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Investigação na Prática de Ensino Supervisionada

Código: MEPRE1012    Sigla: IPES

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 16 Despacho n.º 8649/2022 3 36 81

Horas Efetivamente Lecionadas

MEPRE2-TB

Seminários: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 2,75

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 2,75
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   0,20
Ana Cristina de Castro Loureiro   0,20
Ana Luíza Cândido da Silva Rodrigues Serrão Arrais   0,10
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   0,10
David Paulo Ramalheira Catela - ESD   0,10
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   1,15
Isabel Alexandra Damasceno Piscalho   0,20
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   0,10
Maria Inês Almeida Cardoso   0,20
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,10
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,20
Neusa Cristina Vicente Branco   0,10

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica
Maria João Cardona Correia Antunes Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

1. Desenvolver competências de investigação no contexto da prática de ensino
supervisionada.
2. Aprofundar conhecimentos sobre métodos e técnicas de investigação em educação.
3. Aplicar conhecimentos adquiridos na unidade curricular de Investigação em Educação.
4. Organizar e analisar dados recolhidos nos contextos de estágio de educação de infância.
5. Elaborar considerações fundamentadas, pertinentes para o seu conhecimento profissional e a sua prática educativa.
6. Elaborar e apresentar publicamente o Relatório de Estágio.

Conteúdos programáticos

1. Temas de investigação em educação.
2. Metodologias de investigação na prática de ensino.
3. Relatório de Estágio: elaboração e apresentação pública

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC tem como principal finalidade apoiar os estudantes no desenvolvimento e conclusão do projeto de investigação ligado à prática de ensino supervisionada. Deste modo, afigura-se pertinente aprofundar os conteúdos abordados na UC de 1º semestre de Investigação em Educação. Considerando que os estudantes terão vindo a desenvolver um projeto de pesquisa desde o início do curso, os temas e as metodologias a aprofundar nesta UC deverão ser os que forem mais adequados para os trabalhos em curso e para o desenvolvimento de competências de aprendizagem e pesquisa ao longo da vida profissional de educador. No âmbito desta UC os estudantes deverão elaborar e defender publicamente o seu Relatório de Estágio, que integrará, para além da apresentação e reflexão sobre o trabalho desenvolvido nos vários estágios, a componente investigativa desenvolvida ao longo do curso.


Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

 ESTRATÉGIAS
Seminários temáticos sobre temas e metodologias de investigação em educação,
promovidos pelo docente responsável pela UC e eventuais especialistas convidados, bem
como pelos restantes membros da equipa docente.
2. Seminários específicos, da responsabilidade dos vários docentes, de acompanhamento
dos trabalhos de pesquisa, incluindo observação de intervenções didáticas e/ou recolha de dados na prática de ensino supervisionada, e de preparação do Relatório de Estágio.

A metodologia de seminário é a mais adequada para o desenvolvimento dos conteúdos da
UC, considerando que se pretende que os seminários promovidos permitam:
(i) o aprofundamento dos conhecimentos que os estudantes já terão adquirido na UC de Investigação em Educação;
(ii) o aprofundamento de outros tópicos que os apoiem no desenvolvimento e conclusão dos trabalhos de pesquisa.
. AVALIAÇÃO
A avaliação da frequência da UC assentará no relatório de estágio e sua defesa. 


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os seminários específicos são fundamentais para o acompanhamento do desenvolvimento
da investigação no contexto da prática de ensino supervisionada, na medida que em deverão ser promovidos em pequenos grupos de docentes e estudantes, tendo em conta a
proximidade de questões e interesses de pesquisa destes últimos.
Uma vez que o trabalho final de mestrado previsto na lei (decreto-lei 79/2014) é um Relatório de Estágio que neste curso se pretende que inclua a componente investigativa, dado tratar-se de um grau de mestre, esta UC é o cenário adequado para os estudantes se preparem para a redação e defesa do referido relatório.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cohen, Manion, & Morrison (2007). Research methods in education. 6ª Ed. Routledge.
Christensen, P. & James, A.(2005). Investigação com crianças: perspectivas e práticas. ESEPF.
Fody, W. (1996). Como perguntar? Teoria e prática de construção de perguntas em entrevistas e questionários.Celta.
Goodley, D. et al. (2004). Researching Life Stories: method, theory and analysis in a biographical age.Routledge Falmer.
Hill, M. M. & Hill, A. (2008). Investigação por questionário (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.
Máximo-Esteves, L. (2008). Visão Panorâmica da Investigação-Acção.Porto Editora.
Moreira, M. (2011). Narrativas dialogadas na investigação, formação e supervisão de professores. Edições Pedago.
Quivy,R. & Campenhout,L.V (1992). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Gradiva.
Spodek,B & Chaves, A.M.(2002). Manual de investigação em educação de infância. Fundação Calouste Gulbenkian.
Stake, R. (1994). Case studies. In Denzin & Lincoln (Ed). Handbook of qualitative research (pp. 236-247) Sage.