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Prática de Ensino Supervisionada - Jardim de Infância

Código: MEPRE1018    Sigla: PES-JI

Ocorrência: 2023/24 - 1S

Área de Ensino: Educação e Currículo

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MEPRE 12 Despacho n.º 8649/2022 20 240 540

Horas Efetivamente Lecionadas

Docência - Horas Semanais

Seminários: 6,00

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 6,00
Ana Margarida Almeida de Pinho Neno Togtema   1,00
Ana Margarida Gonçalves Martins Gabriel Mourato   2,00
Helena Maria Ferreira Moreno Luís   2,00
Margarida Isabel Alves da Silva Pereira   1,00

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Responsável
Helena Maria Ferreira Moreno Luís Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Pretende-se que no final do semestre os/as estudantes/as sejam capazes de:
¿ conhecer o contexto e problemáticas do Jardim de Infância;
¿ interagir pedagogicamente com todos os intervenientes na ação educativa;
¿ desenvolver uma atitude analítica e reflexiva face a situações de prática profissional e institucional vivenciadas;
¿ mobilizar conhecimentos adquiridos na problematização das situações da prática profissional;
¿ desenvolver competências de atuação como profissionais de educação, nomeadamente: observar e analisar
contextos e situações; planificar ações adequadamente; desenvolver coerente e fundamentadamente estratégias de trabalho; avaliar os resultados alcançados.
¿ (auto) avaliar o seu desempenho explicitando e analisando o porquê dos aspetos mais e menos conseguidos.

Conteúdos programáticos

Os conteúdos decorrerão das ações educativas observadas, descritas, analisadas, implementadas e avaliadas pelos/as estudantes no contexto de Jardim de Infância.

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Os conteúdos da Unidade curricular decorrem das situações em análise no âmbito da prática de jardim de infância e do seu enquadramento científico e legal possibilitando o desenvolvimento dos conhecimentos  e competências enunciados. 

Considerando o Total das 540 horas de trabalho previstas e a seguinte distribuição das horas de contacto - Estágio- 210 horas; Seminário - 16 h e Orientação Tutorial - 14h.
Prevemos que as 240 horas de trabalho autónomo sejam distribuídas da seguinte forma: Planificação e fundamentação do Projeto Pedagógico em par pedagógico - 40h; Planificação e preparação dos materiais para o estágio - 50h ; Avaliação do projeto pedagógico e reflexão  - 40h  Elaboração do Portefólio e da componente investigativa do Relatório- 100h ; 
Preparação (em par pedagógico) de apresentação oral - 10h.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as constitui o elemento central da Unidade Curricular.
A avaliação final resultará do:
1- O desempenho em Estágios a apresentação do projeto (60%);
2- O Portefólio correspondente ao trabalho desenvolvido em estágio onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no terreno durante o semestre (contextualização, planificações, materiais, avaliações, projetos, relatos analíticos!); reflexões investigativas periódicas (pelo menos 2), sustentadas por documentação de suporte recolhida e consultada, instrumentos construídos, procedimentos desenvolvidos, conclusões e implicações eetiradas. Estas reflexões deverão constituir a base de construção do Relatório de Estágio (40%). Não existe avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC assume-se como um espaço integrador e de articulação com todas as unidades curriculares do Curso. Pretende proporcionar competências de análise e de intervenção em contextos de Jardim de Infância. Deste modo, os/as alunos/as estagiam ao longo do semestre numa sala de Jardim de Infância, sendo que a sua intervenção deverá ser fundamentada no conhecimento da realidade educativa e na reflexão crítica sobre a sua atuação, tendo em conta uma planificação fundamentada.
Perspetiva-se que os/as alunos/as mobilizem os conhecimentos adquiridos ao longo do seu percurso, definam e concretizem um Projeto de intervenção adequado ao grupo de crianças, planeado e articulado com o Projeto Educativo da Instituição e com o Projeto Pedagógico da sala. Será este projeto que preconizará a ação dos/as alunos/as junto de uma instituição educativa e de um grupo de crianças, problematizando, analisando, refletindo e reformulando estratégias, atitudes e processos, sob supervisão e em interação permanente com a cooperante e responsáveis pela unidade curricular.


A metodologia da unidade curricular baseia-se sobretudo na supervisão em contexto de estágio e pela orientação tutorial . Destacamos
- Prática supervisionada e enquadrada pelos/as supervisores/as da ESES e pelos/as educadores/as cooperantes;
- Discussão, análise e aprofundamento das situações da prática profissional e institucional, mobilizando os referentes teóricos necessários.

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Cardona, M. J. (2008). ¿Para uma pedagogia da educação pré-escolar: fundamentos e conceitos¿, in Cardona, Mª J. & Marques, R. (Coord.) Aprender e Ensinar no Jardim de Infância e na Escola, Colecção ponto de interrogação (?) saberes e práticas. Chamusca: Ed. Cosmos/ESE Santarém, p. 119-145.
Hohmann, M.; Weikart, D.P. (1996) Educar a criança, Lisboa: F.C. Gulbenkian
ME (2016) Orientações Curriculares para a educação pré-escolar - http://www.dge.mec.pt/ocepe/
ME/DEB (1998) Qualidade e Projecto na Educação pré-escolar, Lisboa: M.E. /DEB- NEPE
Oliveira-Formosinho, J (Org.) (1996) Modelos curriculares para a Educação de Infância, Porto, Porto Ed.
Siraj -Blatchford, I (Org.) (2004) Manual de desenvolvimento curricular para a educação de infância, Lisboa: Texto Editora
Spodeck, B. Saracho, O. N. (1998) Ensinando crianças de três a oito anos, Porto Alegre: ARTMED
Vasconcelos, T (2009) A educação de infância no cruzamento de fronteiras, Lisboa: Texto Ed

Observações

O(s) docente(s) procedeu(procederam) pontualmente a adaptações necessárias no que respeita a metodologia, incluindo a avaliação, integradas na FUC e explicitadas com os estudantes, considerando o seguinte contexto:

- Adoção do ensino a distância, "excetuando-se as avaliações que possam decorrer nesse período e que se manterão presenciais, bem como atividades letivas que os docentes considerem que não podem acontecer na modalidade a distância" em nota informativa do Sr. Subdiretor da ESE-IPSantarém de 21 de dezembro de 2020;

- Manutenção do ensino a distância, salvo para avaliações ou atividades que não fossem possíveis de realizar a distância, no âmbito das medidas de prevenção e mitigação da pandemia da Civid-19 e de proteção da comunidade educativa referidas a 7 de janeiro de 2021 pelo Sr. Presidente do IPSantarém e pela Sra. Diretora da ESE-IPSantarém, com manutenção destas condições em nota informativa de 15 de janeiro de 2021;

- Suspensão das atividades letivas e não letivas presenciais determinada pelo Governo a 21 de janeiro de 2021 referida pelas "Recomendação às instituições científicas e de ensino superior no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência" da DGES, em 21 de janeiro de 2021.