentos de investigação mais adequados à pesquisa que pretendem realizar.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

(Ao longo do semestre serão dadas mais referências de acordo com o trabalho em curso)
Cohen, L., Manion, L., & Morrison (2007). Research methods in education. 6ª Edição. London: Routledge.
Fody, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários. Oeiras: Celta.
Goodley, D. et al. (2004). Researching Life Stories: method, theory and analysis in a biographical age. London: Routledge Falmer.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2.a ed.). Lisboa: Edições Sílabo.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção. Porto: Porto Editora.
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Mangualde: Edições Pedago.
Stake, R. (1994). Case studies. In N. Denzin & Y. Lincoln (Eds.), Handbook of qualitative research (pp. 236-247). London: Sage.
Yin, R. K. (2003). Case study research: Design and methods (3.a ed.). Newbury Park, CA: Sage Publications