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Seminário de Apoio ao Estágio Curricular/Projeto de Intervenção/Dissertação/

Código: MESIC4033    Sigla: SAEPID
Área Científica: Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Educação

Ocorrência: 2023/24 - A

Área de Ensino: Ciências Sociais

Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Ano Curricular Créditos Horas Contacto Horas Totais
MESIC 8 Despacho nº 6074/2019 15 0 0

Horas Efetivamente Lecionadas

MESIC2

Seminários: 0,00
Orientação Tutorial: 0,00

Docência - Horas Semanais

Seminários: 3,41
Orientação Tutorial: 0,66

Tipo Docente Turmas Horas
Seminários Totais 1 3,41
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   0,20
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   0,66
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   0,20
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   0,52
Luís Manuel Jacob Jacinto   0,20
Luísa Maria da Silva Delgado   0,53
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,20
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,20
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,30
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   0,40
Orientação Tutorial Totais 1 0,66
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes   0,06
David Alexandre Assunção da Paz Beirante   0,14
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira   0,06
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida   0,06
Luísa Maria da Silva Delgado   0,09
Marta Andreia de Sousa Jacinto Uva   0,06
Marta Nunes da Silva Minaúla Tagarro   0,06
Perpétua Maria dos Santos Silva   0,06
Tatiana Matos de Jesus Ferreira   0,07

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Luísa Maria da Silva Delgado Responsável
Lia Pappámikail Ribeiro d Almeida Coordenação Científica
Francisco Paulo Vieira da Silva Coordenação Científica
Ana Cristina da Silva Rodrigues Gomes Coordenação Científica
Leonor de Lemos Fernandes Dias Teixeira Coordenação Científica

Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

- Aprofundar conhecimentos específicos sobre modalidades de conclusão do CE e caraterísticas de cada uma: Estágio/Projeto/Dissertação;
- Conseguir, com autonomia, conceber a proposta de E/PI/D;
- Fundamentar e definir 1 proposta exequível equacionando objetivos, potencialidades, limites e recursos;
- Selecionar, mobilizar e aplicar quadros teóricos e metodológicos;
- Desenvolver habilidades para apresentar e discutir, reflexivamente, opções teóricas e metodológicas;
- Construir e aplicar instrumentos técnico-metodológicos;
- Dar significado, interpretar e mobilizar experiências vividas demonstrando capacidade de transferência dos conhecimentos para situações futuras;
- Analisar e interpretar a informação recolhida em contextos diversos e com diferentes agentes;
- Ser capaz de relatar, apresentar e discutir com clareza e de forma reflexiva as etapas do trabalho desenvolvido; retirar conclusões e apontar linhas de atuação em ESIC (contextos, situações e públicos específicos).

Conteúdos programáticos

- O processo investigativo/interventivo: natureza e características;
- Revisitação das diferentes etapas do processo de pesquisa/intervenção;
- Normas APA e Mendeley;
- Revisão da literatura: construção de quadros teóricos de referência;
- Questões éticas associadas à pesquisa/intervenção.
- Aprofundamento de questões metodológicas e técnicas;
- Construção e aplicação de instrumentos de recolha de informação/diagnóstico;
- Métodos e Técnicas de análise de informação recolhida;
- Partilha e discussão entre pares de Working papers (2).

Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

Esta UC está diretamente relacionada com o processo de elaboração da dissertação, do projeto de intervenção ou do Estágio.
Embora os estudantes já tenham contactado com os conteúdos programáticos noutras UC do PE são novamente convocados considerando a etapa em que os estudantes se encontram e as questões que daí emergem relacionadas com a sua operacionalização, quer na modalidade de investigação/pesquisa (dissertação), quer na modalidade de intervenção (Projeto ou Estágio).
Assim, sob a forma de seminários temáticos conduzidos pelo grupo de docentes da UC e com a colaboração de convidados especialistas em diferentes áreas, as diferentes etapas do processo investigativo/interventivo são revisitadas numa lógica de aprofundamento e, sobretudo, de aplicação à situação concreta de cada estudante.
Através da elaboração, apresentação e discussão dos WP desenvolve-se uma metodologia colaborativa de trabalho tendente à resolução de problemas comuns e ao treino de competências de apresentação, comunicação e argumentação de documentos científicos. Transversalmente, é dada particular enfase à mobilização e transferência para a prática de conhecimentos anteriormente construídos.

Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)

Mobilizando metodologias ativas de trabalho (componente presencial ¿ 50h, componente a distância ¿ 50h), adota-se uma prática de aprender fazendo, em que o estudante é participante ativo no processo de construção de conhecimento, a partir da partilha e discussão de situações vividas, articulando saberes teóricos e experienciais, que são ressignificados nos contextos concretos de investigação e intervenção: aprendizagem baseada em projetos; resolução de problemas; condução de estudos de caso; desenvolvimento de pesquisa com base em diferentes áreas de investigação; apresentando produtos para audiências reais (neste caso, primeiro, entre pares, no fim do percurso, em provas públicas). Desta forma, os estudantes desenvolvem pensamento crítico, habilidades colaborativas e de comunicação.
Avaliação:
Proposta pesquisa/intervenção/estágio - 10%
Apresentação WP1 - 30%
Comentário WP1 de colega - 15%
Apresentação WP2 - 30%
Comentário WP2 de colega - 15%
Esta UC não pode ser realizada por exame.


Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular

O principal desenho heurístico será feito através de discussões em pequenos grupos e grande grupo, onde os estudantes problematizam os diferentes aspetos teórico-metodológicos já abordados, mobilizando o capital de informação já detido. Pretende-se que a prossecução dos trabalhos resulte da elevada interação entre pares, com a equipa docente e convidados (entre os quais antigos estudantes do CE para partilha das suas experiências e processos), desenvolvendo habilidades analíticas, críticas e reflexivas dos estudantes, necessárias na construção de percursos autónomos de investigação e intervenção.
As sessões presenciais (50h TP) e a distância (50h TP) serão agendadas de forma intercalada procurando manter os mestrandos em contacto permanente com os seus pares e com a equipa docente, obviando o desenvolvimento de percursos de produção solitários tendentes a desmobilizar e/ou a atrasar os estudantes no desenvolvimento das diferentes etapas do processo; assim, as sessões serão desenvolvidas no sentido de identificar e procurar dar resposta às diferentes questões com que os alunos se confrontam, de forma a ajudar na compreensão e na execução das tarefas necessárias para concluírem com sucesso os seus percursos de pesquisa ou de intervenção. Pela natureza da UC, as metodologias de trabalho indicadas serão desenvolvidas em articulação entre os momentos presenciais e a distância, sendo o trabalho a desenvolver de modo assíncrono (40h) orientado para a continuidade das diferentes atividades com suporte na plataforma Moodle onde a UC será construída e na qual será colocado o roteiro da UC, documentos orientadores para a realização de tarefas, bibliografia complementar de suporte ajustada às caraterísticas e temas dos trabalhos em curso, fóruns de dúvidas abertos em permanência e fóruns de discussão temáticos de acordo com as problemáticas sobre as quais os estudantes estiverem a trabalhar bem como as várias etapas do processo; os trabalhos na plataforma requerem um forte acompanhamento da equipa docente, com feedback às questões colocadas no máximo até 48h após a sua colocação.
As horas do tipo OT (20h) são fundamentais para possibilitar um trabalho mais dirigido a pequenos grupos (por tipologia de produto, por área temática, etc., conforme as necessidades dos estudantes) e, previsivelmente, serão desenvolvidas em sessões síncronas via zoom (10h) e em sessões presenciais (10h).
As horas de trabalho autónomo (285h) serão orientadas para: realização de pesquisa autónoma de referências bibliográficas para a revisão da literatura (60h); preparação da apresentação escrita (25h) e oral (10h) da proposta de pesquisa/intervenção/estágio; redação do WP1 (45h) e do WP2 (45h); leitura e preparação do comentário ao WP1 (10h) e WP2 (10h) de colega; preparação de instrumentos de recolha de informação (35h); análise de informação recolhida (45h).

Bibliografia de consulta (existência obrigatória)

Afonso, N. (2014). Investigação naturalista em educação: um guia prático e crítico. Fundação Manuel Leão. (Desenvolvimento profissional de professores; 19). ISBN 978-989-8151-37-7
Amado, J. (Coord.), (2017). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Imprensa da Universidade de Coimbra. DOI 10.14195/978-989-26-0879-2.
Banks, S. & Kirtsten,N. (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto Editora.
Barros, R., & Fragoso, A. (Eds.). (2020). Investigação em Educação Social prática e reflexão. Volume II. Universidade do Algarve. https://doi.org/10.34623/npza-sf56
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação: um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Gradiva.
Bryman, A., Bell, E., Reck, J., & Fields, J. (2021). Social Research Methods. Oxford University Press
Capul, M., & Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social. Porto Ed.
Guerra, I. C., (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentido e formas de uso, Principia Editora.