Objetivos de Aprendizagem (conhecimento, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
- Desenvolver um processo de construção, implementação e avaliação de um projeto de intervenção socioeducativa; - Aprofundar habilidades teórico-práticas necessárias à operacionalização do projeto num determinado contexto territorial e organizacional de intervenção; - Desenvolver competências analíticas e reflexivas que favoreçam a adequada autonomia do estudante em todas as etapas do processo; - Situar o(s) lugar(es) da educação social no âmbito da intervenção socioeducativa e comunitária e do trabalho social interdisciplinar; - Ser capaz de relatar clara e reflexivamente o percurso de elaboração e aplicação do projeto já implementado e avaliado na forma de relatório de projeto e de o apresentar e discutir publicamente com o júri nomeado para o efeito.
Conteúdos programáticos
Aprofundamento e análise, na modalidade de orientação tutorial, de temas e questões teórico-práticas* e éticas que emergem da implementação e avaliação do projeto de intervenção em desenvolvimento. * relacionadas com a caracterização do contexto; o diagnóstico de necessidades; a definição de objetivos e estratégias; as atividades; a avaliação; a divulgação; e a elaboração do produto final (relatório de projeto).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Tendo os estudantes optado pelo desenho, implementação e avaliação de um projeto de intervenção socioeducativa e culminando a sua etapa formativa com a redação, apresentação e discussão pública do relatório de projeto, importa que neste espaço de orientação tutorial sejam abordados e discutidos temas e questões que se coloquem a cada estudante, individualmente, de forma que possa prosseguir o seu trabalho supervisionadamente e enquadrado pela metodologia de projeto, aprofundando os conteúdos programáticos que emergirem no contexto da intervenção e da orientação tutorial.
Metodologia de Ensino (Avaliação incluída)
Sessões de orientação (presenciais e a distância) que visam o acompanhamento do trabalho do estudante realizado no contexto institucional, ou noutro, de planeamento, intervenção e elaboração do relatório de projeto. Avaliação: apresentação e discussão púbica do relatório de projeto perante um júri previamente aprovado pelo Conselho Técnico Científico nos moldes do estabelecido no Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objetivos de Aprendizagem da Unidade Curricular
Dada a natureza diferencial dos tipos de projeto e dos perfis de estudantes, a existência de uma metodologia adaptada a cada caso é indispensável, obedecendo ao previsto no art.º 19 do Regulamento dos Mestrados do Instituto Politécnico de Santarém - Despacho n.º 6945/2020, de 6 de julho de 2020
Bibliografia de consulta (existência obrigatória)
Barbier, J. (2013). Elaboração de projectos de acção e planificação. Porto Editora. Cardoso, R. & Moreira, D. (2017). Da Educação à Intervenção Social: a construção do conhecimento na transformação da realidade. Revista de Estudios e Investigaciónen Psicología y Educación. Volume Extr. nº 05, 102 - 106, DOI:https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.05.2373. Cohen, E., & Franco, R. (2007). Avaliação de projectos sociais, Vozes. Guerra, I. C. (2009). Fundamentos e processos de uma sociologia de acção- O planeamento em Ciências Sociais. Principia. Idáñez, M. J. A., Ander-Egg, E. (2014). Diagnóstico social. conceptos y metodología. ICSA. López, A. & Visus, C. (Coords.), (2013). Derechos humanos y educacion social. Ed. Germania. Silva, C.A., Santos, M.O.G., Baltazar, M.S. & Saragoça, J.M.L. (2017). Avaliação de Projetos de Intervenção Social: Uma reflexão sobre as experiências em projetos nacionais, regionais e da bacia do Mediterrâneo. Desenvolvimento e Sociedade, nº 2, pág. 115-123.