• EN
  • Facebook
  • Instagram
  • Youtube
  • Linkedin
Você está em: Início > Ensino > Unidades Curriculares > MEPRE1003
Autenticação
ATENÇÃO: Este site utiliza cookies. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.

Princípios Didáticos do Jogo e das Expressões

Código: MEPRE1003    Sigla: PDJE

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Página Web:A
Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 10 Despacho n.º 8649/2022 4 48 108

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 3,20

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 3,20
Juliana Jardim Barboza   1,60
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito   1,60

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Responsável
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema Coordenação Científica
Maria Clara Rodrigues Silva de Brito Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as).
3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.

Conteúdos programáticos

a). Expressões artísticas e desenvolvimento da criança.
b). A Atividade Ludica e a Literacia (o brinquedo e o jogo).
c) Princípios orientadores para a Creche e para o Ensino Pré-Escolar.
d) Educação Artística no Ensino Pré-Escolar (domínios, objetivos e conteúdos)
e) Metodologia de Trabalho de Projeto e planeamento da ação educativa.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos desta unidade curricular pretendem que a(o)s estudantes atingam duas grandes competências gerais.

A primeira é a compreensão das características e manifestações do desenvolvimento  fisíco e mental das crianças, de modo a identificar e promover atividades adequadas às possibilidades e competências das crianças, nomeadamente a apetência das mesmas para o conteúdo e  atividade lúdica, como meio de aquisição de conhecimentos (literacia), imaginação e competências sociais.
Objs.:
1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as).
a). Expressões artísticas e desenvolvimento da criança.
b). A Atividade Ludica e a Literacia (o brinquedo e o jogo).

A segunda grande competência é o desenvolvimento na(o)s nossa(o)s estudantes, da capacidade para planear atividades elencadas em projetos e dominar adequadamentente metodologias e estratégias que respeitem a natureza e as necessidades da criança e do grupo.
Objs:
3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.
Conteúdos:
c) Princípios orientadores para a Creche e para o Ensino Pré-Escolar.
d) Educação Artística no Ensino Pré-Escolar (domínios, objetivos e conteúdos)
e) Metodologia de Trabalho de Projeto e planeamento da ação educativa.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Exposição dos conteúdos. 

Visualização de exemplos
Trabalho de pesquisa. 
Reflexões conjuntas.
Orientação das planificações 
Trabalho individual e trabalho de grupo.

A Avaliação será realizada nas modalidades Contínua  e Final.
A avaliação contínua implica a frequência e participação do(a)s estudantes (40%) onde será solicitada a realização de tarefas como pesquisas, fichas de leitura, apresentações e outras atividades com caráter mais prático /experimental.
A avaliação final incidirá sobre a planificação dum projeto de intervenção e sua apresentação pública (60%).


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias nesta UC são predominantemente ativas, ainda que apoiadas em suportes teóricos e visualização de exemplos, sob orientação das docentes, visando alcançar os seguintes objetivos: 

1. Compreender a importância da atividade lúdica e do Jogo como estratégias de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
2. Desenvolver a capacidade de observação e valorização de tema, objetos, imagens ou oportunidades condutores(as).
3. Planificar projetos e atividades educativas, articulando de modo coerente os diversos itens da planificação.
4. Saber fundamentar as suas escolhas.
5. Produzir materais e recursos educativos.




Bibliografia de consulta (existência obrigatória)


Barbe-Gall, F.(2014). Commente parler d¿Art aux enfants. Ed. Le baron perché. Paris.
Mégrier, D. (2005). Jogos de Expressão Dramática na Pré-Escola. Lisboa, Papa-Letras, Lda.
Pessanha, A.M.A. (2001). Actividade Lúdica associada à Literacia. ME Instituto de Inovação Educacional.
Roig, Gabriel Martin (2009). Arte para crianças. Plátano Editora.
Ryackers, P. (2002). Jogos dramáticos - aprendizagem e diversão com jogos de teatro e faz-de-conta. Porto, Edições ASA.
Vialles, C (1998). 150 Actividades para crianças. (4 vols: 2 anos/ 3 anos/ 4 anos / 5 anos). Ed ASA.