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Seminário Interdisciplinar em Educação Social II

Código: MESIC4018    Sigla: SIES2
Área Científica: Modelos e Métodos em Educação Social

Ocorrência: 2018/19 - 2S

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 17 Despacho nº 14198/2014 6 40 150

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC1

Teórico-Práticas: 0,00

Docência - Horas Semanais

Teórico-Práticas: 2,67

Tipo Docente Turmas Horas
Teórico-Práticas Totais 1 2,67
Célia Maria Salvador Barroca   1,33
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   1,34

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro Responsável
Célia Maria Salvador Barroca Responsável
Paulo Jorge de Castro Garcia Coelho Dias Coordenação Científica
Luísa Maria da Silva Delgado Coordenação Científica

Língua de Ensino

Português

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Objetivos
1. Contactar com experiências de intervenção social que mobilizam expressões artísticas.

2. Aprofundar as ferramentas teóricas e conceptuais que servem de base à intervenção através das artes.

3. Explorar, através de exercícios propostos pelos convidados e reflexões autónomas a partir dos recursos propostos, as potencialidades das artes como ferramentas de intervenção social e intervenção comunitária.

4. Pesquisar e analisar projetos de intervenção que mobilizam as artes e/ou expressões como ferramentas de intervenção social e intervenção comunitária.

Conteúdos programáticos

1. Criatividade: conceito e sua aplicação
2. A intervenção socioeducativa através das expressões artísticas: potencialidades e limites
3. Experiências de intervenção através das expressões artísticas: projetos e protagonistas
3. Oficina de Intervenção Socioeducativa: Expressão dramática

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

A metodologia de ensino-aprendizagem prevê a complementaridade entre:
¿ Exploração de recursos educativos (audiovisuais e textuais) propostos por profissionais / investigadores na área das intervenção através das expressões artísticas, disponibilizados para consulta assíncrona na plataforma e-raizes;
¿ Atividades de aprofundamento a partir de recursos teóricos e empíricos, disponibilizados na plataforma e-raizes, com vista à identificação de questões críticas para a identidade profissional do Educador Social
¿ Debate e partilha em fórum de discussão assíncrono a partir dos temas propostos nos seminários e do aprofundamento levado a cabo autonomamente por cada formando.
¿ Produção de reflexões com vista à consolidação de aprendizagens e identificação de contributos para o percurso formativo e identidade profissional.
¿ Sessões teórico-práticas presenciais no âmbito da Expressão Dramática
Avaliação:
1. A participação nas atividades propostas na plataforma pelas docentes (20%)
2. A realização de dois relatórios individuais a partir das temáticas dos seminários e da oficina de intervenção conforme guião oportunamente disponibilizado. (80%)

SIES II não contempla a modalidade de avaliação por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta unidade curricular é de seminário, pelo que se considera que os objetivos  da UC se concretizam na participação e disponibilização de conteúdos textuais e audiovisuais aos formandos que assim têm acesso a um reportório diversificado de conhecimentos técnicos e científicos que permitem ampliar os usos e aplicações da noção de criatividade. Acresce a importância do aprofundamento levado a cabo por cada formando com base nos recursos disponibilizados pelas docentes ou em outros por si pesquisados, bem como, no espaço coletivo partilha que constituem os fóruns de discussão na plataforma, moderados pela equipa docente. Nestes constróem-se ou consolidam-se pontes para a práxis do educador social, identificando e debatendo as questões críticas levantadas nos seminários, nas leituras complementares ou na pesquisa adicional. Acredita-se que, adicionalmente, os objetivos sejam alcançado de forma sustentada e fundamentada, nas atividades de carácter pragmático propostas pelas docentes  na oficina  de expressão dramática onde poderão aplicar os conhecimentos adquiridos na primeira fase da UC. 

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Bahia, S. & Trindade, J.P. (2013). Transformar o velho em novo: a integração da criatividade na
educação. In F.H. Piske & S. Bahia (Orgs.). Criatividade na escola: o desenvolvimento de potencialidades,
altas habilidades e talentos. (pp. 15-32). Curitiba: Juruá Editora

Ferro, L., Oliveira, P., Trindade S. e Peixoto, S. (2014) ¿Vive o bairro!¿ A intervenção comunitária como ferramenta da redução de riscos e minimização de danos na Matriz H do Bairro da Flamenga », Forum Sociológico  25, DOI : 10.4000/sociologico.910

Gohn, M. G (Org.) (2015). Educação Não Formal no Campo das Artes. São Paulo: Cortez

Meirinho, D. (2016), Olhares em Foco: fotografia participativa e empoderamento juvenil. LabCom: Covilhã
Melo, S. (2015) "Texturas, ou sobre os efeitos sociais das artes" Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXX, 2015, pág. 11 - 33