Código: | MESIC4034 | Sigla: | EC | |
Área Científica: | Ciências Sociais e do Comportamento, Ciências da Educação |
Área de Ensino: | Ciências Sociais |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Ano Curricular | Créditos | Horas Contacto | Horas Totais |
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MESIC | 3 | Despacho nº 6074/2019 | 2º | 45 |
Docência - Horas Semanais
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Docência - Responsabilidades
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1. Aprofundar competências teórico-práticas para a análise e compreensão de contextos territoriais e institucionais (nos domínios estrutural e funcional) no âmbito da intervenção socioeducativa e/ou comunitária
2. Conhecer, planear, aplicar e/ou avaliar modelos e/ou práticas de intervenção socioeducativa, com recurso a técnicas e instrumentos metodológicos teoricamente sustentados e ajustados aos contextos e públicos;
3. Propor, com base em processos investigativos levados a cabo durante o estágio, linhas possíveis de intervenção, programas, projetos ou atividades, mobilizando o conhecimento teórico prático desenvolvido ao longo do percurso formativo pós-graduado.
4. Desenvolver um relatório, teórica e empiricamente fundamentado, que dê conta do processo formativo de caráter profissionalizante.
5. Aprofundar a perspetiva crítica e reflexiva sobre as funções do Educador Social em contextos socioeducativos amplos, bem como os princípios éticos e deontológicos da profissão.
1. Levantamento e seleção de instituições e serviços de âmbito socioeducativo;
2. Organização e fundamentação de propostas para o desenvolvimento do estágio;
3. Princípios e procedimentos éticos e deontológicos a adotar na integração e participação na dinâmica das instituições de acolhimento dos estágios;
4. Estudo das características estruturais e dinâmicas das instituições bem como das características da população alvo;
5. Desenho e desenvolvimento e/ou aplicação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção, partindo das características específicas da instituição, serviço e público;
6. Avaliação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção levados a cabo durante o estágio;
7. Elaboração de um Relatório de Estágio;
Os conteúdos programáticos propostos vão ao encontro do processo de aprofundamento de competências de cariz profissional exigíveis num 2.º ciclo de estudos, concretizando-se o 5.º objetivo de aprendizagem de forma transversal e contínua ao longo do processo. A integração e participação na rotina da instituição e o desenvolvimento de procedimentos investigativos com vista ao conhecimento, em profundidade, da organização e do público que esta serve, planeada antecipadamente de um modo refletido e coerente, respondem ao 2.º objetivo. O desenho, desenvolvimento, aplicação e avaliação de modelos, práticas programas e/ou projetos de intervenção contribuem para a concretização do 3.º objetivo. O 4.º objetivo é concretizado com o desenvolvimento, supervisionado, do Relatório de estágio.
A metodologia de trabalho desta Unidade Curricular concretiza-se nas sessões de supervisão, acompanhamento e tutoria dos/as estudantes, presenciais e a distância, e do seu trabalho autónomo antes, durante e após o período de estágio.
A avaliação compreende:
1- A apreciação quantitativa do desempenho em Estágio, atribuída pelo/a Orientador/a Cooperante (30%);
2- O Relatório de Estágio (70%), apresentado em provas públicas, onde devem constar as evidências do trabalho desenvolvido no ano letivo, em especial durante as 480 horas de estágio previstas no Plano de Estudos, nomeadamente: revisão de literatura, caracterização da instituição e público-alvo, descrição, devidamente fundamentada dos modelos, práticas, programas e/ou projetos de intervenção implementados e avaliados ou em que se participou, reflexão acerca da dimensão ética e deontológica da prática profissional do Educador Social, bem como sobre das funções do Educador Social no contexto de estágio.
Não existe avaliação por exame.
APTSES (2020). Documentos Profissionalizadores. Porto: Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social
Gueifão, R., Correia, F. & Azevedo, S. (2021). Educação Social: Contextos e Funções. Porto: Associação Profissional dos Técnicos Superiores de Educação Social
Banks, S. & Kirtsten, N. (Coord.) (2008). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 8. Porto: Porto Editora.
Capul, M., Lemay, M. (2005). Da Educação à Intervenção social. 1º e 2º volumes, Coleção Educação e Trabalho Social. Porto: Porto Editora.
Carvalho, A. D. e Batista, I. (2004). Educação Social, Fundamentos e Estratégias, Coleção Educação e Trabalho Social, Nº 1, Porto: Porto Editora.