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Formação Pessoal e Social

Código: MEPRE1007    Sigla: FPS

Ocorrência: 2023/24 - 2S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 9 Despacho n.º 8649/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE-TA

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,40

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,40
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,40

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

O1) Analisar os objectivos estipulados para o domínio da formação pessoal e social no quadro do Sistema Educativo O2) Reconhecer a formação pessoal e social enquanto área transversal e integradora do currículo. O3) Relacionar formação pessoal e social e desenvolvimento integral do indivíduo. O4) Compreender as características o desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral. O5) Identificar e problematizar valores essenciais no processo de formação pessoal e social. O6) compreender a importância da integração num espaço de vida coletivo da diversidade de interesses e necessidades individuais da criança. O7) Identificar e analisar problemas e necessidades de uma comunidade educativa. O8) Planificar estratégias adequadas à promoção da formação pessoal e social. O9) Dominar competências de relacionamento interpessoal em contextos diferenciados.


Conteúdos programáticos

C1) A formação pessoal e social no quadro do sistema educativo: Lei de Bases do Sistema Educativo; Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar; Metas de Aprendizagem. C2) A Formação Pessoal e Social no Currículo: área transversal e integradora. C3) As diferentes dimensões do ser humano: o pessoal e o social - a pessoalidade e o relacionamento interpessoal - o eu e o outro C4) A características do desenvolvimento psicológico, cognitivo e sociomoral da criança; C5) Os valores essenciais no processo de formação pessoal e social: identidade/autoestima; independência/autonomia; cooperação; convivência democrática/cidadania; Solidariedade/Respeito pela diferença; C6) O bem estar e o envolvimento da criança - a abordagem experiencial. C7) Avaliação e planificação no quadro da formação pessoal e social C8) Estratégias de formação pessoal e social: educação multicultural, a educação estética e a educação para a cidadania.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos programáticos visam na globalidade a compreensão e a integração desta área de conteúdo no currículo da  Educação de Infância e do 1º Ciclo do Ensino Básico. Visa sobretudo, fundamentar e justificar as opções curriculares no sentido de promover a formação pessoal e social das crianças, capacitando os futuros estudantes para esta função nas suas várias dimensões. 


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

 Decorrente de um processo de promoção do trabalho em equipa teremos a discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional mobilizando os referentes teóricos da unidade curricular. 
Os instrumentos de avaliação serão: registos de assiduidade e participação 20% ; infografia com apresentação dos elementos de cada equipa e respectivos papeis 5%; apresentação de um plano de ação pela equipa com os objetivos e estratégias para investigar a promoção da formação pessoal e social 10%; apresentação de poster com resolução de problemas e calendarização das estratégias a desenvolver pela equipa 5%; proposta de Projeto inclusivo e de promoção de competências pessoais e sociais para crianças dos 3-10 anos a desenvolver na Ludoteca na ESES durante uma semana 20%; apresentação oral da visão de futuro do Projeto 20%; elaboração de auto-avaliação individual do trabalho em equipa 20%.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

As metodologias de ensino privilegiadas nesta unidade curricular pretendem promover as competências do trabalho em equipa e a compreensão do processo de formação pessoal e social perspectivado em função do desenvolvimento e aprendizagem da criança em contexto escolar (O1; O2; O3; O4; O5; O6). Valorizando a articulação entre a teoria e a prática, desenvolvendo a capacidade de análise e de questionamento sobre os diferentes conteúdos programáticos, abordados através de reflexões teóricas ou da análise de diferentes situações apresentadas e/ou vivenciadas no contexto de iniciação à prática profissional, pretende-se contribuir para a concepção, planeamento e avaliação de práticas educativas promotoras do desenvolvimento pessoal e social (O7; O8; O9)

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

DGIDC (2007). Guião de Educação para a Cidadania em Contexto Escolar. Lisboa.
Ferreira, Mª M (2004). A Gente Aqui o que gosta mais ºe de brincar com os outros meninos ¿ as relações sociais num jardim de infância¿ Porto. Afrontamento
Folque, A. (2012) O aprender a aprender no pré-escolar: o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. Lisboa: Fundação Caloutse Gulbenkian e Fundação para a Ciência e Tecnologia.
Portugal, G. & Laevers, F. (2010). Avaliação em Educação Pré-Escolar. Sistema de Acompanhamento das Crianças. Col. Nova CIDInE, Porto: Porto Editora.
Roldão, M., et al. (1992). A educação nas áreas disciplinares do currículo formal: uma dimensão esquecida? In J. Formosinho et al. Formação Pessoal e Social (pp. 105-110) Porto: Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.
Tomás, C. (2011). Há muitos mundos no mundo» Cosmopolitismo, participação e direitos da criança. Lisboa: Edições Afrontamento