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Prática de Ensino Supervisionada - Creche

Código: MEPRE1005    Sigla: PES-Cr

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 10 Despacho n.º 8649/2022 6 72 162

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 6,50

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 6,50
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   2,00
Francisco Paulo Vieira da Silva   1,00
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,50
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes sejam capazes de:
conhecer o contexto e problemáticas da Creche;
interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;

desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
(auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos


Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto da Creche.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular assume-e como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do semestre, em particular com as de Didática e outras componentes de formação que visam uma iniciação progressiva à prática profissional. 


Numa perspetiva de profissional reflexivo, procura-se através da supervisão apoiar o estudante no seu processo de construção do conhecimento profissional que o auxilie no desenho e desenvolvimento do currículo qualquer que seja o contexto educativo em que venha a atuar.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágio (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (30%).

3-Apresentação oral do trabalho desenvolvido ao longo do semestre (10%).


 Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Creche. 

Deste modo, os/as estudantes estagiam ao longo do semestre numa sala de Creche, sendo que a observação e a participação neste contexto os que conduza à análise da realidade educativa e à construção fundamentada de um projeto articulado com o  Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Pretende-se assim que os/as estudantes  problematizem,  analisem e reflitam e  formulem estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com o/a educador/a cooperante e os/as professores/as responsáveis pela unidade curricular (equipa de supervisão). 


Horas de contacto: 60h estágio (E); 6h seminário (S); 6h orientação tutorial (OT). 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Carvalho, C. e Portugal, G (2017). Avaliando em creche. Porto Editora.
Goldschmied, E. & Jackson, S. (1993). People under three. Young Children in day care. Routledge
Gonzalez-Mena, J., & Eyer, D.W. (1989). Infants, toddlers and caregivers. Mayfield Publishing Company
Oliveira-Formosinho, Júlia; Araújo, Sara Barros (2018) Modelos pedagógicos para a educação em creche. Porto Editora.
Portugal, G. (2000) Educação de bebés em creche - perspectivas de formação teóricas e práticas, Infância e Educação, nº1, Porto Ed, pp. 85-106.
Post, J. & Hohmann, M. (2003) Educação de bebés em infantários. Cuidados e primeiras Aprendizagens, Lisboa, Ed. Fundação Calouste Gulbenkian.
Vasconcelos, T. (2011). Conselho Nacional de Educação. Recomendação nº3/2011 A educação dos 0 aos 3 anos. Diário da república, 2ª série  nº 79  21 de Abril de 2011.