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Prática de Ensino Supervisionada - Creche

Código: MEPRE1017    Sigla: PES-Cr

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 2 Despacho n.º 8649/2022 20 240 540

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 1,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 1,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
- conhecer o contexto e problemáticas da Creche;
- interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
- desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
- mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
- desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
- (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Creche.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática de Creche e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos  e competências enunciados. 

Considerando o Total das 540 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 210 horas; Seminário - 16 h e Orientação Tutorial - 14h.
Prevemos que as 240 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: 
Planificação e fundamentação do Projeto Pedagógico em par pedagógico - 40h; 
Planificação e preparação dos materiais para o estágio - 50h ;
 Avaliação do projeto pedagógico e reflexão  - 40h  
Elaboração do Portefólio e da componente investigativa do Relatório- 100h ; 
Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 10h.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágios a apresentação do projeto (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos!); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações retiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (40%). Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do Curso. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Creche. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Creche, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com a cooperante e responsáveis pela unidade curricular.


A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial . Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardona, M. J. (2008). Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos, in Cardona, Mª J. & Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Colecção ponto de interrogação (?) saberes e práticas. Chamusca: Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145.
Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian
ME (2016) Orientações Curriculares para a educação pré-escolar - http://www.dge.mec.pt/ocepe/
ME/DEB (1998) Qualidade e Projecto na Educação pré-escolar, Lisboa: M.E. /DEB- NEPE
Oliveira-Formosinho, J (Org.) (1996) Modelos curriculares para a Educação de Infância, Porto, Porto Ed.
Siraj -Blatchford, I (Org.) (2004) Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância, Lisboa: Texto Editora
Spodeck, B. Saracho, O. N. (1998) Ensinando crianças de três a oito anos, Porto Alegre: ARTMED
Vasconcelos, T (2009) A educação de infância no cruzamento de fronteiras, Lisboa: Texto Ed

Observações